12 de agosto de 2011

CARROS, CARROS E MAIS CARROS...


"DESCE DESSA BICICLETA, DUDA, QUE COISA DE MENINO! 
VÊ SE CRESCE E DEIXA DE ENGANAR CICLISTA"
Durante a campanha, em passeio ciclistico, era todo receptivo.
Agora, na hora do VAMOVER, a bicicleta é apenas uma possibilidade...
AÇÕES REAIS PARA OS CICLISTAS, EDUARDO, SÃO PROMESSAS DE SUA CAMPANHA!
Amigos...

Apesar do título deste post remeter a nossa infame carrocracia, o tema é realmente o que nós ciclistas e comutadores em geral vamos lucrar com as últimas propostas para melhorar o trânsito no Recife! Sim, apesar do Governador Eduardo Campos ter renunciado a sua experiência ciclística (ele ERA ciclista e saía no Pedal Clube acho eu!), ao lançar seu novo pacote de ações para melhorar o trânsito na Agamenon e no Corredor Leste-Oeste, estas mesmas ações darão pelo menos 3 anos de engarrafamentos, problemas infernais de trânsito e muita dor de cabeça a quem não pedala. Quem for viciado em carro, vá se preparando, que os atuais engarrafamentos não serão NADA perto dos que vão acontecer quando eles cavarem o buracão para o túnel na Real da Torre com Caxangá, ou quando começarem a fazer 4 viadutos em 4 complicadíssimos engarrafamentos FIXOS na Agamenon.

Claro que eles sempre têm a possibilidade de evoluir, e comprar uma bike.

E que fique claro que o Governador até anunciou que ciclovias, integração modal e também a integração ao sistema de quem não pode pagar as altas passagens de ônibus, são também prioridades do pacote. Mas nenhuma obra "de porte" para isso foi anunciada. Ora, se quando os políticos falam, existe apenas 10% de probabilidade de que aquilo vire algo concreto, imagine quando NÃO FALAM?!

Portanto, continuamos Pedalando & Olhando, enquanto os viciados em carro ficarão cada vez mais parados pelos próximos 3 anos! E claro, sem deixar de aproveitar todos os momentos para convidar alguns deles para nos acompanhar e experimentar o Recife sem engarrafamentos que todo ciclista conhece!

COMENTEM!!!

9 de agosto de 2011

MOBILIDADE OU COMÉRCIO? PURA FICÇÃO?

Amigos...

Que o sistema de transportes públicos do Recife não é lá essas coisas, todos estão carecas de saber! Ainda mais se leem este blog com  alguma assiduidade, porque não deixamos passar nada! Então ai vão outros dois casos INTERESSANTES um sobre estes transportes e outro sobre mobilidade e ficção científica, um paralelo que só a PCR consegue traçar!
Primeiro, uma parada de ônibus onde a informação necessária não existe, mas os cartazes para vender MAIS telefone celular sobram! Aqui nesta foto, vemos a parada de ônibus em frente ao McDonalds de Casa Forte, do outro lado do Shopping Plaza. Cadê a Grande Recife que não cobra a colocação de pelo menos uma relação das linhas que passam aqui? Cartaz da Claro, sobra!

Depois, passei hoje pela "ALTERNATIVA DA CORONEL REBELINHO", em Boa Viagem. Segundo a PCR, é uma alternativa a circulação pela Domingos Ferreira, em direção contrária a Av. Boa Viagem e a Av. Conselheiro Aguiar. Mas é tão enrrolada, tão mal sinalizada, que ninguém em sã consciência vai usa-la com a frequência necessária para desengavetar a Domingos Ferreira. Não existe como rota, quando muito como uma sequência de entradas e saídas de ruas, até chegar ao 2o Jardim. Não dá para fazer melhor mesmo, mas anunciar como solução, ME FAÇA!!! Muito marketing, pouco trabalho. Uma verdadeira obra de ficção científica! É a cara de João da Costa!

COMENTEM!!!

7 de agosto de 2011

APS VISITA EAMPE...

Vista dos Fundos da EAMPE, justamente onde o Beberibe encontra o Capibaribe
para formar o Oceano Atlântico


Amigos...

O APS hoje saiu para fazer uma visita a EAMPE - Escola de Aprendizes de Marinheiro na divisa entre Recife e Olinda.  Lugar que sempre passamos, mas não entramos.  É difícil, órgão da Marinha do Brasil voltado ao treinamento de marinheiros. Mas sempre desperta a curiosidade, porque fica a margem do Canal do Beberibe, bem perto de onde o BEBERIBE e o CAPIBARIBE se juntam para "formar o OCEANO ATLÂNTICO"! KKK Piadas a parte, a Escola é bem conservada e atende a inúmeros candidatos a marinharia. Circulamos pelas instalações, inclusive o interessante navio de concreto, área de treino específico para os aprendizes.
Outro ponto alto do passeio foi a passagem pelo pontilhão de pedestres e ciclistas da Ponte Joaquim Cardoso entre os Coelhos e o Coque.  Primeiro nunca soube que aquilo existia. Entre dois bairros com fama de violência, só passamos por conta do número de ciclistas. Peitar 200 ciclistas (ou quase) não é para qualquer ladrãozinho.  De qq forma, interessante a travessia do Capibaribe através desta passagem, poupando muito arrudeio para quem precisa. Alguns lugares do Recife a gente só vê de bike e no APS!

FOTOS AQUI, NO PICASA!

Ótimo passeio, APS!

VEJAM AS FOTOS E COMENTEM!!!

3 de agosto de 2011

PELO MUNDO...

Amigos...

VOCÊ NÃO ESTÁ PRESO NO TRÁFEGO, VOCÊ É O TRÁFEGO! 
VÁ DE BIKE, LIBERTE-SE!

Via Pedaleiro

É algo que você precisa se convencer e a todos que o cercam. Ouviu alguém falar mal do engarrafamento: VOCÊ É O ENGARRAFAMENTO, PORQUE RECLAMA? Falou mal do tráfego: VOCÊ É O TRÁFEGO, TÁ RECLAMANDO DO QUE? COMO VOCÊ VAI CONTRIBUIR PARA DIMINUIR ESTE PERRENGUE QUE VOCÊ ESTÁ CRIANDO!?!

Quanto mais pessoas se conscientizarem, maior a probabilidade de acontecerem 2 coisas:
  1. Mais pessoas passarem a usar o ônibus, a cobrar o ônibus melhor, a xingar o prefeito que não bota um sistema de ônibus melhor na cidade!  Quem sabe escolher um prefeito decente!
  2. Mais pessoas começarem a usar a bicicleta, a cobrar mais espaço e respeito aos ciclistas, a exigir mais espaço exclusivo para os ciclistas nas ruas! Quem sabe escolher um prefeito decente!
Não se conseguem grandes transformações instântaneas, ainda mais com estes políticos retrógrados que temos escolhido. Só nos resta lutar, cada dia e com mais empenho todos os dias. É uma luta nobre, mesmo inglória e tão demorada. Mas é o caminho de qualquer guerreiro, em busca de um mundo melhor!

COMENTEM!!!

1 de agosto de 2011

UFPe - MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE



Amigos...

Sou um usuário do mais sofisticado meio de transporte, ainda não completamente copiado: MINHAS PERNAS! Este sistema exige apenas para nosso conforto e segurança, calçadas acessíveis. Muitas pessoas não podem mais usar este sistema, sendo obrigados a utilizar cadeiras de rodas para se deslocar, os cadeirantes. Outras apesar de poderem utiliza-lo, já não possuem reflexos suficientes para driblar os riscos de nossas calçadas: os idosos em especial! Infelizmente, a administração da UFPe não tem nem idosos, nem cadeirantes, e a maioria não deve ter nem pai nem mãe idosos. Vai que são mesmo é "filhos de chocadeira", os ingratos. É isto ou é completo esquecimento das necessidades que estas pessoas têm. Não pelos estudantes. Conceito local é que estudante tem mesmo que sifu! Para que usar calçada?  Anda na rua "mermo" e se morrer, "priu" já era! Mas a UNIVERSIDADE tem muitas pessoas idosas que frequentam a UNATI (Universidade da Terceira Idade), além de muitas outras que andam pelo campus entre uma aula e outra, até o RU, a BC. No entanto, seu campus é feito APENAS para quem tem carro. Qualquer pessoa que pense em andar precisa além de evitar os carros, se esquivar dos buracos, se desviar dos alagados, e se segurar para não escorregar. Impensável uma UNIVERSIDADE que quer se projetar para o exterior e não consegue nem manter suas calçadas usáveis por todos. E isto para nem falar que só se entra de carro, moto ou bicicleta pela temida "Rotatória da Morte", que simplesmente fica impossível de passar quando chove!

UFPE
MOBILIDADE 3

ACESSIBILIDADE 0
MÉDIA 1,5
CONCEITO É ruim mesmo! 
REPROVADA!

E para não dizer que sou parcial, vejam as fotos acima!

E COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010