17 de maio de 2011

ESTIMULATIVOS

Para quem quer perder uns quilinhos e não sabe mais o que fazer...

A história de Mark Wollen by Streetfilms no Vimeo.


Eu testemunho o contrário: como choveu 4 semanas e deixei de ir de bike para a escola, acho que ganhei tudo de volta! Aff! Ah, o video está em inglês, mas é bem didático, ignore e apenas veja os efeitos de ir para o trabalho todo dia, pedalando apenas 1 hora e 20 minutinhos! Deixa de ser preguiçoso! #vadebike!
COMENTEM!!!

13 de maio de 2011

ALIVIANTES...

BICICLETAS FAZEM O MUNDO MELHOR...



Não precisa entender o inglês. Basta ver as imagens!

COMENTEM!!!

PLANOS...E PLANOS!

Amigos...

Tem quem faça planos, tem quem ache que faz, tenta, mas o que aparece é tão mixuruca! Hoje o alcaide do Recife, resolveu dar vida a um "plano de mobilidade", que coloco entre aspas porque não merece o título.  Colocar mais CTTU nas ruas não é plano.  Tirar uns giros a esquerda, umas entradas na Agamenon, e forçar o trânsito a dar uma volta por uma rua já congestionada como a rua das Creolas, NÃO é plano! Arrumar algumas entradas e saídas, melhorando o fluxo não é plano! Tudo factóide melado e lambuzado de baboseiras marketeiras para tentar resgatar a imagem do alcaide! Perda de tempo, não ganha nem para gari! #JCnemparagari!!!

Enquanto a PCR e a CTTU não perceberem que Recife não suporta mais tantos carros e não lidarem com isto, o trânsito não vai melhorar.  O problema estava na Agamenon? Agora vai para os 4 Cantos, para a Graça, para a "ponte-que-caiu"! Porque nenhuma medida anunciada hoje faz o que precisa ser feito: PRIORIZAR O TRANSPORTE PÚBLICO e OBRIGAR A GRANDE MAIORIA A NÃO USAR OS CARROS. Uma medida não rola sem a outra.  Ninguém vai deixar seus carros em casa, sair do seu conforto, para usar um transporte público impontual, desconfortável, que anda em ruas esburacadas, e para de qualquer jeito.  Onde entra a prefeitura que não recapeia IMEDIATAMENTE o corredor de ônibus da CAXANGÁ!  Tem crateras ANIMAIS!  Quando o ônibus passa nelas, o passageiro passa por uma massagem forçada, tipo porrada de todo lado! O onibus sobe e desce, gira e roda, uma pessoa com labirintite vira ao avesso!  E não é só isso!  Porque a PCR não resolveu o corredor leste-oeste na AV. CARLOS DE LIMA CAVALCANTI?  Ou será que só eu percebo que na hora do rush, o corredor não funciona, afunila entre o Derby e a Conde da Boa Vista, todos os ônibus lotados disputando espaço com centenas de carros que transportam 1,2 pessoas/veículo?!?! 

Plano é isto! Plano é resolver problemas que afetem milhares de passageiros de uma hora para outra, sim, mas a longo prazo. E que eleve o ônibus a categoria de um transporte mais eficiente, rápido e confortável do que é hoje. Que faça com que as pessoas pensem 2 vezes em tirar o carro da garagem ao invés de ir de ônibus, que deveria ser rápido, confortável, pontual e fresco como o carro deles, mas sem o stress, a despesa, etc.  O resto é enganação!

E para nem falar que a @granderecife esqueceu completamente de cumprir a NOVA lei sobre cicloinfraestrutura APROVADA RECENTEMENTE PELO MESMO ALCAIDE, e colocar bicicletários nos terminais!

COMENTEM!!!

8 de maio de 2011

CULTURAS E CULTURAS...

Limpeza dos canais de Copenhagen, no início da primavera.
Foto: Jens Dresling do Politiken. Via COPENHAGENIZE.COM
Amigos...

Nestes dias de chuva, muita gente reclama de que a culpa dos muitos alagamentos está na nossa cultura de jogar tudo o que não precisamos mais dentro do canais, ou nas ruas, entupindo os acessos aos canais, cuja única função é drenar as águas pluviais (da chuva galera, da chuva!) da cidade. Concordo em gênero e grau com estas observações, mas discordo sobre o aspecto cultural ser peculiar nosso. O ato de usar espaços públicos sem uma preocupação comunitária é da raça humana. Acontece aqui e também nas sociedades mais sofisticadas.  Eu considero a Dinamarca como tendo uma das sociedades que mais relevância dá aos aspectos comunitários. Mas como também é uma cultura feita por seres humanos, lá também tem os "espíritos de porco" capazes de encher os canais da cidade com... bicicletas!  Quem quiser ver mais, pode acessar o site dinamarquês POLITIKEN.DK e ver em mais fotos como a colocada acima, onde os civilizados se livram das bicicletas.  Se as bicicletas foram roubadas, usadas e depois descartadas no canal, não sei porque isto acontece, mas realmente não importa. Elas poderiam ser simplesmente abandonadas em qq lugar, mas não, foram jogadas nos canais.
Este post não tem por objetivo defender que as pessoas continuem jogando lixo nos canais do Recife, mas lembrar a quem critica e fazer todos pensarem, que quem faz isto não o faz por aspectos culturais particulares do Recifense. Mas porque nós somos humanos e fazemos estas besteiras como todos os humanos fazem.  Cagadas não são exclusividade nossa e não tem porque diminuirmos nossa auto-estima local por conta do hábito de alguns degenerados comunitários.Temos é que esclarecer mais, educar mais, e cobrar mais. Como eles fazem lá na Dinamarca. Em tempo, lá, eles lavam, recuperam e doam as bicicletas retiradas dos canais. Isto é que faz a diferença entre as nossas sociedades.

COMENTEM!!!

6 de maio de 2011

UFPe e a MOBILIDADE INDIVIDUAL



Amigos...

Observar o mundo e a cidade é foco deste blog. Mas meu mundo anda bem restrito, cheio de disciplinas e pesquisa no doutorado. Então a UFPe ultimamente tem sido "meu mundo"!  Ir e vir para lá, e também andar por lá!  E como usuário pedestre do campus do Recife, tenho a ingrata missão de descrever o péssimo posicionamento dos pedestres na mobilidade para acesso e dentro do campus! Não estamos nem no fim da escala: nós não existimos!
O acesso ao campus já havia sido comentado em posts anteriores, dada a dificuldade imposta pela segurança e economia com uma simples guarita e um guarda. Isto obriga todos os veículos, inclusive as bicicletas, a entrarem pela "ROTATÓRIA DA MORTE".  Esta decisão de deixar o acesso de veículos por apenas uma porta mostrou-se mais uma vez equivocada neste último período de chuvas fortes em Recife (entre o meio de abril e hoje, espero!).  A BR101, o "fosso" que cerca o Recife quando chove, faz qualquer acesso entre o resto da cidade e o campus ficar limitado a quem tiver carro grande ou que venha de ônibus. Mas de qualquer forma, enfrentando longos e demorados engarrafamentos. E só para economizar uma garita e um guarda!  Pelo menos uma via alternativa devia EXISTIR. Um portão com cadeado na Escola de Química, ou no CTG para permitir um acesso por outro ponto do campus em dias assim!
Se motorizado ou de bicicleta a mobilidade é tão mal gerenciada, para os pedestres o buraco é mais embaixo! Estudei na UFPe até 1986, o campus era mais ou menos da mesma forma, mas esperei que com mais de 25 anos, já tivessem posto pelo menos calçadas nas ruas! São vários os espaços onde as calçadas não existem, e onde você anda na rua ou no mato!  Existe um projeto em andamento de reforma das calçadas na Avenida dos Reitores. Beleza, vão ficar lindas! Enquanto isto o acesso entre o CCEN e a reitoria deve ser feito pelo meio da via, molhada, com agua empoçada, e ainda compartilhado com carros e ônibus. Ir do CTG ao Centro de Convenções, idem. O próprio campo no meio das duas vias da Av. dos Reitores poderia ter uma calçada circundante, e o campo, algumas árvores, uma pracinha, ao invés de um enorme nada cheio de mato!
Andar no campus, o que deveria ser uma atividade agradável, um local aberto e seguro, não é, pela dificuldade de acesso e pela falta de espaços dedicados aos pedestres.
Pena que nossos gestores não andem a pé, nem de bicicleta, nem de ônibus, e acho que nem mesmo dirigem!  Porque se o fazem e passam por estas situações e não tomam medidas para remediar isto, que gestores são estes?

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010