31 de julho de 2011

DO BÊ-A-BÁ...

Pedalando no tráfego é como dançar! do vídeo original de Keri Caffrey no Vimeo. Via I Am In Like With My Bike



Amigos...

As TVs fazem tanta porcaria, bem que podiam produzir uns vídeos seguindo este roteiro. Está em inglês, mas não é tão complexo assim, vc se vira! KKK

COMENTEM!!!

28 de julho de 2011

BOTAR REGRAS PARA FUNCIONAR É DITADURA?

VC ACREDITA QUE O CICLISTA ESTÁ EM UMA CICLOFAIXA NA CAXANGÁ?
VC ACREDITA QUE UM CARRO VAI RESPEITAR O CICLISTA SEM VER A FAIXA QUE A PCR NÃO MANTÉM?


Amigos...

Vida em sociedade exige regras, para definir aonde termina o meu direito e onde começa o seu. Regras que o Estado precisa definir, divulgar para todos, fazer cumprir e punir a quem não cumpre. O Estado não é ruim, não é cúmplice, não é parcial (ou não deve ser, em todos os casos!). Quando o Estado é presente e a sociedade sente sua presença, as regras se tornam claras e o respeito se torna automático. Eu não entro na contramão dirigindo porque sei das consequências. Ele não estaciona em local proibido, porque sabe que vai doer no bolso.

Quando o Estado está ausente ou não marca sua presença, sinalizando as ruas, dispondo seus representantes em locais chave ou circulando de forma a coibir as transgressões, aliada a falta de uma política educacional que fomente o respeito em todos os níveis, temos uma cidade caótica. No momento, o Recife está assim. Acéfala. O Estado neste caso é a Prefeitura da Cidade do Recife.

Enquanto os Joões se digladiam para saber o que vai rolar em 2012, o atual esquece da cidade. Não é meramente uma questão de exercer opções administrativa por parte do nosso atual alcaide. É uma questão de incompetência administrativa mesmo junto com a incapacidade de administrar a cidade para a maioria. De fazer opções voltadas para quem precisa, para quem se espreme todos os dias em ônibus apertados, cheios, quentes; para quem pedala porque nem o dinheiro da passagem tem para o ônibus. E não acredite que alguém que realmente esteja nesta maioria vá aparecer numa CONSULTA POPULAR para cobrar ações de um que eles acham ser poderoso. Esta é uma maioria calada, insegura, receosa de manifestar seu pensamento frente aos poderosos. Quem vai nestas consultas "representando" populares em geral está tão perto dos "poderosos" que já perdeu o medo!

Mas na eleição UNIVERSAL e SECRETA a que o atual alcaide terá de ser submetido em 2012, o medo não tem lugar junto aos eleitores. E não vai ter partido que consiga repor tamanha incompetência no gerenciamento da cidade, por melhor que seja a campanha de marketing que seja realizada. Não vão ser seis meses tentando fazer obras de última hora, que apague 3 anos de inércia e inapetência!

COMENTEM!!!

27 de julho de 2011

AGAMENON... EU JÁ TINHA PREVISTO!

NÃO É A AGAMENON, AINDA! Mas em breve...me aguarde!


Amigos...

Detesto ser aquele que diz: EU NÃO TE DISSE?! Mas neste caso nem precisava usar meus dons de vidente para prever que a "solução" criada pelos "bambambans" da CTTU_RECIFE não ia dar certo. Em qual planeta eles pensam que estão em que fechar umas passagens e tirar umas entradas à esquerda ia funcionar para equilibrar 86 mil carros diários numa avenida como a Agamenon Magalhães?!?!  O "sucesso" cantado pela CTTU na segunda, já virou hoje uma nota no Jornal do Commércio dando conta de que as modificações transferiram os engarrafamentos para a Rua do Espinheiro e da Hora, na Zona Norte, e para a Rua das Creolas, nos Quatro Cantos. E nem precisa ser expert para perceber que se estas ruas já são tradicionamente problemáticas, o que aconteceria se vc forçasse o aumento do tráfego em giros por elas?!  Eu mesmo precisei usar o carro ontem e me deparei com um inferno de vários engarrafamentos na área. Fluir? Só em pensamento!
Será que o povo da CTTU e da PCR não percebe as mancadas que dá?! COMPETÊNCIA é o que falta ao órgão. Competência para notar que não se resolve o problema da mobilidade com soluções PRÓ-CARRO!  As soluções precisam fazer com que o tráfego supersaturado (dizem os químicos quando uma solução química está além da saturação pelo uso de condições de temperatura e pressão adequadas!), seja reduzido. E como o problema são os carros, para reduzir a supersaturação só TIRANDO CARROS DAS RUAS!  Promovendo alternativas, impedindo o fluxo em determinados horários, proibindo os estacionamentos, multando os irregulares de forma exemplar. Tornando a vida de quem tem carro um INFERNO, vc vai conseguir demover as pessoas da necessidade de usa-los.  E sem poder usa-los, as pessoas irão para o transporte público NA MARRA, e para as bicicletas, NA BOA! E também para as motos, na preguiça que atinge a maioria!  Mas uma moto ocupa uma fração do espaço do carro e ainda é muito melhor que ele, neste sentido.
Quer melhorar o tráfego realmente: TIRE CARROS DAS RUAS; EXIJA QUALIDADE, CONFORTO E QUANTIDADE DOS ÔNIBUS; FACILITE E PROTEJA AS BICICLETAS; e acima de tudo, CAÇE OS INFRATORES DE TODO TIPO, mostrando afinal quem manda no espaço público, para o bem de todos!

COMENTEM!!!

26 de julho de 2011

AINDA VAI DEMORAR...MAS QUEM SABE UM DIA!



Amigos...

Este vídeo é para dar um gostinho de civilização e mercado, e ajudar a mudar a associação "bicicleta-veículo de pobre"! Mostra o lançamento de uma nova jaqueta, feita para ciclistas ELEGANTES, em Londres. Sim, em Londres existe mercado para consumo de bens como este. Não ache que é presunção minha querer que tenhamos algo assim, não uma jaqueta, porque é claro que aqui não precisamos delas! Mas observe que um ou dois anos atrás, ninguém pensaria nisto, mesmo em Londres. Aliás, quem acompanha meu blog e especialmente as notícias do BLOGS ON BIKE, que mostram as notícias onde a mobilidade por bicicleta é o centro, pode observar um crescente no mercado de produtos e serviços para quem usa a bicicleta no dia a dia. E não coisas para pessoas de baixa renda! São peças de luxo, capacetes especiais para o dia a dia seguro, equipamentos e muito vestuário para ciclistas que aliam conforto, segurança e muito estilo. Peças como esta, com refletores e adereços de segurança para quando você estiver pedalando, e que possuem a capacidade "transformer" de ficar elegantes com o mínimo de esforço.
Mesmo sabendo que não vamos nunca precisar de um casaco desses aqui em Recife, uma notícia como essa mostra que a bicicleta vem ganhando espaço em camadas mais elevadas financeiramente falando, depois de já haver conquistado aqueles que pensam!
Pense nisto!
COMENTEM!!!

25 de julho de 2011

RÁPIDO E FULGAZ ou LENTO E CHATO?

Amigos...

Entre limites extremos, no caminho do meio como definiu Buda, devemos viver a vida. Nem loucamente, sem limites, torrando tudo e todos, comendo, bebendo, fumando e tomando de tudo, sem pensar no amanhã. Nem tão mansamente que nem pegadas (filhos, produção, idéias, ações e realizações) deixe na terra durante sua passagem. Esta reflexão vem provocada pela morte de Amy Winehouse, que reputo ter uma voz realmente impressionante. Mas também pela observação de tantas vidas vazias, afeitas ao seguro total, a uma vida de segurança. Ou por outro lado, numa vida de experiências extremas, da adrenalina a mil, de liberdade total e irrestrita, sem objetivos definidos exceto a excitação além da medida. A vida nunca foi segura, nem mesmo para aqueles que muito tem, que tudo podem. Nem estes escapam de doenças mortais, drogas ilusórias, gente ruim. E a vida também não foi feita para ser desperdiçada em atos vazios. Entre limites extremos existe o caminho do meio, como definiu Buda.

Cabe a cada um definir e buscar seus objetivos, lembrar o que seu espírito veio fazer aqui, o que veio aprender, realizar, experimentar. E dentro destes objetivos, trilhar o caminho do guerreiro: não deixar de lutar, não deixar esmorecer, não fugir ao sacrifício necessário a realiza-los. Sinto a passagem de Amy como algo que estava anunciada já tem algum tempo, pela vida que ela levava. Mas sinto que ela não tenha percebido o dom com que ela nasceu, e o tenha disperdiçado de forma tão fulgaz.

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010