7 de agosto de 2011

APS VISITA EAMPE...

Vista dos Fundos da EAMPE, justamente onde o Beberibe encontra o Capibaribe
para formar o Oceano Atlântico


Amigos...

O APS hoje saiu para fazer uma visita a EAMPE - Escola de Aprendizes de Marinheiro na divisa entre Recife e Olinda.  Lugar que sempre passamos, mas não entramos.  É difícil, órgão da Marinha do Brasil voltado ao treinamento de marinheiros. Mas sempre desperta a curiosidade, porque fica a margem do Canal do Beberibe, bem perto de onde o BEBERIBE e o CAPIBARIBE se juntam para "formar o OCEANO ATLÂNTICO"! KKK Piadas a parte, a Escola é bem conservada e atende a inúmeros candidatos a marinharia. Circulamos pelas instalações, inclusive o interessante navio de concreto, área de treino específico para os aprendizes.
Outro ponto alto do passeio foi a passagem pelo pontilhão de pedestres e ciclistas da Ponte Joaquim Cardoso entre os Coelhos e o Coque.  Primeiro nunca soube que aquilo existia. Entre dois bairros com fama de violência, só passamos por conta do número de ciclistas. Peitar 200 ciclistas (ou quase) não é para qualquer ladrãozinho.  De qq forma, interessante a travessia do Capibaribe através desta passagem, poupando muito arrudeio para quem precisa. Alguns lugares do Recife a gente só vê de bike e no APS!

FOTOS AQUI, NO PICASA!

Ótimo passeio, APS!

VEJAM AS FOTOS E COMENTEM!!!

3 de agosto de 2011

PELO MUNDO...

Amigos...

VOCÊ NÃO ESTÁ PRESO NO TRÁFEGO, VOCÊ É O TRÁFEGO! 
VÁ DE BIKE, LIBERTE-SE!

Via Pedaleiro

É algo que você precisa se convencer e a todos que o cercam. Ouviu alguém falar mal do engarrafamento: VOCÊ É O ENGARRAFAMENTO, PORQUE RECLAMA? Falou mal do tráfego: VOCÊ É O TRÁFEGO, TÁ RECLAMANDO DO QUE? COMO VOCÊ VAI CONTRIBUIR PARA DIMINUIR ESTE PERRENGUE QUE VOCÊ ESTÁ CRIANDO!?!

Quanto mais pessoas se conscientizarem, maior a probabilidade de acontecerem 2 coisas:
  1. Mais pessoas passarem a usar o ônibus, a cobrar o ônibus melhor, a xingar o prefeito que não bota um sistema de ônibus melhor na cidade!  Quem sabe escolher um prefeito decente!
  2. Mais pessoas começarem a usar a bicicleta, a cobrar mais espaço e respeito aos ciclistas, a exigir mais espaço exclusivo para os ciclistas nas ruas! Quem sabe escolher um prefeito decente!
Não se conseguem grandes transformações instântaneas, ainda mais com estes políticos retrógrados que temos escolhido. Só nos resta lutar, cada dia e com mais empenho todos os dias. É uma luta nobre, mesmo inglória e tão demorada. Mas é o caminho de qualquer guerreiro, em busca de um mundo melhor!

COMENTEM!!!

1 de agosto de 2011

UFPe - MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE



Amigos...

Sou um usuário do mais sofisticado meio de transporte, ainda não completamente copiado: MINHAS PERNAS! Este sistema exige apenas para nosso conforto e segurança, calçadas acessíveis. Muitas pessoas não podem mais usar este sistema, sendo obrigados a utilizar cadeiras de rodas para se deslocar, os cadeirantes. Outras apesar de poderem utiliza-lo, já não possuem reflexos suficientes para driblar os riscos de nossas calçadas: os idosos em especial! Infelizmente, a administração da UFPe não tem nem idosos, nem cadeirantes, e a maioria não deve ter nem pai nem mãe idosos. Vai que são mesmo é "filhos de chocadeira", os ingratos. É isto ou é completo esquecimento das necessidades que estas pessoas têm. Não pelos estudantes. Conceito local é que estudante tem mesmo que sifu! Para que usar calçada?  Anda na rua "mermo" e se morrer, "priu" já era! Mas a UNIVERSIDADE tem muitas pessoas idosas que frequentam a UNATI (Universidade da Terceira Idade), além de muitas outras que andam pelo campus entre uma aula e outra, até o RU, a BC. No entanto, seu campus é feito APENAS para quem tem carro. Qualquer pessoa que pense em andar precisa além de evitar os carros, se esquivar dos buracos, se desviar dos alagados, e se segurar para não escorregar. Impensável uma UNIVERSIDADE que quer se projetar para o exterior e não consegue nem manter suas calçadas usáveis por todos. E isto para nem falar que só se entra de carro, moto ou bicicleta pela temida "Rotatória da Morte", que simplesmente fica impossível de passar quando chove!

UFPE
MOBILIDADE 3

ACESSIBILIDADE 0
MÉDIA 1,5
CONCEITO É ruim mesmo! 
REPROVADA!

E para não dizer que sou parcial, vejam as fotos acima!

E COMENTEM!!!

31 de julho de 2011

DO BÊ-A-BÁ...

Pedalando no tráfego é como dançar! do vídeo original de Keri Caffrey no Vimeo. Via I Am In Like With My Bike



Amigos...

As TVs fazem tanta porcaria, bem que podiam produzir uns vídeos seguindo este roteiro. Está em inglês, mas não é tão complexo assim, vc se vira! KKK

COMENTEM!!!

28 de julho de 2011

BOTAR REGRAS PARA FUNCIONAR É DITADURA?

VC ACREDITA QUE O CICLISTA ESTÁ EM UMA CICLOFAIXA NA CAXANGÁ?
VC ACREDITA QUE UM CARRO VAI RESPEITAR O CICLISTA SEM VER A FAIXA QUE A PCR NÃO MANTÉM?


Amigos...

Vida em sociedade exige regras, para definir aonde termina o meu direito e onde começa o seu. Regras que o Estado precisa definir, divulgar para todos, fazer cumprir e punir a quem não cumpre. O Estado não é ruim, não é cúmplice, não é parcial (ou não deve ser, em todos os casos!). Quando o Estado é presente e a sociedade sente sua presença, as regras se tornam claras e o respeito se torna automático. Eu não entro na contramão dirigindo porque sei das consequências. Ele não estaciona em local proibido, porque sabe que vai doer no bolso.

Quando o Estado está ausente ou não marca sua presença, sinalizando as ruas, dispondo seus representantes em locais chave ou circulando de forma a coibir as transgressões, aliada a falta de uma política educacional que fomente o respeito em todos os níveis, temos uma cidade caótica. No momento, o Recife está assim. Acéfala. O Estado neste caso é a Prefeitura da Cidade do Recife.

Enquanto os Joões se digladiam para saber o que vai rolar em 2012, o atual esquece da cidade. Não é meramente uma questão de exercer opções administrativa por parte do nosso atual alcaide. É uma questão de incompetência administrativa mesmo junto com a incapacidade de administrar a cidade para a maioria. De fazer opções voltadas para quem precisa, para quem se espreme todos os dias em ônibus apertados, cheios, quentes; para quem pedala porque nem o dinheiro da passagem tem para o ônibus. E não acredite que alguém que realmente esteja nesta maioria vá aparecer numa CONSULTA POPULAR para cobrar ações de um que eles acham ser poderoso. Esta é uma maioria calada, insegura, receosa de manifestar seu pensamento frente aos poderosos. Quem vai nestas consultas "representando" populares em geral está tão perto dos "poderosos" que já perdeu o medo!

Mas na eleição UNIVERSAL e SECRETA a que o atual alcaide terá de ser submetido em 2012, o medo não tem lugar junto aos eleitores. E não vai ter partido que consiga repor tamanha incompetência no gerenciamento da cidade, por melhor que seja a campanha de marketing que seja realizada. Não vão ser seis meses tentando fazer obras de última hora, que apague 3 anos de inércia e inapetência!

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010