10 de dezembro de 2011

OS ESQUECIDOS...DE NOVO!


Alguém está vendo alguma ciclovia nesse sistema viário?


Amigos...

Tem alguma coisa com os dirigentes da cidade do Recife e do Estado que eu realmente não entendo.  O prefeito atual só pensa em grandes avenidas, pontes e viadutos. No resto não faz nada!  O atual governador é um ex-ciclista, acostumado a pedalar nos grupos pela cidade, e se diz um defensor da bicicleta como meio de transporte. Mas anuncia que vão fazer 4 viadutos na Av.Agamenon Magalhães para aumentar a fluidez dos carros! E sem ciclovias!  Os planos anunciados não fazem menção alguma as ciclovias no novo sistema, que é voltado TEORICAMENTE para permitir a implantação de um corredor exclusivo de ÔNIBUS, mas que os desenhos não trazem nenhum espaço próprio para isso.  É só obra de engenharia, "voando" por cima da avenida sem uma qualificação real para melhoria da mobilidade SUSTENTÁVEL.  Será que nossos políticos não enxergam a irresponsabilidade de tais atos, e não entende que mais avenida, viaduto e ponte só aumenta a quantidade de carros nas ruas, sem nunca melhorar realmente a mobilidade por mais que um curto espaço de tempo? Serão poucos meses de sossego e fluxo, e logo começaremos a encontrar a cidade parada, EM CIMA DOS VIADUTOS "BALANÇO"! Espero que, pelo menos, os engenheiros projetem para ter um balanço que aguente uma tropa de caminhões lotados em cima!
E sabe o que é pior? Existe uma lei que obriga todos os grandes empreendimentos de mobilidade a ter uma  estrutura cicloviária, e não parece estar sendo nem lembrada, nem considerada.  Quero a minha parte desse latifundio!  Quero minhas ciclovias!

COMENTEM!!!

7 de dezembro de 2011

QUANDO PEDALAMOS...

Amigos...

Quando pedalamos nos sentimos mais próximos de Deus.  Ele nos garante uma vida cheia de movimentos, muitos em nosso sentido, muitos contra nós, mas só Ele nos garante seguir em frente. Só Ele nos mantém aqui, até o momento que desejar. 

Quando pedalamos nos sentimos mais vivos.  Sim, como pedalar é como a vida, se parar cai, só pedalando nos sentimos realmente vivos. Mesmo quando achamos que não podemos mais pedalar, nossa vida pede.

Quando pedalamos percebemos mais o amor. É um amor bandido: só o amor dos motoristas pelo carro dele nos mantém vivos. Mas é amor.  De alguma forma enquanto ele preserva o carro dele, protege quem pedala.

Quando pedalamos somos nós mesmos, estamos além das aparências. Para os outros, somos apenas uma pessoa que pedala. Para cada um que segue seu caminho pedalando sem barreiras, é uma oportunidade de estar consigo mesmo, sem o stress dos engarrafamentos.

Quando pedalamos somos felizes.

O resto é mixaria!

COMENTEM!!!

SEM MAIS CAMISETAS...

Amigos...

Para quem entrar no P&O procurando camisetas, avisamos que deixamos de produzi-las. Estou completamente sem tempo de correr atrás fazendo as produções. Peço que entendam... tudo em nome da ciência!

...

5 de dezembro de 2011

COM CAPACETE OU SEM...?

Daqui
Amigos...

O site COPENHAGENIZE.COM é uma referência no uso da bicicleta como meio de transporte urbano e defende com unhas e dentes o NÃO USO do capacete como essencial a mobilidade por bikes.  Na Dinamarca não é obrigatório, mas claro que o povo do É MAIS SEGURO, VC PODE CAIR, BATE A CABEÇA, ou OS CARROS JOGAM POR CIMA... não gosta.  Alguns tem tentado passar leis que obriguem o uso do capacete, mas claro, os civilizadissimos cidadãos da Dinamarca não aprovam e não caem na asneira de aceitar esse medo.  Morro de inveja!
Adoraria pedalar como na infância, com minha "vasta cabeleira" exposta ao vento! KKKK
Acredito mesmo que o capacete é um acessório moderno voltado a te dar uma ilusão de proteção que sossegue a sua paranóia de segurança a todo custo. Basta ver quantos seguros a gente paga hoje em dia, para ter uma ilusão de que estamos protegidos, que já se percebe a paranóia da segurança a todo custo em ação.
Bem, minha inveja principal é a qualidade dos asfalto dinamarquês e da educação do povo.  Eu uso capacete e estimulo todos a usarem, mas não porque o tráfego é pesado, ou me sinto ameaçado pelos carros. Eu uso o capacete por conta dos BURACOS, DESNÍVEIS, REMENDOS, BOCAS DE LOBO ABERTAS, e CANALETAS DE DRENAGEM QUE PARECEM ABISMOS! Eu uso porque vivo numa cidade construída em cima do mangue e feita "de farinha": bate água, fofa tudo!  Torço para que os dinamarqueses continuem com o nível de educação e qualidade do asfalto que nunca precisem usar o capacete para se proteger e seguir sendo exemplo de mobilidade sustentável e segura. Mas, enquanto o Recife não assume sua ascendência holandesa de vez, vou continuar usando o meu e defendendo o uso, sonhando com o dia em que minha vasta cabeleira de 4 fios possa flutuar ao vento!
COMENTEM!!!


3 de dezembro de 2011

A LEI É PARA TODOS...


Amigos...

No Brasil, temos um certo descaso com a lei. Ela não é ensinada nas escolas, é ignorada por muitos, e sumariamente desrespeitada por vários, a começar por aqueles que deveriam respeita-la acima de tudo, como os políticos e os policiais.  E se tem quem não a segue ou a vigie, sua importância para a vida em comum é desprezada.

Como ciclistas queremos o nosso espaço.  Queremos que os carros nos respeitem, queremos que a lei nos respeite. Mas muitos de nós, por vários motivos, não oferecemos em contrapartida, respeito ao carro, ao ônibus e ao pedestre.  Muitos nem sabem que o ciclista também tem de respeitar a lei do trânsito. Muitos nem sabem que existe uma lei para controlar o trânsito. E muitos que sabem, nunca a leram.  Os órgãos de trânsito que nos dão uma licença para dirigir, nem mesmo se lembram dos ciclistas nas provas de direção defensiva. Somos ignorados e muitos são os ignorantes dos direitos e deveres que temos ao conduzir nossos veículos pelas ruas. Tem quem pedale na calçada, que roda pela contramão, que fura sinal de trânsito, que despreza os ônibus e os pedestres. Tem quem ache que a bicicleta é apenas uma extensão de suas pernas, e como "ciclopedestre" pode tudo que o pedestre pode, o que no Brasil equivale a um lote de coisas erradas.

Se pretendemos conquistar um espaço para nós, ciclistas, precisamos ser antes de tudo, melhores do que eles. Não podemos alegar que estamos estressados para pedalar feito loucos ou quebrar todas as regras em nome da nossa mobilidade, coisa comum entre os motoristas.  Isso só nos deixa igual a eles, ou pior, porque passa aos outros que a bicicleta é um veículo inseguro.  Se queremos o nosso, vamos respeitar a todos os personagens que andam, pedalam ou dirigem nas ruas, e dar o exemplo de algo melhor, de respeito e correção.  As transformações sociais pacíficas costumam ser lentas, e exigem de nós que sejamos pacientes e perseverantes. Então todas as vezes que você sair para pedalar, lembre que mais que simplesmente seguir a lei por seguir, você precisa ser um exemplo de que a cidade pode ser melhor e mais humana. 

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010