7 de janeiro de 2012

SOMOS TODOS FILHOS DE CHOCADEIRA...

IDOSOS...ESQUECIDOS E IMÓVEIS...
Amigos...

Desculpe se a afirmação acima lhe deixou indignado, mas afinal esquecemos mesmo de quem nos pos no mundo! Mas todos nós devíamos estar indignados com a forma como a cidade do Recife trata a mobilidade dos nossos idosos.  Todos parecemos que não temos mãe, pai, avós, pessoas que um dia foram como nós, jovens ou nem tanto, e que não abriram o olho nem se lembraram de que um dia estaríamos como hoje: com calçadas esburacadas em toda a cidade, sem controlar os carros que estacionam nelas, com acessos aos ônibus dignos de um chimpazé de tão altos!

Esse post vem lembrar disso. Vem lembrar que um dia você vai ser igual a eles. Você vai precisar ir comprar um pão, ir até uma farmácia, voltar da igreja. Um dia você vai precisar fazer isso a pé, porque nem todo lugar vai ter ônibus, nem todo médico nem hospital deixa você parar na portinha. E por mais curto que seja o caminho, é pela calçada que você irá se mexer. Ou tentará...Se puder, se ela existir e se você conseguir usa-la.

No passado, quando a cidade tinha quem controlasse, deixar uma calçada esburacada, furada, bloqueada, era motivo de multa e advertências.  Mantê-la era questão de orgulho, de honra para embelezar a casa. Impensável qualquer alternativa que não fosse deixa-la limpa, conservada e acessível.  Mas aí os gestores começaram a "precisar" de mais espaço para "atender" quem comprou um carro, depois outro, e mais outro.  A cidade foi perdendo seu transporte público, o que está aí não tem qualidade, conforto e segurança, "quem usa hoje é pobre, lascado, um coitado sem eira nem beira, que não tem um carro onde cair morto"! E era preciso mais espaço, mais e mais, a cada dia mais. As ruas foram alargando, as calçadas encolhendo, o espaço para as árvores foi sumindo. Muitas hoje se sustentam por milagre, e quase sempre tomam o resto das calçadas, obrigando quem anda a se virar para não cair. Criam o dilema, espaço para quem precisa andar ou para a árvore? Sim, porque ninguém pensa em tirar o espaço dos carros. Esses são os donos da nossa cidade. Esses desumanizaram o Recife.

Um dia seremos a chocadeira...

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010