29 de março de 2011

QUE É QUENTE, TODO MUNDO JÁ SABIA!


"USUÁRIOS" no único lugar fresco do ônibus!


Amigos...

Matéria no JC deste domingo, dá conta da fornalha que são os ônibus do Recife. Assunto antigo, todo mundo queria era ar condicionado. Interessante é que quando falamos que comutamos pela bike, tem quem pergunte: E NÃO É QUENTE DEMAIS NÃO? EU VOU CHEGAR SUADO! Claro que vai. Mas pelo que disse a matéria do JC, vai chegar menos se for de bicicleta. Afinal com uma diferença que chega a mais de 10 graus entre dentro e fora do busu, é trocar um passeio no parque por uma visita a fornalha do coisa-ruim! KKKK. Quem quiser que aposte que o ar condicionado do carro vai aguentar um forno destes!
Mas tirando as opções, quem realmente precisa pegar um ônibus, sofre. Os empresários, de olho no prejuízo que teriam colocando ar condicionado, deveriam pensar em uma alternativa mais viável: ventiladores ou exaustores potentes. Se o ar fora do ônibus beira os 25-27 oC, então se cada ônibus tivesse uns exaustores potentes, que sugassem o ar que está no teto (portanto, mais quente - sim, colegas, ar quente sobe! Lembra dos balões?!) e jogassem para fora do veículo. O ar frio entraria pelas janelas, e todos seriam beneficiados!
Ah, e não venham dizer que gasta mais diesel ou é de manutenção cara, que realmente não é! E também não me venham dizer que já tem ventiladores, porque aquelas ventoinhas minúsculas, que não sugam nem ar de muriçoca, não servem para nada!
Sabe, existem opções, eles não botam porque não querem! Querem mesmo é criar linhas especiais, cobrando mais caro, para oferecer aquilo que já devia ser padrão em todos os ônibus! Mas também, com tanta omissão da PCR em licitar as linhas, e cobrar um bom serviço! Será que o sr. Prefeito tem receio de botar os donos das empresas na parede? Ou será que vai sobrar lugar para a gente pendurar no busu no lugar mais fresco dele: do lado de fora???

COMENTEM!!!

Foto: http://cidadao.dpnet.com.br/cidadao/viewtopic.php?f=11&t=6151

28 de março de 2011

ENTREGANDO TUDO...


Vídeo com notícia sobre os entregadores em Copacabana!


Amigos...

Pesquisa do Transporte Ativo mostra que 11.000 entregas feitas por bicicletas entre Dezembro e Janeiro, em Copacabana, Rio de Janeiro.  Já vivenciamos o mesmo fenômeno no Recife, mesmo que não tenhamos números tão expressivos para mostrar. São inúmeros os entregadores de água, gás, farmácias e padarias na cidade. Até algumas empresas conhecidas na cidade, como a F.GENES dedetização, usa a bicicleta para a mobilidade de seus aplicadores.  
Empresas pequenas e com quadro reduzido de pessoal não podem se dar ao luxo de ter seus profissionais faltando com qualquer gripe, e o uso da bicicleta contribui para a melhora da saúde geral dos funcionários. Com isto, além de poupar recursos com transporte, ganhar flexibilidade e agilidade nos intermináveis engarrafamentos atuais, diminui a frequência de pequenas doenças. Ponto para a bicicleta. Além dos empregados de baixa renda que usam a bicicleta como meio de transporte, poupando o ônibus, temos então outra classe ciclística em franco crescimento: os entregadores de bicicleta!
E ainda temos gestores que precisam ser convencidos sobre a necessidade de incentivar as ciclovias e ciclofaixas, os bicicletários e paraciclos. Acho que eles não bebem água, nem compram gás!

COMENTEM!!!

25 de março de 2011

APRENDE RECIFE!



Amigos... reproduzo parte de uma reportagem que li agora...

Cambridge, Massachusetts, EUA, veio com uma maneira criativa para apoiar a sua população cada vez mais amantes da bike e incentivar as pessoas a optar por transportes ecológicos. Instalou três estações de reparação de bicicletas na cidade. Ciclistas podem ir até os pontos em Harvard Square e fazer pequenos reparos ou inflar seus pneus. O gerente de transportes de Cambridge diz que a cidade inspirou-se no MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das mais prestigiadas universidades do planeta e que já possuía centros de reparação de bicicletas.


Segundo o BOSTON.COM, os estandes oferecem medidores de pneus e bombas, chaves Allen e algumas outras ferramentas que permitem aos ciclistas fazerem pequenos reparos, como o ajuste de assentos ou guidão. Cada posto custou à cidade cerca de US $ 1.000 e Seiderman disse que a cidade teve a idéia do MIT, que tem já instalados centros de reparação em torno de seu campus. A instalação dos centros de reparação surgiu com a observação de um número crescente de pessoas passando de bike por Cambridge. Um estudo conduzido pela cidade estima que o número de pessoas de bicicleta em Cambridge mais do que duplicou entre 2002 e 2008, com base em um estudo sobre o número de ciclistas que viajam contado através de 17 diferentes cruzamentos. Seiderman disse que o número continuou a aumentar desde 2008.

Enquanto isto, aqui no Recife, discute-se se vale mesmo a pena ter um sistema cicloviário, e a Universidade Federal não tem nem um acesso seguro para ciclistas na sua entrada, que dirá estações de reparo, bicicletários decentes, banheiros limpos e disponíveis para qualquer um usar! Recife é plano, ótimo para peladar, clima quente quase todo o ano, tudo que cidades como Boston e Cambridge não tem. Mas infelizmente, não tem a mentalidade e a cultura das pessoas de lá. Mesmo aquelas que deviam, por sua formação, por terem vivido anos no exterior fazendo cursos sofisticados, convivendo com a cultura do mundo civilizado, não conseguem encontrar no meio social nem no acadêmico, espaço para implantar meios básicos para melhora da qualidade de vida de todos.

É o egoísmo da lei de Gérson em alto e bom som! Que vantagem posso levar nisto, certo!?

COMENTEM!!!

Fonte: http://www.geekosystem.com/diy-bike-repair-cambridge/

21 de março de 2011

ALIVIANTES

PARA COMUTADORES E...COMUTADORAS!

Amigos...

Aqui uma dica do site SUPERZIPER.com para um simples e fácil prendedor de boca de calças. Tá, entendo que Recife é quase um desafio pedalar de calças, por conta do calor! Se já é barra de bermuda, que dirá de jeans! Mas mesmo assim é uma ótima idéia para os (poucos) dias que se pode fazer uso disto. E é fácilimo de fazer e bem bonitim!!! KKKK Aproveitem tudo neste link.

COMENTEM!!!

19 de março de 2011

MAIS UM...



Amigos...

Nem tenho mais saco para comentar as mirabolâncias que os gestores e legisladores locais vivem dizendo que vão fazer para promover a bicicleta no Recife. Então leiam e concluam vcs mesmos o que já conclui: vai continuar tudo igual! Clicando na foto vai no album do picasa. Fotografei os quadros detalhados, e está lá no album, para facilitar a leitura! Vamos acreditar?!

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010