30 de novembro de 2010

ORDENAMENTO URBANO E MOBILIDADE

Recife, de longe linda, mas de perto...
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=339975
Amigos

Inegável o anseio da sociedade em dispor de uma cidade limpa, organizada e acessível a todos. Inegável que o excesso de comércio informal impede, pela falta de cultura dos mesmos, que isso aconteça. É normal vermos lixo no entorno dessas barraquinhas que surgem qual passe de mágica em todas as calçadas, dificultando ainda mais o fluxo de pedestres.  Sempre pela alegação de que "eu tenho de ganhar a vida", a tolerância do poder garantindo o espaço público, um recurso escasso, para quem não paga impostos, burla a lei e incomoda.

Mas inegável também que contribuimos com isso. Compramos deles. Os usamos colaborando com a tolerância. Insurgir-se contra é se transformar no mais vil dos homens, tirando o "leite da boca das crianças"! E com o famoso jeitinho brasileiro, saimos das calçadas, vamos pelas ruas. Pedestres assim são assediados dos dois lados: pelo excesso de carros e motos nas ruas, pelo excesso de camelôs e gente nas calçadas. E aceitamos os riscos porque não estamos consciente dos nossos direitos. E isso para nem falar de como nós, ciclistas, temos que nos virar nos livrando dos carros de um lado e dos pedestres do outro!

Afinal, a Prefeitura do Recife resolveu tomar uma atitude, dar um basta no excesso, reorganizar a bagunça da 7 de Setembro, na Boa Vista. Devia aproveitar que está com a mão na massa e dar um basta geral também no excesso de carros nas ruas, na sujeira e abandono dos prédios do Centro, na falta de sinalização das vias públicas, na eleição inconteste dos carros como forma de movimentação. Já que João da Costa não se elege mais nem para gari, devia tomar todas as medidas necessárias de uma vez, fazer a cidade melhor para seu sucessor e sair elegantemente do lugar que nunca devia ter entrado! Devia...

COMENTEM!!!

27 de novembro de 2010

CICLONEWS

"MAQUIAGEM" DA CICLOFAIXA DO CENTRO
Tem algum tempo que analisei a situação calamitosa da CICLOFAIXA do Centro do Recife. Estava em muito mal estado! Mas ai, a Rede Globo fez o tal PASSEIO REDE GLOBO NORDESTE, no dia 21/11, e para "ficar bem na fita" a Prefeitura resolveu fazer uma "maquiagem" na ciclofaixa. Repintou as faixas. E só! Nem as setas indicativas de direção dentro da ciclofaixa receberam atenção! E os problemas detetados na idéia da ciclofaixa como falta de segurança para os ciclistas, horário absurdo de funcionamento ou falta de sinalização avisando aos carros de que ali era uma ciclofaixa, não foram nem ao menos olhados. Será que os gestores da cidade acham que somos tapados?! Se é para fazer alguma coisa, que façam direito!

Olhem as fotos da ciclofaixa "maquiada"!



ÁRVORE DE NATAL RESPONSÁVEL
Pelo menos uma das ciclonews precisava ser boa. Vi de perto a montagem da árvore de Natal da Prefeitura do Recife, que vai ficar boiando no Capibaribe em frente ao Paço da Alfândega e ao Fórum. A árvore é toda feita de CDs e DVDs usados e descartados. Unidos com presilhas plásticas formando uma placa flexível presa a uma moldura de alumínio, criando paineis depois presos a estrutura de aço da árvore. Tudo isso boiando numa plataforma e iluminada por centenas de lâmpadas. O conjunto ficou lindo! E sustentável. Espero apenas que depois do Natal, RECICLEM tudo!
Olha as fotos!



CALÇADAS: UMA VERGONHA!
Existe uma lei que obriga aos proprietários de imóveis a manter as suas calçadas limpas e transitáveis, e com o pavimento adequado. Mas ela não é seguida. Acredito que em muitos casos, é um problema de falta de recursos. Mas e quando a calçada é de uma grande empresa? Abaixo 3 exemplos FOTOGRAFADOS em 27/nov/2010, com calçadas na frente do INSTITUTO DOS CEGOS e na ESQUINA DA RUA DAS GRAÇAS COM A RUI BARBOSA, e ainda, na frente do COLÉGIO AMERICANO BATISTA.

1 - Rui Barbosa c/Rua da Graça, Graças / 2 - Colégio Americano Batista, Pq Amorim
3 - Instituto dos Cegos, Graças
De espantar que justo na frente do INSTITUTO DOS CEGOS a calçada está destruída: imaginem passar por ela sem ver nada!? E será que o AMERICANO BATISTA não tem recursos para deixar suas calçadas em estado que qualquer pessoa de idade ou com deficiência possa usa-la? Acho que a falta de fiscalização ou então as multas irrisórias dão espaço para este descaso. Será que os gestores da cidade, os fiscais e até os próprios donos destes negócios e entidades são "FILHOS DE CHOCADEIRA"? Não têm pais idosos que usem as calçadas? Não conhecem nenhum deficiente físico ou visual que precise andar pelas ruas? Vamos lembrar de quem precisa gente!?!

COMENTEM!!!

26 de novembro de 2010

FÓRUM CICLOVIAS DA CIDADE

Amigos...

Participei do I Fórum CICLOVIAS DA CIDADE, promovido pela SECID/Governo de PE, nesta última quarta-feira 24/11 no Centro de Convenções. Como tinha viagem marcada para o mesmo dia, consegui assistir apenas a primeira parte, que era o que realmente me interessava: Um apanhado do que NÃO se fez em termos de cicloinfraestrutura ainda na Região Metropolitana do Recife, que inclui 14 municípios. Entendam que não fui para criticar nada, fui para ver o que os gestores destas cidades estavam fazendo ou não. A começar, percebi no programa faltavam 11 dos 14 municípios. Apenas RECIFE, OLINDA e CABO, se mostraram interessados em participar.  Dos 210 lugares disponíveis no Teatro do Brum, nem 100 chegaram a ser preenchidos, e já estou sendo superotimista! A bicicleta realmente não desperta interesse mesmo dos gestores, AINDA e INFELIZMENTE!
Voltarei ao tema em detalhes, comentando as palestras e posições dos apresentadores.
Um resumo simples: se fez pouco ou quase nada. 
  • Recife tem feito estudos sobre mobilidade, pensando na conexão casa-terminais de ônibus dispostos em eixões que cortem toda a cidade, do centro para os subúrbios. Os estudos geraram gráficos lindos, cheios de idéias e projetando 600 km de ciclovias em 10 a 20 anos. De prático, nada. Todo mundo que pedala sabe que não tem dinheiro nem para varrer os 20 km de ciclovias e ciclofaixas disponíveis hoje, que dirá abrir espaço para 600km. A percepção de que a mobilidade por carro não se sustenta existe, mas nem se pensa ou cogita em modos e formas de reduzir efetivamente sua presença no tráfego, tipo restringir estacionamentos públicos ou simplesmente fecha-los, sobretaxar os privados, enfim, usar o poder tributário para forçar a população preguiçosa a deixar o carro em casa.  Quero saber qual sistema de transporte público que vai funcionar com tantos carros no meio!?
  • Olinda, foi mais realista, mas ainda sim, pouco efetivo. Pensou em conexões locais em direção aos 3 terminais.  A bicicleta serviria de alimentadora dos ônibus que continuariam a trafegar nas vias normais. Nada de mais mesmo!  E ainda tivemos de ouvir que "preferimos" pedalar na calçada ao invés da ciclovia da orla. Ela NUNCA PEDALOU nem nesta nem em nenhuma outra ciclofaixa! Os carros NÃO respeitam a ciclofaixa. Nem os da PM, que já vi estacionados nela enquanto os PMs comem salada de fruta! Me faça o favor, viu!
  • Cabo tem a menor rede mas a maior necessidade. Com a instalação de 2 novas centrais de distribuição, locais onde trabalham muitos que não podem pagar o transporte e que usam a bicicleta, está implantando e reorganizando as poucas ciclovias e ciclofaixas, e fazendo algumas novas, pensando nestas pessoas. A iniciativa é tímida, parece ainda não acreditar que funcione, mas pelo menos se mostrou interessada!
  • Senti falta de pelo menso 4 municípios importantes: JABOATÃO, PAULISTA, CAMARAGIBE e SÃO LOURENÇO. Tem muita gente que mora neles e usa a bicicleta. Mas aparentemente, seus gestores estão "cagando e andando" para eles!
Uma posição do representante do Instituto Pelópidas da Silveira, que está realizando os estudos sobre a mobilidade no Recife, deixou os grupos de ciclistas indignados e cabe aqui o esclarecimento, quem sabe eles lêem.  Os grupos de ciclistas tem um papel formador de ciclistas. Muitos estão apenas interessados no lazer mesmo, mas vários estão preocupados com a segurança do ciclista, informam, exigem, orientam quanto a forma correta de pedalar, equipamento de segurança, etc.  A necessidade de uma infraestrutura para os ciclistas na minha opinião e na dos grupos é para todos, mas em especial para aquelas pessoas que não podem pagar os altos custos do transporte público. Quem não tem R$1,00 para comprar de pão para seus filhos, não tem R$1,85 para pagar uma passagem! Eu e vários dos presentes temos carros, mas optamos por pedalar sempre que possível. Não queremos as "SUPERCICLOVIAS DE LAZER", nas palavras do representante do Instituto, "PARA PASSEAR MAIS RÁPIDO". Queremos cicloinfraestrutura para todos e principalmente para os que realmente precisam dela!  E este tipo de via não tem como ser usada em passeios com 200, 300 pessoas. Então não existe nem a remota possibilidade de que algum de nós, organizadores ou participantes, pense na existência dessa estrutura como para ser usada em nossos passeios! Que os representantes do instituto tenham a certeza de que queremos a cicloinfraestrutura para todos que quiserem e puderem, usarem suas bicicletas para se mover para todos os lugares.

Quem quiser ver mais sobre o evento, pode ir dando uma olhada nas fotos que tirei.  Em breve vou pegar o CD com as apresentações e vou fazer posts específicos, analisando cada uma delas em detalhes.


Infelizmente, para aqueles que como eu estavam esperando novidades, realmente não vi nada que pudesse ser animador. Os estudos parecem embrionários, não existem MEDIDAS REAIS SENDO TOMADAS, e todo mundo quer dinheiro para fazer algo. Sabe quando vai rolar alguma coisa... então você sabe mais que eu!

COMENTEM!!!

23 de novembro de 2010

PARA O ALTO E AVANTE...

Amigos...

Olhem aí o que me mandaram como demonstração de um novo sistema de segurança para bicicletas!




Fonte:  URBAN VELO

COMENTEM!!!

22 de novembro de 2010

ESTIMULATIVOS

Amigos...

Quer sinceridade? Olha para a foto aí embaixo! 80% dos dinamarqueses continua a pedalar no inverno. E o inverno deles é barra pesada!  E vc ainda reclama de pedalar com 30 graus, que vou suar, que vou ficar assim, assado!  Olha a foto de novo! Quando bater a preguiça, lembra da foto! Se eles podem, porque você não pode também?

VIA COPENHAGENIZE.COM

COMENTA AÍ! Ou tá na preguiça para isto também?! Eita!

20 de novembro de 2010

PRESENTE DE NATAL PARA ARRASAR!

Amigos...

Outra das canecas do PEDALANDO & OLHANDO está pronta para você presentear seus amigos e parentes. Canecas NUMERADAS: serão apenas 30 exemplares de cada desenho!  Esta da foto é a de número 0, protótipo que claro, JÁ TEM DONO! Mas você também pode ter a sua. Encomende já, mandando um email!  Cada caneca custa apenas 30 reais em Recife. Se vocês estiver em outra cidade, envio pelo PAC dos Correios (consulte sobre o frete no email!).


COMENTEM!

OBESOS OU CICLISTAS??!

Amigos...

O Globo Reporter de ontem (19/11) trouxe uma matéria sobre a epidemia de obesidade que está acontecendo nos Estados Unidos e que em 10 anos estará da mesma forma no Brasil. Dois em cada 3 americanos está obeso, ou seja, 66% da população, resultado de um estilo de vida onde ter é mais importante do que ser. Para ter mais, o americano médio trabalha mais e com isto, não tem tempo de viver, de escolher e preparar alimentos de qualidade, de se alimentar com parcimônia.  Comer muito, de forma errada e com alimentos que não atendem a todas as necessidades do corpo resulta mesmo é em muita banha!

O programa também trouxe um contraponto interessante: a cidade de BOLDER, no Colorado, estado do meio-oeste americano, que tem a população mais magra do país. A receita para isto é que o povo de lá se mexe!  A cidade foi eleita a mais saudável, a que a população mais COMUTA o carro pela bicicleta, a que mais gente pratica trekking.  É uma cidade para vegetarianos saudáveis e que gostam de comer bem.  Além disso seus moradores tem o saudável hábito de se reunirem para praticar caminhadas, esquiar, pedalar, etc, ao invés de marcar jantares, almoços ou churrascos! Quem não adere, se sente por fora da comunidade, e isto age como estímulo as melhores práticas de saúde. A saúde da cidade se deve a essas práticas saudáveis de seus moradores, plenamente estimulada pelos seus gestores

Como Bolder, Recife é uma planície cercada pelos morros, e poderia ter um estilo de vida similar.  Pensem em como seria o Recife cheia de bicicletas, com MUITO menos carros, com os ônibus de boa qualidade, com ar condicionado e horário para passar nas paradas, com qualidade de vida. Provavelmente, seria a terra dos magrinhos!

COMENTEM!!!

19 de novembro de 2010

MAIOR ZONA DE 30!

Amigos...

Não, aqui você não vai ler sobre nenhum meretrício oculto para os trintões! Este blog "pretende" ser sério, mesmo que o dono não seja! hahaha.

Bruxelas inaugurou a maior ZONA DE 30 km/h DO MUNDO, com 4,6 km2, simplesmente, TODO O SEU CENTRO DA CIDADE! Explico: nessa área nenhum veículo pode passar dos 30 km/h. Quer saber porque isto é bom, então veja os argumentos:
  1. Mais segurança: em caso de atropelamento a probabilidade de morte, cai de 45% para 5%.
  2. Distância de freagem duplica de 13 m para 26 m. Diminui o risco de atropelamento.
  3. Melhora o convívio das pessoas e torna a cidade mais humana.
  4. Melhor cohabitação entre os usuários do espaço público, que a esta velocidade podem se perceberem uns aos outros, integrando bicicletas com os automóveis e protegendo crianças e idosos.
  5. Menos poluição.
  6. Maior fluidez, especialmente nos cruzamentos.
  7. Menos ruídos.
  8. Menos trânsito pelo efeito dissuasivo - muitos simplesmente evitam usar o carro porque sabem que a cidade é sua amiga e o trânsito é mais lento, então preferem ônibus e bicicletas.
Conseguem enxergar porque é tão importante o papel do gestor municipal ao decidir que rumo tem a mobilidade na cidade?  Decidindo que o carro NÃO é o único com direito ao espaço público, como acontece hoje em Recife, o gestor toma decisões que levam a democracia para as ruas, para os pedestres, as crianças, os idosos e todos os usuários dos transportes públicos e da bicicleta. É necessário deixar claro que nesse espaço que é de todos, aquele que insiste em usar o carro para se locomover, por ocupar mais espaço, muitas vezes sem necessidade, tem muito menos direito do que aquele que está andando ou pedalando. ACORDA RECIFE, porque estamos cansados de tanto engarrafamento e falta de rumo na política de mobilidade!

Baseado no post original de MENOS UM CARRO (PT).

COMENTEM!!!

    18 de novembro de 2010

    ESTIMULATIVOS...

    Paris! Foto daqui!
    Amigos...

    E tem gente que vive dizendo que não pode passar sem o carro porque tem crianças, tem de levar na escola, passear, etc... Para todo momento, tem jeito de usar uma bike! E olhe que devia estar fazendo frio! Deixe de ser comodista e repense sua vida, enquanto ainda tem tempo de fazer alguma coisa pelo planeta! Seus filhos vão te agradecer!

    COMENTEM!!!

    16 de novembro de 2010

    RETORNANDO, MAS AINDA OCUPADISSIMO...


    Amigos...

    Estou de volta as atividades, mas ainda ocupadissimo com o projeto para concorrer ao meu doutorado. Terei poucos momentos para dedicar a pedalar ou mesmo ao blog. Mesmo assim, durante o feriadão que passei em João Pessoa, pude novamente usar o sistema PEDALA JOÃO PESSOA que já havia utilizado antes. O sistema continua tendo problemas de relacionamento com os clientes que não tem usado mais por conta das dificuldades de retirada da bike. Quando estavamos colocando as bikes em um dos terminais, junto ao Hotel Tambaú, um casal de turistas nos interpelou sobre como haviamos conseguido retirar as bikes, pois eles não estavam conseguindo. O problema é de aprovação da operação financeira junto ao cartão de crédito. SERTEL, agilizar isto pode fazer a diferença neste verão. Se não rola via telefone, botem uma banquinha com uma máquina de cartão de crédito e um impresso para o sujeito assinar, e façam a coisa funcionar!

    Na foto acima, eu e Nena fomos as compras pedalando, saindo do Cabo Branco (estação 2) até o Hotel Tambaú (estação 1). Depois de fazer algumas compras básicas e pesadas, e voltamos pedalando novamente. O sol estava muito quente, mas mesmo assim, nem sentimos, dada a forte brisa oceânica! Vale mesmo ter um sistema destes em todas as cidades turistícas! ACORDA RECIFE!

    COMENTEM!!!

    9 de novembro de 2010

    OFF-LINE POR ALGUNS DIAS...

    Amigos...

    Estou cuidando de alguns assuntos pessoais e até o dia 16/11 estarei off-line. Quem precisar falar urgente comigo, pode tentar o celular!

    De resto, bom feriado para vcs e vamos pedalando!

    6 de novembro de 2010

    VAI FALTAR LETRA...


    Amigos...

    175.742.424 é o total de combinações de letras e números que originam as placas de carros no Brasil, acreditem, é um número simples de calcular = 26x26x26x9.999! Como o recente censo do IBGE já anunciou que somos cerca de 185.000.000, devo de antemão avisar que: VAI FALTAR COMBINAÇÃO PARA AS PLACAS DOS CARROS! Sim, porque em todo o país, a venda de carros não para de crescer, estimulada pelo governo que acredita em dar emprego neste segmento de mercado (fazer, vender, manter, revender, etc carros é quase um mercado em si!) é a solução para manter o Brasil longe das estatísticas de desemprego do resto do mundo em crise desde 2008!

    Por outro lado, temos uma doidera no mercado da construção civil. Entulhado com obras públicas para a Copa, Olimpíada e PACs 1 e 2, o país tem falta de gente para fazer casas, prédios e todo tipo de obra doméstica. Encontrar um encanador hoje está uma raridade, e quando eles perceberem isto, vai ser é muito mais caro do que já é! Pedreiros, encanadores, eletricistas se tornaram profissionais raros e difíceis. Se você achar um fácil e/ou barato, fique de olho aberto: se ele é bom, o que está fazendo fora das empresas que pagam mais e dão a sonhada carteira assinada? E isto também está pegando engenheiros civis e arquitetos, perseguidos ainda no meio dos cursos!

    Ora, se temos tanto mercado nestes segmentos menos exigentes, para que investir tanto em mobilidade por carros? O que leva o governo a dar tanto apoio a uma indústria poluente, consumidora ávida de recursos naturais, energia, água, espaço nas vias públicas, etc? Oxente, brasileiro não é louco por carro? Enquanto não houver mudança dessa idéia e da cultura geral do povo, em busca de um país mais humano, mais móvel e menos motorizado, continuaremos parados no trânsito! E em breve, com novas placas com 4 letras ou 5 números (+4,5 bilhões ou +1,7 bilhões de alternativas, a escolher!)

    COMENTEM!!!

    5 de novembro de 2010

    ESTIMULATIVOS

    Amigos...

    Tem alguns ciclistas que já me disseram que os carros deviam ter um aviso pregado na lataria: ESTE VEÍCULO FAZ MAL A SAÚDE DE TODOS. Tipo aqueles avisos que a gente encontra nos pacotes de cigarro com fotos altamente desestimulantes para os viciados.  Parece radical, nem acredito que uma lei assim passasse, pelo menos por enquanto. Mas tem que já esteja usando a idéia...vejam este outdoor na República Checa:
    TRADUÇÃO DA FRASE:
    DIRIGIR UM CARRO ENVENENA VOCÊ E O MEIO-AMBIENTE
    VIA COPENHAGUENIZE.COM 
    Tudo bem que é uma propaganda da Indústria Checa de Bicicletas para uma Feira do setor. Mas se 10 anos atrás alguém falasse que você iria ver isto, você não daria uma gargalhadana cara dele?

    COMENTEM!!!

    4 de novembro de 2010

    O PRESENTE DE NATAL QUE VOCÊ QUERIA...



    Amigos...

    Chegou o presente de Natal que vc queria e não encontrava! CANECAS decoradas para seu marido ciclista, para sua esposa trilheira ou para seu sobrinho cicloturista! São cinco modelos de arrasar para você presentear quem você gosta por um precinho especial de lançamento!



    CLICK PARA AUMENTAR AS IMAGENS


    Aproveite a oferta de lancaçamento: APENAS R$ 29,99! Faça logo a sua encomenda, mandando um email para o Pedalando & Olhando: contato.rl!@gmail.com

    COMENTEM!!!

    SABE PORQUE?

    Amigos...

    Com certa frequência chamo atenção para o fato mundial chamado BICICLETA, algo que se alastra como uma onda de felicidade pelo planeta. Riqueza não é só algo que o Brasil está experimentando agora. Muitos países do mundo são ricos já tem muito tempo, e com a riqueza veio o desejo de ter um carro. Os que já tinham, queriam carros maiores, os que não tinham, compraram seus primeiros. E as ruas de lá, encheram como as daqui, e as pessoas de lá tiveram de conviver com tráfego pesado, falta de estacionamentos, problemas ambientais como aqueles que estamos passando agora. Mas em uma cultura mais elevada e socialmente justa, o clamor do povo imprensado pelos carros foi ouvido e os gestores acordaram para a necessidade de dizer não ao carro. Olha o resultado ai, nas fotos do ciclocolega UIRÁ LOURENÇO de Brasília (obrigado por ceder seu slideshow!), tomadas em várias cidades da Europa com legendas dele!

    Enquanto isto, a Prefeitura do Recife investe em mais avenidas, pontes e viadutos. Será que um dia o grito dos pedestres e ciclistas oprimidos pela carrocracia desvairada vai ser ouvido?

    COMENTEM!!!

    2 de novembro de 2010

    CICLOFERIADO DE FINADOS...

    Amigos...

    O feriadão foi bem produtivo para quem gosta de pedalar. Primeiro, fez bastante sol. Apesar de ter de votar no domingo, pude dar um giro e fazer mais algumas fotos para o Calendário Pedalando & Olhando 2011. Lembrei de LadyGuedes e de seus passeios fotoinspiradores por Sampa, e fiz alguns auto-retratos para colocar aqui no blog. As fotos do calendário? Ah, estas só quando ele ficar pronto! Aguardem! Por enquanto, vão dando uma olhada no álbum do domingão de votação!

    A segunda eu passei estudando, e escrevi bastante, adiantando minhas idéias. Já no dia de Finados mesmo, um belo dia de sol, fui com dois amigos pedalando até Olinda. Um passeio que decidi participar de última hora... Estive em Olinda uns dois meses atrás quando as obras de reforma do Alto da Sé ainda não estavam concluídas. O lugar estava bem feito.

    Na hora senti que faltava ter uma infraestrutura para as vendedoras de tapioca, tradicionalissimas por lá! Hoje constatei que esqueceram mesmo delas. A praça está toda cheia com as mesmas barraquinhas esquálidas e cheias de penduricalhos. De que adianta ter uma praça linda e deixarem que ajudou a destruir a antiga continuar a destruir a nova? Em Maceió, vimos que a prefeitura organizou as tapioqueiras da praia em grandes quiosques com várias delas, cada uma em seu nicho. Muito mais simples de organizar e manter. Não dou um verão para a bagunça estar instalada: governos populistas!

    Bem, mesmo assim o passeio foi legal, rodamos por dentro de Olinda, passamos no Bacana para um sorvete e voltamos. Encheu a manhã de feriado com um bom papo e bons colegas de pedal! Apenas 38 km, ida e volta, e rodando pela cidade!

    Olhem as fotos no álbum abaixo!

    Olinda é um lugar bonito, habitado por pessoas de alto astral, visitado por gente legal do mundo todo, mas que tem uns gestores ruinzinhos que só vendo!

    COMENTEM!!!

    1 de novembro de 2010

    PEDALANDO NA BIKE DE PLÁSTICO!

    Folheto da bike com quadro de PET Reciclado
    [Click para aumentar]
    Amigos...

    Relativo ao quadro de bicicleta fabricado em PET reciclado de garrafas com ou sem misturas com nylon, eu postei em no grupo sobre design e engenharia de bicicletas, no LinkedIn, o seguinte post, aqui traduzido do inglês:
    Um quadro de bicicleta de PET reciclado pode ter resistência suficiente na gancheira e outros hotspots mecãnicos para 10 anos de tempo de vida útil?
    Em agosto passado, um empresário (Uruguaio), radicado em São Paulo, Brasil apresentou um novo quadro de bicicleta feita de PET reciclado de resíduos de 200 garrafas (link para o vídeo). Entrei em contato com ele sobre a resistência mecânica em vários pontos quentes, como gancheira e suporte do eixo central. Ele é um artista e pode ou não ter desejado me fornecer informações suficientes sobre as especificações técnicas do produto ou material. Provavelmente, ele está usando um PET reciclado com mistura de nylon (ele enviou-me um folheto com essa idéia), mas eu não sei muito mais detalhes sobre a concepção de materiais ou design. Minha dúvida ainda permanece: é possível fazer um quadro de bicicleta de PET reciclado com 10 anos de tempo de vida?
    Um engenheiro mecânico americano, Mr.Verge Manyen, avaliou e respondeu:
    O Nylon deve dar-lhe um pouco mais de rigidez, e provavelmente é utilizado como matriz para dar propriedades mais uniformes ao material. Não vejo nenhuma razão porque estes quadros não podem ser feito para durar dez anos. O nylon é usado para parafusos e engrenagens, por exemplo, e tende a manter-se muito bem.
    A questão é, quão ambientalmente benigno é o nylon que está sendo usado e quão poluente é o processo usado para converter as garrafas (deve ser relativamente benigna, mas vai certamente usar um pouco de energia para aquecer o plástico para ponto de fusão).
    Amei a idéia!
    Bom saber que o Brasil tem quem tenha idéias e aproveite-as em coisas criativas! Vamos ver no que dá este desenvolvimento!

    COMENTEM!!!

    DE OLHO NA BIKE



    Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
    Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
    No aguarde!

    Original ROGÉRIO LEITE @ 2010