9 de julho de 2011

PLANO DE MOBILIDADE! SAI OU NÃO SAI DO PAPEL!

Plano de CICLOVIAS, CICLOFAIXAS E CICLOROTAS para o Recife!
Extraído daqui
Amigos...

Mais um "Plano de Mobilidade e Transporte do Recife".
A PCR não cansa de tentar enrrolar o povo. Não precisamos de MAIS PLANOS. Precisamos de AÇÕES. Pelas minhas contas este deve ser o 10o ou 11o plano similar feito nos últimos 30 anos na cidade. E o que temos? SEI? METRÔ? VLT? BRT?

Não! Temos um bocado de ônibus vagaba, quentes, presos em um trânsito indecente. Bicicletas tratadas como brinquedo. Carros como deuses das ruas.

Queremos AÇÕES. Chega de papo!

COMENTEM!!!

AGENTES DA TRANSFORMAÇÃO

Amigos...

Reclamar de alguma coisa feita ou não feita, se feito com educação e cordialidade, mantendo um clima de tranquilidade, nos coloca na posição de agentes da transformação, em qualquer situação. Melhor ainda se, junto com a reclamação, for oferecida uma forma alternativa, incentivos para a melhora do serviço ou produto. Não basta dizer que o produto ou serviço está ruim ou mal feito. Apontar o que está errado deve ser encarado como uma crítica construtiva para a transformação e o crescimento do outro. Deixar de fazer a crítica é tão pernicioso a quem não fez o melhor que podia quanto a quem recebeu e/ou pagou por algo que não condiz exatamente como o que esperava. Entender a crítica como uma forma de revisão de suas ações, é uma necessidade de todos.

Aqui vai a crítica:
TIRAR CAMELÔS DO CENTRO DO RECIFE, TENTANDO "DAR UM JEITINHO", BURLANDO AS LEIS QUE EXIGEM REGISTROS E ENDEREÇO COMERCIAL PARA QUEM COMERCIA, É UMA BESTEIRA. OS CAMELÔS ESTÃO SE APROVEITANDO DE UMA ESTRUTURA POLÍTICA SOCIAL DA PCR QUE ESTÁ SE LOCUPLETANTO COM ELES PARA BURLAR A LEI. A LEI EXISTE E É IGUAL PARA TODOS. UM COMERCIANTE DE UMA LOJA DO CENTRO PAGA IMPOSTOS E PRECISA SEGUIR A LEI. PORQUE OS CAMELÔS NÃO??? É RETIRAR QUEM NÃO TEM LICENÇA E PONTO FINAL!  SE TOLERAR UM QUE SEJA FUNCIONASSE, ELES NÃO VOLTARIAM, COMO JÁ VOLTARAM!  TIRAR TODOS E JÁ!
Um agente de transformação precisa estar atento tanto na observação quanto na divulgação e no feedback àquele que faz, como uma forma de promover o crescimento pessoal e profissional deles, do que faz e do que compra. Só seguindo a lei é que teremos um país melhor.

COMENTEM!!!

5 de julho de 2011

ACORDA RECIFE...LOGO!!!!

Amigos...

Quando meto o pau na inércia da PCR quanto a implantação das ciclovias, fica parecendo marcação, que tô "encarnando" na idéia dos cabras que não fazem o que deviam. Coitado, tudo inocente! Bando de peste, isto sim!

Olha este mapinha que o povo do COPENHAGENIZE.COM pegou na nossa contrapartida BOGOTÁ, Colômbia... Contrapartida porque Bogotá tá quase na mesma altura do mapa que Recife (tudo tropical). Tá que a cidade está lá nas alturas, no altiplano andino. Mas gente, este mapinha ai é das CICLOROTAS na cidade!  Tem locais em que passam mais de 15.000 ciclistas TODOS OS DIAS! E pensar que 10 anos atrás a cidade estava completamente engarrafada, como o Recife está nos dias de hoje! Hoje tem também um bom sistema de transporte público, baseado no BRT e mais 300 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorotas, CICLORUTAS!
Via COPENHAGENIZE, onde tem mais fotos!
Click no mapa e olhe para quantas linhas de pontos laranja - TUDO CICLORUTA!
Acorda PCR!  Vocês têm a faca e o queijo nas mãos! Ou melhor, uma lata de tinta e um pincel! Só falta vontade para sair criando ciclofaixas compartilhadas em toda a cidade! A Copa tá aí! Vocês têm a ilusão de que uma VIA MANGUE vai resolver os engarrafamentos! Os engarrafamentos são vocês!

COMENTEM!!!

3 de julho de 2011

A BICICLETA,O CLIMA E A VIOLÊNCIA

Amigos...

Tem uma frase a que sempre recorro que funciona: QUEM QUER FAZ, QUEM NÃO QUER CRIA UMA COMISSÃO. Outra muito importante e derivada é: QUEM QUER PEDALAR, DÁ UM JEITO. QUEM NÃO QUER DÁ UMA DESCULPA. E em Recife, existem 2 desculpas clássicas: clima e violência. Clima engloba de chuva, lama e alagamentos, a calor, suor, "vou chegar suada, terei de tomar banho (tradução: tenho preguiça!)". E violência, o medo de assaltos, o medo dos carros "malucos", dos ônibus "sem noção", de morrer cedo, quase sempre descambando para a clássica frase: SE TIVESSE MAIS CICLOVIAS, PODIA SER. Corrobora ou não as frases acima?

Bem, vamos desmontar alguns destes "impecilhos"!

Abaixo, foto tirada em Estocolmo, Suécia. Dia de sol, 28 oC, e o povo pedalando ladeira a cima. Sim, Estocolmo não é plana como Recife. Tem ladeiras para todos os lados. Mas a bicicleta vem sendo ostensivamente promovida pela administração local. Clima é impecilho ou você é que é preguiçoso? Clima não é a barreira real. É a desculpa para ceder ao conforto do carro, sem culpas. Ah, mas existe culpa em usar o carro?! Se você não tem é porque não acordou ainda para o planeta que você pretende deixar para os seus filhos e continua esperando que o poder público o obrigue a fazer sua parte. O meio ambiente infelizmente, INCLUI VOCÊ, e precisa se considerado aqui e agora. Ele não vai se preservar sozinho.
Estocolmo, 28 oC, ladeira acima! Via MENOS UM CARRO
Violência é comentário corrente neste blog. Aquela que nós vemos no dia a dia como motorista, praticamente não afeta ciclistas. O medo é seu real oponente. Vamos aos números: apenas 9% das mortes no trânsito envolvem ciclistas, contra mais de 24% para os carros, 30% para as motos, e mais de 35% para os pedestres. Os dados são de 2009-2010. Diga assim: EU NUNCA PEDALEI SOZINHO NO TRÁFEGO E TENHO MEDO. Isto eu posso entender. Mas como QUEM QUER FAZ, QUEM NÃO QUER... existem inúmeros grupos de pedaladas em Recife, tudo grátis, onde basta você aparecer e sair com eles em giros de 30 km (o que não é muito, acredite!) com mais 100 pessoas quase todas as noites. Com algumas saídas, você com certeza se sentirá seguro para sair só pelas ruas e em breve, estará comutando! Ciclovias são ótimas e ciclofaixas são boas, mas para pedalar nas ruas, você precisa primeiro querer pedalar! Recomendo um "estágio" de 1 mês, pedalando com um grupo como o Corujaqueira ou APS, para você começar a pensar em ficar sem carro! Venha e motive-se!

Quem sabe se você sair desta inércia, o poder público acorda e te dá uma ciclovia até o seu trabalho! Qual seria então a sua desculpa??!

COMENTEM!!!

2 de julho de 2011

ALIVIANTES...

Amigos...

Quem pedala nas grandes cidades, comutando, vive "invejando" os ciclistas de competição, imaginando que eles tem regalias, que as ruas estão sempre livres para eles... bem...não é bem assim!


VIA I AM IN LIKE WITH MY BIKE


COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010