27 de maio de 2011

PEQUENOS PRAZERES PERMITIDOS...

Viúva Negra amarrada no DQF

Amigos...

Depois de um longo e chuvoso jejum ciclocomutativo, hoje tirei a "Viúva Negra" das teias de suas amigas domésticas, e fui curtir o enorme, sedutor, tranquilo e prazeiroso prazer de ir para a faculdade de bike. É tão prazeiroso, que 5 minutos de pedal foram suficientes para me dar conta do idiota que estava sendo por não estar usando a bicicleta todos os dias, pelos menos nos últimos 3 dias em que o sol mandou no clima do Recife!  Verdade que passei por um período peso-pesado de tarefas na pesquisa, trabalhos e provas no curso. Mas só serviu para que o prazer da REdescoberta fosse imenso!

O dia estava com céu de brigadeiro às 6:30h da manhã. Levei cerca de 25 minutos de pedal, com uma temperatura superamena, eu diria uns 26 oC.  E a volta?  13:30h, com uma bela tarde de sol, com brisa constante e suave! Mas que um prazer... Aproveitei para um novo implemento, a papete, ao invés do sapato. E comemorando a minha afinal acontecida entrada no laboratório de Polímeros do DQF/CCEN/UFPe (haja sigla!), onde agora tenho um lugar para deixar as sandálias molhadas, pode chover bastante que não deixarei mais de ter o prazer inenarrável de pedalar para a ciência!  Bazinga!

COMENTEM!!!

22 de maio de 2011

PLANO MARKETEIRO E SACANA!

Amigos...

A propósito desta notícia que saiu hoje no NE10, antes JC ONLINE, eu postei o seguinte comentário.
“Plano de Mobilidade para o Recife” é uma bela mentira marketeira. Plano para o “RECIFE DE CARRO” tentar andar, seria melhor dito. A grande maioria da cidade usa ônibus para se locomover, mas as medidas previstas visam unicamente o transporte individual POR CARRO. Tudo bem que sinais afetam uns e outros, mas obras importantes e medidas emergenciais para melhorar o transporte por ônibus NUNCA são lembradas. O JC mesmo mostra hoje a péssima situação dos terminais de ônibus da cidade, e nem se pensa em fazer algo para melhorar! Mas gastar mais de 400 milhões na VIA MANGUE para melhorar a MOBILIDADE dos carros em Boa Viagem, é sempre possível! Mas recapear o corredor leste-oeste na Caxangá, não tem recurso! Varrer as ciclovias, não tem recurso! Melhorar as calçadas ou punir os proprietários que não cuidam das suas, não tem fiscal nem recurso para contratar!
Quando é que a PCR vai se lembrar das milhares de pessoas que usam ônibus, bicicletas ou simplesmente andam na cidade e VOTAM nos prefeitos?
O tal plano de mobilidade é MARKETEIRO e SACANA.  Ações que poderiam ter sido postas em prática dois, três anos atrás, esperam que o povo fique saturado de um tráfego tão ruim que tope qualquer coisa para melhorar. Ai, quando a situação beira o insuportável, e ACIDENTALMENTE, 1 ano antes da eleição para prefeito, a PCR cria um "fantástico" conjunto de medidas que resolve o problema, saído do nada, espetacular!  MENTIRA!!!!

Mentira, porque as medidas são voltadas para "formadores de opinião", classe média e média alta que influencia as massas, e ANDA DE CARRO!  A PCR, o Sr. João da Costa e o PT se alinham no papel de "PARTIDO SOCIAL", que pensa no trabalhador, no lado social da comunidade!  Mas os transporte públicos e as bicicletas que são os veículos da grande massa trabalhadora, são simplesmente ignorados. Enquanto se gasta 400 milhões numa via Mangue, se pena apenas 1 milhão para varrer e recuperar os 20 km das ciclovias e ciclofaixas da cidade, e NENHUM CENTAVO nem para os corredores de ônibus, nem para novas cicloinfraestruturas! Este é o partido SOCIAL!  Da ALTA CLASSE SOCIAL!

COMENTEM!!!

PS. Não sei se o JC vai publicar meu comentário. Por isto postei ele aqui!

20 de maio de 2011

CHUPA, JC!

Resgatando velhos conceitos para o futuro da cidade: caso de estudo São Luís. from Cidade Ideia on Vimeo.


VIA ECOCIDADES!


Amigos...

Tem uma pá de posts aqui no Blog cobrando CRIATIVIDADE para resolver o problema da MOBILIDADE NO RECIFE! Como a PCR e a GRANDE RECIFE estão por assim dizer, com a CRIATIVIDADE BLOQUEADA já tem um bom tempo, sugiro que contratem o arquiteto que criou esta maravilha para os transportes publicos de São Luiz, no Maranhão! Vale a pena ver o video e saber o que é uma boa idéia de transporte público voltado para a alta mobilidade dos cidadãos e SEM usar carros!

Repito: CHUPA, JC!

COMENTEM!!!

19 de maio de 2011

NÃO SEJA UM BABACA!


Vía EU VOU DE BIKE. Mais vídeos da campanha lá.


Amigos...

Nos dias que seguem, não vemos muitas campanhas publicitárias que usem de constrangimento ou que criem algum constrangimento para ninguém. Quem tiver um pouco mais de idade deve lembrar das campanhas do SUJISMUNDO, uma séries de cartoons onde um sujeito relaxado fazia coisas absolutamente desprezíveis, como jogar lixo no chão, não cuidar de sua higiene (andava cercado de mosquinhas voadoras!), nem respeitar o espaço do outro. Foi delas que me lembrei quando vi estas campanhas que a CIDADE DE NOVA YORK está levando a mídia, CONSTRANGENDO ciclistas a pedalarem respeitando as regras: respeito ao pedestre, a sinalização e não pedalar nas calçadas. Chamar quem faz isto de JERK = BABACA é o que todos fazemos quando observamos estes "jeitinhos" que alguns ciclistas dão aqui no Recife. Infelizmente, ninguém gosta de ser CONSTRANGIDO, e assim, TODOS evitam e passam a seguir as regras. Quem não o faz, depois que recebe uns "OLHA AI, BABACA!" Começa a fazer. O CONSTRANGIMENTO MORAL é uma forma de controle social que não estamos usando já tem algum tempo, e a julgar pelos desmandos que nossa sociedade pratica, dentre os quais os inúmeros ciclistas que andam em calçadas, furam sinais de trânsito e não respeitam pedestres, precisamos urgentemente trazer de volta!

COMENTEM!!! (Não se sintam CONSTRANGIDOS... ou melhor, SINTAM SIM!)

18 de maio de 2011

ATÉ QUANDO GRITAREMOS...


Viaduto Capitão Temudo, ampliado e sem ciclovia ou calçada
Foto: JORNAL DO COMMERCIO

Amigos...

Tirei alguns momentos para dar um giro nos blogs que anuncio aqui no Pedalando & Olhando, vendo o que reportam, claro, comparando com o Recife.

O EU VOU DE BIKE, com um post sobre o novo projeto chileno PEDALE PARA A ESCOLA , abre espaço para a criação de bike-bus para estudantes, com suporte de monitores. Objtiva mesmo é promover a vida saudável, a atividade física e combater a obesidade juvenil. Idéia ótima. Enquanto isto em um grande colégio perto de você, aqui no HELLCIFE, pais se digladiam por uns metros quadrados para pararem seus poderosos carrões para descarregarem seus filhos, também cada vez mais gordos! Pena, mas João da Costa não tem idéias tão boas quanto Pedro Pablo Errázuriz, ministro dos Transportes do Chile. Simples, barata, eficiente, divertida, e segura!

O PEDALEIRO traz um belo video australiano penso eu, sobre o prazer de pedalar... NÃO CUSTA SONHAR é um video do Planet Bike, fabricante de acessórios para bicicleta, mas que investe cerca de 25% dos lucros na promoção política da bicicleta. Taí uma idéia boa para a Caloi, Monark, etc. Sair um pouco do MTB, Downhill ou Speeds e pensar no mercado "pequenininho" dos milhões de potenciais consumidores que poderiam ir de bicicleta para o trabalho...já imaginou o lucro disto!?

O BICICLETA EM LEITURAS avalia o quanto vale investir em transporte limpo, a bicicleta no meio, é claro (não existe nada mais limpo, exceto andar!). E não deixa de levantar um ponto importante: enquanto o mundo caminha para a bicicleta e outras alternativas que reduzam a participação dos transportes nos danos ao meio ambiente, o Brasil em geral, Recife em particular, políticos, gestores e empresários continuam míopemente investindo em transporte baseado no carro para uso individual. Mesmo com muita gente gritando que isto está errado. Mas até quando gritaremos?

Gritaremos para sempre, se preciso for, até que sejamos ouvidos, e as medidas justas e corretas, tomadas!

COMENTEM!!!

17 de maio de 2011

ESTIMULATIVOS

Para quem quer perder uns quilinhos e não sabe mais o que fazer...

A história de Mark Wollen by Streetfilms no Vimeo.


Eu testemunho o contrário: como choveu 4 semanas e deixei de ir de bike para a escola, acho que ganhei tudo de volta! Aff! Ah, o video está em inglês, mas é bem didático, ignore e apenas veja os efeitos de ir para o trabalho todo dia, pedalando apenas 1 hora e 20 minutinhos! Deixa de ser preguiçoso! #vadebike!
COMENTEM!!!

13 de maio de 2011

ALIVIANTES...

BICICLETAS FAZEM O MUNDO MELHOR...



Não precisa entender o inglês. Basta ver as imagens!

COMENTEM!!!

PLANOS...E PLANOS!

Amigos...

Tem quem faça planos, tem quem ache que faz, tenta, mas o que aparece é tão mixuruca! Hoje o alcaide do Recife, resolveu dar vida a um "plano de mobilidade", que coloco entre aspas porque não merece o título.  Colocar mais CTTU nas ruas não é plano.  Tirar uns giros a esquerda, umas entradas na Agamenon, e forçar o trânsito a dar uma volta por uma rua já congestionada como a rua das Creolas, NÃO é plano! Arrumar algumas entradas e saídas, melhorando o fluxo não é plano! Tudo factóide melado e lambuzado de baboseiras marketeiras para tentar resgatar a imagem do alcaide! Perda de tempo, não ganha nem para gari! #JCnemparagari!!!

Enquanto a PCR e a CTTU não perceberem que Recife não suporta mais tantos carros e não lidarem com isto, o trânsito não vai melhorar.  O problema estava na Agamenon? Agora vai para os 4 Cantos, para a Graça, para a "ponte-que-caiu"! Porque nenhuma medida anunciada hoje faz o que precisa ser feito: PRIORIZAR O TRANSPORTE PÚBLICO e OBRIGAR A GRANDE MAIORIA A NÃO USAR OS CARROS. Uma medida não rola sem a outra.  Ninguém vai deixar seus carros em casa, sair do seu conforto, para usar um transporte público impontual, desconfortável, que anda em ruas esburacadas, e para de qualquer jeito.  Onde entra a prefeitura que não recapeia IMEDIATAMENTE o corredor de ônibus da CAXANGÁ!  Tem crateras ANIMAIS!  Quando o ônibus passa nelas, o passageiro passa por uma massagem forçada, tipo porrada de todo lado! O onibus sobe e desce, gira e roda, uma pessoa com labirintite vira ao avesso!  E não é só isso!  Porque a PCR não resolveu o corredor leste-oeste na AV. CARLOS DE LIMA CAVALCANTI?  Ou será que só eu percebo que na hora do rush, o corredor não funciona, afunila entre o Derby e a Conde da Boa Vista, todos os ônibus lotados disputando espaço com centenas de carros que transportam 1,2 pessoas/veículo?!?! 

Plano é isto! Plano é resolver problemas que afetem milhares de passageiros de uma hora para outra, sim, mas a longo prazo. E que eleve o ônibus a categoria de um transporte mais eficiente, rápido e confortável do que é hoje. Que faça com que as pessoas pensem 2 vezes em tirar o carro da garagem ao invés de ir de ônibus, que deveria ser rápido, confortável, pontual e fresco como o carro deles, mas sem o stress, a despesa, etc.  O resto é enganação!

E para nem falar que a @granderecife esqueceu completamente de cumprir a NOVA lei sobre cicloinfraestrutura APROVADA RECENTEMENTE PELO MESMO ALCAIDE, e colocar bicicletários nos terminais!

COMENTEM!!!

8 de maio de 2011

CULTURAS E CULTURAS...

Limpeza dos canais de Copenhagen, no início da primavera.
Foto: Jens Dresling do Politiken. Via COPENHAGENIZE.COM
Amigos...

Nestes dias de chuva, muita gente reclama de que a culpa dos muitos alagamentos está na nossa cultura de jogar tudo o que não precisamos mais dentro do canais, ou nas ruas, entupindo os acessos aos canais, cuja única função é drenar as águas pluviais (da chuva galera, da chuva!) da cidade. Concordo em gênero e grau com estas observações, mas discordo sobre o aspecto cultural ser peculiar nosso. O ato de usar espaços públicos sem uma preocupação comunitária é da raça humana. Acontece aqui e também nas sociedades mais sofisticadas.  Eu considero a Dinamarca como tendo uma das sociedades que mais relevância dá aos aspectos comunitários. Mas como também é uma cultura feita por seres humanos, lá também tem os "espíritos de porco" capazes de encher os canais da cidade com... bicicletas!  Quem quiser ver mais, pode acessar o site dinamarquês POLITIKEN.DK e ver em mais fotos como a colocada acima, onde os civilizados se livram das bicicletas.  Se as bicicletas foram roubadas, usadas e depois descartadas no canal, não sei porque isto acontece, mas realmente não importa. Elas poderiam ser simplesmente abandonadas em qq lugar, mas não, foram jogadas nos canais.
Este post não tem por objetivo defender que as pessoas continuem jogando lixo nos canais do Recife, mas lembrar a quem critica e fazer todos pensarem, que quem faz isto não o faz por aspectos culturais particulares do Recifense. Mas porque nós somos humanos e fazemos estas besteiras como todos os humanos fazem.  Cagadas não são exclusividade nossa e não tem porque diminuirmos nossa auto-estima local por conta do hábito de alguns degenerados comunitários.Temos é que esclarecer mais, educar mais, e cobrar mais. Como eles fazem lá na Dinamarca. Em tempo, lá, eles lavam, recuperam e doam as bicicletas retiradas dos canais. Isto é que faz a diferença entre as nossas sociedades.

COMENTEM!!!

6 de maio de 2011

UFPe e a MOBILIDADE INDIVIDUAL



Amigos...

Observar o mundo e a cidade é foco deste blog. Mas meu mundo anda bem restrito, cheio de disciplinas e pesquisa no doutorado. Então a UFPe ultimamente tem sido "meu mundo"!  Ir e vir para lá, e também andar por lá!  E como usuário pedestre do campus do Recife, tenho a ingrata missão de descrever o péssimo posicionamento dos pedestres na mobilidade para acesso e dentro do campus! Não estamos nem no fim da escala: nós não existimos!
O acesso ao campus já havia sido comentado em posts anteriores, dada a dificuldade imposta pela segurança e economia com uma simples guarita e um guarda. Isto obriga todos os veículos, inclusive as bicicletas, a entrarem pela "ROTATÓRIA DA MORTE".  Esta decisão de deixar o acesso de veículos por apenas uma porta mostrou-se mais uma vez equivocada neste último período de chuvas fortes em Recife (entre o meio de abril e hoje, espero!).  A BR101, o "fosso" que cerca o Recife quando chove, faz qualquer acesso entre o resto da cidade e o campus ficar limitado a quem tiver carro grande ou que venha de ônibus. Mas de qualquer forma, enfrentando longos e demorados engarrafamentos. E só para economizar uma garita e um guarda!  Pelo menos uma via alternativa devia EXISTIR. Um portão com cadeado na Escola de Química, ou no CTG para permitir um acesso por outro ponto do campus em dias assim!
Se motorizado ou de bicicleta a mobilidade é tão mal gerenciada, para os pedestres o buraco é mais embaixo! Estudei na UFPe até 1986, o campus era mais ou menos da mesma forma, mas esperei que com mais de 25 anos, já tivessem posto pelo menos calçadas nas ruas! São vários os espaços onde as calçadas não existem, e onde você anda na rua ou no mato!  Existe um projeto em andamento de reforma das calçadas na Avenida dos Reitores. Beleza, vão ficar lindas! Enquanto isto o acesso entre o CCEN e a reitoria deve ser feito pelo meio da via, molhada, com agua empoçada, e ainda compartilhado com carros e ônibus. Ir do CTG ao Centro de Convenções, idem. O próprio campo no meio das duas vias da Av. dos Reitores poderia ter uma calçada circundante, e o campo, algumas árvores, uma pracinha, ao invés de um enorme nada cheio de mato!
Andar no campus, o que deveria ser uma atividade agradável, um local aberto e seguro, não é, pela dificuldade de acesso e pela falta de espaços dedicados aos pedestres.
Pena que nossos gestores não andem a pé, nem de bicicleta, nem de ônibus, e acho que nem mesmo dirigem!  Porque se o fazem e passam por estas situações e não tomam medidas para remediar isto, que gestores são estes?

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010