27 de agosto de 2011

COLETIVO: COISA DE POBRE!

Já imaginaram essa beleza nas nossas ruas esburacadas??? KKKK Delírios da PCR!
Amigos...

Pobre foi feito para sofrer. É a mentalidade de brasileiro. Qualquer coisa definida como "de pobre" pode escrever, se for ruim, vão dar um jeito de ficar pior.  Em qualquer parte do mundo civilizado, o transporte público é usado por uma larga faixa de classes econômicas e oferece qualidade e conforto. Não se olha de banda, não se critica, pelo contrário. Uma pessoa que OPTA por usar o transporte público é uma pessoa esclarecida, antenada, ligada aos problemas do mundo e de sua cidade. Mas no Recife, ônibus é coisa de pobre! O usuário, optante ou não, é visto como exótico (se rico!), ou pobretão! Terceira alternativa na escala, depois daquele que anda para o trabalho e do que pedala para o trabalho, isso é tão arraigado em função da baixissima qualidade que o transporte coletivo da cidade oferece.  O tratamento dispensado ao usuário é o que se pode considerar o mínimo do mínimo. Os ônibus são novos, diriam as empresas: sim, mas são novos para elas economizarem na manutenção, e não para oferecer real conforto ao passageiro. Querem ver? Vamos fazer uma listinha de coisas que os ônibus de Recife NÃO oferecem e que representam desconforto para um ou mais classes de passageiros. Ai segue:
  • O problema começa para conseguir subir neles: a maioria é muito alta e isso afeta especialmente, idosos, pessoas com problemas de mobilidade e crianças. Temos paradas elevadas, mas poucas e com tantos ônibus, eles nem sempre param na parte alta, obrigando os passageiros a escalarem altos degraus.
  • Depois vem a famigerada catraca, o terror dos gordos, cada vez mais frequentes na nossa sociedade. Feitas para modelos de passarela, exigem concentração e muita força para um gordo passar.
  • As poltronas feitas para durar, lasque-se a coluna dos passageiros.
  • Amortecedores NUNCA chegaram na indústria que faz os ônibus que circulam no Recife. Qualquer buraco se sente até na alma.
  • Ventilação? É péssima. A grande maioria dos ônibus não tem exaustores e os que tem não os ligam. Em dias de chuva, com as janelas fechadas e ônibus cheio, cozinhamos em banho maria. E isso se não tiver uma janela quebrada e chovendo dentro.  Em dias de calor, é mais quente dentro do ônibus com janelas abertas do que na rua. E depois falam porque optamos pela bicicleta, estamos muito mais ventilados!
  • A respeito da circulação de ar, todos os ônibus são feitos para cidades de clima ameno. Mas Recife é uma cidade muito quente e o projeto de ventilação deveria ser bem diferente, muito mais ventilado no verão, e também no inverno, que aqui normalmente não é frio.
  • E isso para nem falar em como os motoristas dirigem, literalmente transportando gado, jogando com o veículo para os lados, bruscamente, ou dando freiadas impensadas. Ele está agarrado ao volante, acha normal. A gente fica quase pendurado em cada esquina.
  • Linhas demais, troncos de menos. Nem paradas, nem avenidas, nem o trânsito aguentam tanta desestruturação do sistema, meio integrado via SEI, meio desintegrado em outras linhas.
  • Intervalo entre dois ônibus nunca é seguido. Culpam o trânsito, o que concordo, mas como deixar o carro em casa com uma qualidade dessa nos coletivos?
Por essas e por outras é que o transporte coletivo de Recife vai fazer vergonha na próxima Copa, tenha certeza. Não adianta dizer que vamos ter um BRT com ônibus que lembram os trens-bala, sem educar a sociedade para uma cultura de harmonia e comunidade. E isso só funciona se os coletivos oferecerem qualidade, conforto e pontualidade.  Sem isso, só resta ao estado obrigar NA MARRA as pessoas a deixarem seus carros em casa. Quem em sã consciência troca o conforto do seu carro, mesmo preso em um engarrafamento, por um ônibus? Por essas e por outras que eu pedalo.  Pelo menos os possíveis desconfortos são compensados pelo bem estar, pontualidade e saúde!

COMENTEM!!!

26 de agosto de 2011

SEMPRE RAZÕES QUE A RAZÃO DESCONHECE!

Via DAGUVASCO, original de BOBAGENTO.COM

Amigos...

Discuti outro dia sobre o pedestre ter sempre razão ao atravessar a rua em locais fora da faixa, de se aventurar pelo meio do trânsito caótico. A maioria acredita que isso é errado, que não deve ser feito, que os pedestres não devem peitar o tráfego.

Costumo lembrar de como foi uma simples caminhada em Roma, na Itália, onde o pedestre tem sempre razão (ou teve, nem sei mais!). Andava com minha tia pela calçada mas quando ela precisava atravessar, nem para os lados olhava. Simplesmente ia e todos os carros paravam. Em Roma, podia ainda ter uma ou outra buzinada, por atravessar fora da faixa, mas só! Em Perúgia, onde ela morava, nem isso. Respeito total. Isso em 1992, mais ou menos. Hoje, mesmo lá, já se precisa olhar, mas eles continuam com prioridade. Questionei-a sobre isso, e ela me explicou que a regra era simples: as ruas foram feitas antes para as pessoas e só depois acrescentaram os carros. Eles é que devem respeito total ao pedestre.

Quem está dirigindo não sabe o que está se passando com o pedestre que precisa atravessar uma rua no meio do tráfego. A expectativa é que deve ser algo muito urgente para que a pessoa arrisque a vida assim. Imagine a situação de uma mãe que está de um lado da rua andando para casa, e recebe um telefonema urgente que o filho caiu e bateu a cabeça. Pergunta: ela vai se lembrar de algum carro enquanto corre atravessando a rua para socorrer o filho? Eu acredito que não. E são para essas situações emergenciais que a regra de respeito total ao pedestre existem.

Claro que vivemos numa sociedade GERSONIANA, onde o que vale é "levar vantagem em tudo, certo?", e a lei se omite diariamente, e por isso a grande maioria dos pedestres faz uso dessa emergência para seus próprios e desnecessários fins, assim como a maioria dos motoristas usa a "maldição do pisca-alerta" para dar uma "passadinha rápida, volto logo", ou aos ciclistas, que se acham no direito de andar na contramão. Regras existem e tolerância demais vira esse abuso, que a lei deveria controlar mas não o faz. Não o faz porque não supre as ruas de profissionais capazes de avaliar e corrigir esses desmandos, não usa das ferramentas do estado (multas, suspensões, etc) de forma equilibrada e correta, ou aceita "um por fora" para não usar. E quando o Estado some, sobra isso: RECIFE, TERRA DE NINGUÉM!

Então, se você puder, oriente, ajude, denuncie, seja você um agente da mudança. Para termos uma cidade melhor, vale o trabalho de todos.

COMENTEM!!!!
.

13 de agosto de 2011

O MEU DIREITO COMEÇA ONDE O SEU TERMINA

Amigos...

Esta frase aprendi cedo e reflete o respeito que cada um deve sentir pelo outro para vivermos em sociedade. Aprendi aqui em Recife, em tempos melhores. Hoje, Recife é terra de ninguém. O prefeito é omisso, os planejadores urbanos são medíocres, a fiscalização não existe. Uma simples caminhada de alguns quarteirões mostra o descaso que o poder público mostra pelo cidadão (veja as fotos abaixo, de uma simples caminhada interrompida pelos "donos das ruas"!).


Ser um simples pedestre na cidade mostra o tanto que a sociedade recifense desaprendeu. Mostra a face fraca do poder público incapaz de cobrar a manutenção de calçadas quando ele mesmo não pinta a sinalização. Mostra o desrespeito que o cidadão comum sofre acuado por aqueles que usam o carro como uma extensão do próprio corpo, incapazes de se lembrar dos outros enquanto param e estacionam nas calçadas. Mostra a fraqueza de um órgão de trânsito mal guarnecido, mal informado e mal gerenciado!  E junto com uma prefeitura que permite instalar negócios carro-dependentes em locais onde não é possível receber mais que um ou dois carros, torna a cidade um inferno para o pedestre. Falta de respeito, sobram pessoas acuadas, idosos e crianças correndo riscos. Em outros lugares, até o prefeito já tinha "pedido penico" e "cantado para subir"! Oh "cabra" incompetente!
E antes que alguém comente que parte disto se faz pela inércia da comunidade, devo lembrar que é papel do poder público disciplinar o direito dos cidadãos. Se apenas um motoqueiro da CTTU passasse pela Av.Visconde de Albuquerque todo o dia, com os olhos abertos, distribuindo multas e mais multas, pontos e mais pontos na carteira, a gestão da cidade estaria se fazendo presente e coibindo a expansão do direito de uns em detrimento do direito dos outros!  Omissão é outro nome para ineficiência! Se não dá conta do recado, arranja quem dê!  Claro que ia aparecer logo os que gritariam "OH, É INDÚSTRIA DA MULTA!". Infelizmente esta é uma indústria da qual estamos precisando desesperadamente!!!

COMENTEM!!!

12 de agosto de 2011

CARROS, CARROS E MAIS CARROS...


"DESCE DESSA BICICLETA, DUDA, QUE COISA DE MENINO! 
VÊ SE CRESCE E DEIXA DE ENGANAR CICLISTA"
Durante a campanha, em passeio ciclistico, era todo receptivo.
Agora, na hora do VAMOVER, a bicicleta é apenas uma possibilidade...
AÇÕES REAIS PARA OS CICLISTAS, EDUARDO, SÃO PROMESSAS DE SUA CAMPANHA!
Amigos...

Apesar do título deste post remeter a nossa infame carrocracia, o tema é realmente o que nós ciclistas e comutadores em geral vamos lucrar com as últimas propostas para melhorar o trânsito no Recife! Sim, apesar do Governador Eduardo Campos ter renunciado a sua experiência ciclística (ele ERA ciclista e saía no Pedal Clube acho eu!), ao lançar seu novo pacote de ações para melhorar o trânsito na Agamenon e no Corredor Leste-Oeste, estas mesmas ações darão pelo menos 3 anos de engarrafamentos, problemas infernais de trânsito e muita dor de cabeça a quem não pedala. Quem for viciado em carro, vá se preparando, que os atuais engarrafamentos não serão NADA perto dos que vão acontecer quando eles cavarem o buracão para o túnel na Real da Torre com Caxangá, ou quando começarem a fazer 4 viadutos em 4 complicadíssimos engarrafamentos FIXOS na Agamenon.

Claro que eles sempre têm a possibilidade de evoluir, e comprar uma bike.

E que fique claro que o Governador até anunciou que ciclovias, integração modal e também a integração ao sistema de quem não pode pagar as altas passagens de ônibus, são também prioridades do pacote. Mas nenhuma obra "de porte" para isso foi anunciada. Ora, se quando os políticos falam, existe apenas 10% de probabilidade de que aquilo vire algo concreto, imagine quando NÃO FALAM?!

Portanto, continuamos Pedalando & Olhando, enquanto os viciados em carro ficarão cada vez mais parados pelos próximos 3 anos! E claro, sem deixar de aproveitar todos os momentos para convidar alguns deles para nos acompanhar e experimentar o Recife sem engarrafamentos que todo ciclista conhece!

COMENTEM!!!

9 de agosto de 2011

MOBILIDADE OU COMÉRCIO? PURA FICÇÃO?

Amigos...

Que o sistema de transportes públicos do Recife não é lá essas coisas, todos estão carecas de saber! Ainda mais se leem este blog com  alguma assiduidade, porque não deixamos passar nada! Então ai vão outros dois casos INTERESSANTES um sobre estes transportes e outro sobre mobilidade e ficção científica, um paralelo que só a PCR consegue traçar!
Primeiro, uma parada de ônibus onde a informação necessária não existe, mas os cartazes para vender MAIS telefone celular sobram! Aqui nesta foto, vemos a parada de ônibus em frente ao McDonalds de Casa Forte, do outro lado do Shopping Plaza. Cadê a Grande Recife que não cobra a colocação de pelo menos uma relação das linhas que passam aqui? Cartaz da Claro, sobra!

Depois, passei hoje pela "ALTERNATIVA DA CORONEL REBELINHO", em Boa Viagem. Segundo a PCR, é uma alternativa a circulação pela Domingos Ferreira, em direção contrária a Av. Boa Viagem e a Av. Conselheiro Aguiar. Mas é tão enrrolada, tão mal sinalizada, que ninguém em sã consciência vai usa-la com a frequência necessária para desengavetar a Domingos Ferreira. Não existe como rota, quando muito como uma sequência de entradas e saídas de ruas, até chegar ao 2o Jardim. Não dá para fazer melhor mesmo, mas anunciar como solução, ME FAÇA!!! Muito marketing, pouco trabalho. Uma verdadeira obra de ficção científica! É a cara de João da Costa!

COMENTEM!!!

7 de agosto de 2011

APS VISITA EAMPE...

Vista dos Fundos da EAMPE, justamente onde o Beberibe encontra o Capibaribe
para formar o Oceano Atlântico


Amigos...

O APS hoje saiu para fazer uma visita a EAMPE - Escola de Aprendizes de Marinheiro na divisa entre Recife e Olinda.  Lugar que sempre passamos, mas não entramos.  É difícil, órgão da Marinha do Brasil voltado ao treinamento de marinheiros. Mas sempre desperta a curiosidade, porque fica a margem do Canal do Beberibe, bem perto de onde o BEBERIBE e o CAPIBARIBE se juntam para "formar o OCEANO ATLÂNTICO"! KKK Piadas a parte, a Escola é bem conservada e atende a inúmeros candidatos a marinharia. Circulamos pelas instalações, inclusive o interessante navio de concreto, área de treino específico para os aprendizes.
Outro ponto alto do passeio foi a passagem pelo pontilhão de pedestres e ciclistas da Ponte Joaquim Cardoso entre os Coelhos e o Coque.  Primeiro nunca soube que aquilo existia. Entre dois bairros com fama de violência, só passamos por conta do número de ciclistas. Peitar 200 ciclistas (ou quase) não é para qualquer ladrãozinho.  De qq forma, interessante a travessia do Capibaribe através desta passagem, poupando muito arrudeio para quem precisa. Alguns lugares do Recife a gente só vê de bike e no APS!

FOTOS AQUI, NO PICASA!

Ótimo passeio, APS!

VEJAM AS FOTOS E COMENTEM!!!

3 de agosto de 2011

PELO MUNDO...

Amigos...

VOCÊ NÃO ESTÁ PRESO NO TRÁFEGO, VOCÊ É O TRÁFEGO! 
VÁ DE BIKE, LIBERTE-SE!

Via Pedaleiro

É algo que você precisa se convencer e a todos que o cercam. Ouviu alguém falar mal do engarrafamento: VOCÊ É O ENGARRAFAMENTO, PORQUE RECLAMA? Falou mal do tráfego: VOCÊ É O TRÁFEGO, TÁ RECLAMANDO DO QUE? COMO VOCÊ VAI CONTRIBUIR PARA DIMINUIR ESTE PERRENGUE QUE VOCÊ ESTÁ CRIANDO!?!

Quanto mais pessoas se conscientizarem, maior a probabilidade de acontecerem 2 coisas:
  1. Mais pessoas passarem a usar o ônibus, a cobrar o ônibus melhor, a xingar o prefeito que não bota um sistema de ônibus melhor na cidade!  Quem sabe escolher um prefeito decente!
  2. Mais pessoas começarem a usar a bicicleta, a cobrar mais espaço e respeito aos ciclistas, a exigir mais espaço exclusivo para os ciclistas nas ruas! Quem sabe escolher um prefeito decente!
Não se conseguem grandes transformações instântaneas, ainda mais com estes políticos retrógrados que temos escolhido. Só nos resta lutar, cada dia e com mais empenho todos os dias. É uma luta nobre, mesmo inglória e tão demorada. Mas é o caminho de qualquer guerreiro, em busca de um mundo melhor!

COMENTEM!!!

1 de agosto de 2011

UFPe - MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE



Amigos...

Sou um usuário do mais sofisticado meio de transporte, ainda não completamente copiado: MINHAS PERNAS! Este sistema exige apenas para nosso conforto e segurança, calçadas acessíveis. Muitas pessoas não podem mais usar este sistema, sendo obrigados a utilizar cadeiras de rodas para se deslocar, os cadeirantes. Outras apesar de poderem utiliza-lo, já não possuem reflexos suficientes para driblar os riscos de nossas calçadas: os idosos em especial! Infelizmente, a administração da UFPe não tem nem idosos, nem cadeirantes, e a maioria não deve ter nem pai nem mãe idosos. Vai que são mesmo é "filhos de chocadeira", os ingratos. É isto ou é completo esquecimento das necessidades que estas pessoas têm. Não pelos estudantes. Conceito local é que estudante tem mesmo que sifu! Para que usar calçada?  Anda na rua "mermo" e se morrer, "priu" já era! Mas a UNIVERSIDADE tem muitas pessoas idosas que frequentam a UNATI (Universidade da Terceira Idade), além de muitas outras que andam pelo campus entre uma aula e outra, até o RU, a BC. No entanto, seu campus é feito APENAS para quem tem carro. Qualquer pessoa que pense em andar precisa além de evitar os carros, se esquivar dos buracos, se desviar dos alagados, e se segurar para não escorregar. Impensável uma UNIVERSIDADE que quer se projetar para o exterior e não consegue nem manter suas calçadas usáveis por todos. E isto para nem falar que só se entra de carro, moto ou bicicleta pela temida "Rotatória da Morte", que simplesmente fica impossível de passar quando chove!

UFPE
MOBILIDADE 3

ACESSIBILIDADE 0
MÉDIA 1,5
CONCEITO É ruim mesmo! 
REPROVADA!

E para não dizer que sou parcial, vejam as fotos acima!

E COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010