23 de junho de 2011

ESTUDOS X AÇÕES

Acredite, isto FOI uma ciclofaixa, na 21 de Abril, San Martin! Passar uma vassora, manter limpa e funcionando, NÃO é prioridade para nenhum gestor! Ele nem pedala, "os pobres que sifu"!
Amigos...

De onde vem as idéias? De onde um prefeito tira a idéia de colocar uma ciclofaixa nesta ou naquela rua? Os urbanistas apontam para "claros e necessários estudos de mobilidade e usabilidade das ciclofaixas", levantando hipóteses, dados estatísticos e matemáticos que devem guiar os gestores sobre onde tal obra terá mais impacto. É a abordagem técnica, que os nossos gestores deveriam seguir e não usar sempre como desculpa para não fazer nada: "nada indica que tem usuários bastante", "não temos estudos", "estamos realizando levantamentos". Desculpas.

Recife vive dois dilemas que têm o mesmo causador:
  • o transporte público não funciona porque tem carros demais, e tem carros demais porque o transporte público é ruim.
  • a cidade não tem uma rede de ciclofaixas e bicicletários porque não tem ninguém para usa-las, e ninguém usa porque não tem ciclofaixas e bicicletários.

Em ambos os casos, o usuário do carro é o mais "sofrido": engarrafamentos, estacionamento, despesas. E claro, tudo isto chama muito a atenção do poderosos, que nem pedalam nem usam o transporte público, mas usam os carros e são da classe "sofrida" dos motoristas. Mas é uma classe menor. Muito mais gente se desloca de ônibus e também muito mais gente usa a bicicleta como meio de transporte, especialmente neste caso, pessoas de baixa renda e carentes de apoio oficial. Qualquer ação que melhore estas duas formas de mobilidade atingirá uma grande massa de cidadãos. É, inegalvelmente, muito mais justa socialmente que gastar rios de dinheiro para construir novas avenidas e viadutos!

Mas fazer isto não atingirá aos políticos. Estes, ainda usuários dos carros, continuarão presos nos engarrafamentos que eles mesmo promovem. Só isto explica se gastar um rio de dinheiro numa via expressa de 4 km, deixando de investir maciçamente em transporte público e por bicicleta. $E for $Ó por I$$0!!!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010