27 de maio de 2011

PEQUENOS PRAZERES PERMITIDOS...

Viúva Negra amarrada no DQF

Amigos...

Depois de um longo e chuvoso jejum ciclocomutativo, hoje tirei a "Viúva Negra" das teias de suas amigas domésticas, e fui curtir o enorme, sedutor, tranquilo e prazeiroso prazer de ir para a faculdade de bike. É tão prazeiroso, que 5 minutos de pedal foram suficientes para me dar conta do idiota que estava sendo por não estar usando a bicicleta todos os dias, pelos menos nos últimos 3 dias em que o sol mandou no clima do Recife!  Verdade que passei por um período peso-pesado de tarefas na pesquisa, trabalhos e provas no curso. Mas só serviu para que o prazer da REdescoberta fosse imenso!

O dia estava com céu de brigadeiro às 6:30h da manhã. Levei cerca de 25 minutos de pedal, com uma temperatura superamena, eu diria uns 26 oC.  E a volta?  13:30h, com uma bela tarde de sol, com brisa constante e suave! Mas que um prazer... Aproveitei para um novo implemento, a papete, ao invés do sapato. E comemorando a minha afinal acontecida entrada no laboratório de Polímeros do DQF/CCEN/UFPe (haja sigla!), onde agora tenho um lugar para deixar as sandálias molhadas, pode chover bastante que não deixarei mais de ter o prazer inenarrável de pedalar para a ciência!  Bazinga!

COMENTEM!!!

22 de maio de 2011

PLANO MARKETEIRO E SACANA!

Amigos...

A propósito desta notícia que saiu hoje no NE10, antes JC ONLINE, eu postei o seguinte comentário.
“Plano de Mobilidade para o Recife” é uma bela mentira marketeira. Plano para o “RECIFE DE CARRO” tentar andar, seria melhor dito. A grande maioria da cidade usa ônibus para se locomover, mas as medidas previstas visam unicamente o transporte individual POR CARRO. Tudo bem que sinais afetam uns e outros, mas obras importantes e medidas emergenciais para melhorar o transporte por ônibus NUNCA são lembradas. O JC mesmo mostra hoje a péssima situação dos terminais de ônibus da cidade, e nem se pensa em fazer algo para melhorar! Mas gastar mais de 400 milhões na VIA MANGUE para melhorar a MOBILIDADE dos carros em Boa Viagem, é sempre possível! Mas recapear o corredor leste-oeste na Caxangá, não tem recurso! Varrer as ciclovias, não tem recurso! Melhorar as calçadas ou punir os proprietários que não cuidam das suas, não tem fiscal nem recurso para contratar!
Quando é que a PCR vai se lembrar das milhares de pessoas que usam ônibus, bicicletas ou simplesmente andam na cidade e VOTAM nos prefeitos?
O tal plano de mobilidade é MARKETEIRO e SACANA.  Ações que poderiam ter sido postas em prática dois, três anos atrás, esperam que o povo fique saturado de um tráfego tão ruim que tope qualquer coisa para melhorar. Ai, quando a situação beira o insuportável, e ACIDENTALMENTE, 1 ano antes da eleição para prefeito, a PCR cria um "fantástico" conjunto de medidas que resolve o problema, saído do nada, espetacular!  MENTIRA!!!!

Mentira, porque as medidas são voltadas para "formadores de opinião", classe média e média alta que influencia as massas, e ANDA DE CARRO!  A PCR, o Sr. João da Costa e o PT se alinham no papel de "PARTIDO SOCIAL", que pensa no trabalhador, no lado social da comunidade!  Mas os transporte públicos e as bicicletas que são os veículos da grande massa trabalhadora, são simplesmente ignorados. Enquanto se gasta 400 milhões numa via Mangue, se pena apenas 1 milhão para varrer e recuperar os 20 km das ciclovias e ciclofaixas da cidade, e NENHUM CENTAVO nem para os corredores de ônibus, nem para novas cicloinfraestruturas! Este é o partido SOCIAL!  Da ALTA CLASSE SOCIAL!

COMENTEM!!!

PS. Não sei se o JC vai publicar meu comentário. Por isto postei ele aqui!

20 de maio de 2011

CHUPA, JC!

Resgatando velhos conceitos para o futuro da cidade: caso de estudo São Luís. from Cidade Ideia on Vimeo.


VIA ECOCIDADES!


Amigos...

Tem uma pá de posts aqui no Blog cobrando CRIATIVIDADE para resolver o problema da MOBILIDADE NO RECIFE! Como a PCR e a GRANDE RECIFE estão por assim dizer, com a CRIATIVIDADE BLOQUEADA já tem um bom tempo, sugiro que contratem o arquiteto que criou esta maravilha para os transportes publicos de São Luiz, no Maranhão! Vale a pena ver o video e saber o que é uma boa idéia de transporte público voltado para a alta mobilidade dos cidadãos e SEM usar carros!

Repito: CHUPA, JC!

COMENTEM!!!

19 de maio de 2011

NÃO SEJA UM BABACA!


Vía EU VOU DE BIKE. Mais vídeos da campanha lá.


Amigos...

Nos dias que seguem, não vemos muitas campanhas publicitárias que usem de constrangimento ou que criem algum constrangimento para ninguém. Quem tiver um pouco mais de idade deve lembrar das campanhas do SUJISMUNDO, uma séries de cartoons onde um sujeito relaxado fazia coisas absolutamente desprezíveis, como jogar lixo no chão, não cuidar de sua higiene (andava cercado de mosquinhas voadoras!), nem respeitar o espaço do outro. Foi delas que me lembrei quando vi estas campanhas que a CIDADE DE NOVA YORK está levando a mídia, CONSTRANGENDO ciclistas a pedalarem respeitando as regras: respeito ao pedestre, a sinalização e não pedalar nas calçadas. Chamar quem faz isto de JERK = BABACA é o que todos fazemos quando observamos estes "jeitinhos" que alguns ciclistas dão aqui no Recife. Infelizmente, ninguém gosta de ser CONSTRANGIDO, e assim, TODOS evitam e passam a seguir as regras. Quem não o faz, depois que recebe uns "OLHA AI, BABACA!" Começa a fazer. O CONSTRANGIMENTO MORAL é uma forma de controle social que não estamos usando já tem algum tempo, e a julgar pelos desmandos que nossa sociedade pratica, dentre os quais os inúmeros ciclistas que andam em calçadas, furam sinais de trânsito e não respeitam pedestres, precisamos urgentemente trazer de volta!

COMENTEM!!! (Não se sintam CONSTRANGIDOS... ou melhor, SINTAM SIM!)

18 de maio de 2011

ATÉ QUANDO GRITAREMOS...


Viaduto Capitão Temudo, ampliado e sem ciclovia ou calçada
Foto: JORNAL DO COMMERCIO

Amigos...

Tirei alguns momentos para dar um giro nos blogs que anuncio aqui no Pedalando & Olhando, vendo o que reportam, claro, comparando com o Recife.

O EU VOU DE BIKE, com um post sobre o novo projeto chileno PEDALE PARA A ESCOLA , abre espaço para a criação de bike-bus para estudantes, com suporte de monitores. Objtiva mesmo é promover a vida saudável, a atividade física e combater a obesidade juvenil. Idéia ótima. Enquanto isto em um grande colégio perto de você, aqui no HELLCIFE, pais se digladiam por uns metros quadrados para pararem seus poderosos carrões para descarregarem seus filhos, também cada vez mais gordos! Pena, mas João da Costa não tem idéias tão boas quanto Pedro Pablo Errázuriz, ministro dos Transportes do Chile. Simples, barata, eficiente, divertida, e segura!

O PEDALEIRO traz um belo video australiano penso eu, sobre o prazer de pedalar... NÃO CUSTA SONHAR é um video do Planet Bike, fabricante de acessórios para bicicleta, mas que investe cerca de 25% dos lucros na promoção política da bicicleta. Taí uma idéia boa para a Caloi, Monark, etc. Sair um pouco do MTB, Downhill ou Speeds e pensar no mercado "pequenininho" dos milhões de potenciais consumidores que poderiam ir de bicicleta para o trabalho...já imaginou o lucro disto!?

O BICICLETA EM LEITURAS avalia o quanto vale investir em transporte limpo, a bicicleta no meio, é claro (não existe nada mais limpo, exceto andar!). E não deixa de levantar um ponto importante: enquanto o mundo caminha para a bicicleta e outras alternativas que reduzam a participação dos transportes nos danos ao meio ambiente, o Brasil em geral, Recife em particular, políticos, gestores e empresários continuam míopemente investindo em transporte baseado no carro para uso individual. Mesmo com muita gente gritando que isto está errado. Mas até quando gritaremos?

Gritaremos para sempre, se preciso for, até que sejamos ouvidos, e as medidas justas e corretas, tomadas!

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010