31 de dezembro de 2011

MAIS UMA...OU DUAS!

CADÊ MINHA CICLOVIA???
Amigos...

Duas novas "idéias" mirabolantes para resolver o trânsito do Recife. 

1) Opositores dos 4 viadutos da Agamenon vieram com um projeto ainda mais mirabolante: um viaduto de 2,2km de extensão sobre o canal da Agamenon. Ao invés de cruzar em 4 pontos, um "voo" sobre a Agamenon toda! E também esqueceram da ciclovia! Observe que a solução da Agamenon não inclui ciclovia, e é uma solução simples para TIRAR OS ÔNIBUS DA AVENIDA, criando um BRT "cala-boca" dos que querem mais mobilidade, mas nos finalmente é apenas para deixar mais espaço para os CARROS! Eu posso com isso?! Ao invés de 8 faixas (4 em cada sentido!) vamos ter 12! E isso vai melhorar a mobilidade por QUANTO TEMPO?!?!?

2) A nova ponte sobre o rio Capibaribe, parte da terceira perimetral, projetada a séculos. E sem ciclovia!   Abaixo a noticia da ponte. A opção dos "atingidos" pelos 4 viadutos está no blog do Jamildo, aqui!  Bom de ler são os COMENTÁRIOS no blog!

NOTÍCIA DO JC DE HOJE, SÁBADO 31/JANEIRO/2011.
Nova ponte sobre o Capibaribe
MOBILIDADE A obra faz parte da Terceira Perimetral e vai interligar os bairros da Iputinga e de Monteiro, melhorando trânsito na região 
Há seis anos, a Prefeitura do Recife anuncia a construção de uma ponte para encurtar as distâncias entre os bairros do Monteiro (Zona Norte) e da Iputinga (Zona Oeste), pelo programa Capibaribe Melhor. Esta semana, o prefeito João da Costa (PT) prometeu para fevereiro de 2012 o início da obra.“Fevereiro é uma previsão, a licitação para escolha da empresa que vai executar o serviço está pronta e em análise pelo modelo internacional de financiamento do Banco Mundial”, explica o coordenador do Capibaribe Melhor, Guilherme Tavares. São rituais que devem ser cumpridos, acrescenta. A ponte terá 280 metros de extensão e 20 metros de largura, com quatro faixas para circulação de veículos e área de pedestre. Duas faixas funcionarão no sentido Monteiro-Iputinga e duas no trajeto inverso. Segundo Guilherme Tavares, o tempo de execução previsto no contrato é de 18 meses.....(resto foi omitido pq falava dos parques e não da ponte!).


Dinheiro para todo lado, e sem ciclovias. Quando é que os nossos gestores vão gastar o nosso dinheiro focando na mobilidade da cidade? Quando teremos BRTs integrando toda a cidade? Quando teremos uma bilhetagem integrada que permita o uso do sistema por 1h facilitando o uso como fazem os idosos (podem pegar um ônibus e integrar com outros, sem pagar nada!)? Quando teremos ciclovias, ciclofaixas, sem falar de bicicletários seguros e protegidos nas estações do metrô e nos terminais de integração, para podermos expandir nossa mobilidade? Quando veremos a PCR escolher a mobilidade da maioria em detrimento da minoria viciada em carro?!

Existem soluções mais fáceis e mais baratas para expandir a mobilidade na cidade, mas isso DEPENDE de um prefeito com CORAGEM e VONTADE, capaz de tomar decisões sem pensar na reeleição, sem pensar em sua popularidade.  Precisa pensar como GESTOR PROFISSIONAL da CIDADE. Qualquer manual de administração explica o básico de mobilidade dentro de uma empresa. Mas os diplomas dos nossos gestores nunca foram conferidos mesmo!  Obras para melhorar o tráfego de carros têm uma vida curtissima e só servem aos intere$$e$ de quem constrói!  Quando nossos prefeitos vão pensar nas pessoas que os elegem ao invés de pensar em quem paga suas campanhas?

COMENTEM!!!

ps. DESCULPEM OS GRITOS no texto (maiúsculas e letras gigantes!), mas é para ver se alguém ouve esse apelo desesperado por uma cidade melhor!!!

28 de dezembro de 2011

OBRAS... PARA QUE TE QUERO!?

Amigos...

Que Recife precisa fazer um bocado de obras para melhorar a mobilidade na cidade ninguém contesta.  A cidade parou no tempo em que tinha 20% dos carros de hoje, uns 40% das linhas de ônibus, e pouca gente se aventurava a usar motocicletas e bicicletas para se mexer.  Ademais, cadeirantes eram poucos e cruelmente esquecidos.  Idosos? Esses eram beneficiados nas calçadas porque a cidade ainda vigiava e cobrava dos proprietários mante-las, mas eram esquecidos nos ônibus.  Resumindo, era ruim para alguns, bom para outros. Mas a cidade andava!

E o que aconteceu foi o "boom" da riqueza. De repente não somos mais "terceiro mundo", "gigante adormecido", "economia do futuro".  De repente, carros e motos pululam para tudo quanto é lado. Prédios sobem com uma rapidez de LEGO, torres e mais torres em ruas que mal cabem as casas que  já tinham.  Esgoto, água e mobilidade, indo literalmente na contramão, "por água abaixo"!

Mas a se pensar se as soluções que os gestores atuais propõem para o Recife são realmente válidas. Já tem muita gente falando que a cidade não comporta um carro por cidadão, que precisa oferecer um sistema público de transporte DECENTE para minimizar o problema.  Mas ainda tem muitos gestores que acreditam em desafogar o trânsito para os carros. Em entrevista segunda bem cedo no Jornal da Manhã da Globo local, o Secretário das Cidades defendeu os 4 viadutos da Agamenon para em um primeiro momento, "desafogar o trânsito na avenida", e deixa-la preparada para a implantação FUTURA de um BRT (sistema de ônibus rápido!).  Não deveria ser o contrário? Não deveríamos implantar o BRT para fazer as pessoas deixarem seus carros em casa e assim, DESAFOGAREM O TRÂNSITO na avenida?! Será que apenas eu vejo que os gestores continuam CAGANDO E ANDANDO para quem precisa usar ônibus?!  E em momento algum, foi dito que os viadutos vão ter ciclovias, nem que essas ciclovias vão ser integradas! 

Afinal, algum dia esses gestores vão querer realmente melhorar o tráfego da cidade, ou estão de olho no que rola "por baixo" de tanto viaduto, ponte e perimetral, e tantas outras "obras"?!  Até quando vamos tolerar esses desmandos com o nosso dinheiro e participar mais desse processo decisório, não orientado pela mídia que também fatura com o carro??  Quando nosso poder público vai por a mobilidade dos cidadãos (da grande MAIORIA que não tem carro, AINDA!), em pauta e com prioridade sobre os carrocratas tresloucados?! Queremos um sistema para todos, que atenda a quem precisar se locomover pela cidade, com conforto, pontualidade e qualidade no atendimento, e não mais um lote de obra para dar lucro a quem decide!

COMENTEM!!!

26 de dezembro de 2011

GASTANDO DIREITO...

Vista da ciclovia suspensa em Copenhagen (via Copenhagenize.com)

Amigos...

Quem acompanham o blog sabe que defendo o uso da bicicleta de forma integrada. Muitos com quem falo, dizem que a bicicleta precisa de ciclovias, de espaços próprios, mas ao mesmo tempo, reconhecem a quase impossibilidade de se retirar espaço dos carros para por uma ciclovia ou ciclofaixa.  ESPEREM!  Não é retirar o espaço que é o problema, mas a reação dos motoristas e viciados em carro que é!  Políticos são essencialmente covardes em enfrentar a massa, mesmo que seja em prol da mesma massa e especialmente, se a massa enfrentada for a que tem dinheiro para pagar suas campanhas! Peitar o status quo carrocrático não é para qualquer um. Primeiro porque a tal "imprensa livre", que deveria apoiar toda e qualquer iniciativa que fosse voltada a grande maioria das pessoas, não é livre coisa nenhuma.  Basta contar os anúncios de carro em qualquer tv ou jornal de grande circulação para se entender que nossa imprensa está para lá de comprometida com as 4 rodas, e só tem coragem para pequenas notas, nunca para uma campanha real de defesa do espaço público para todos!  Mas de volta ao problema das ciclovias e ciclofaixas. Os políticos não são corajosos para peitar uma modificação geral do tráfego destinando-o aos usuários das bicicletas. 
Então o que nos resta? Nos resta sonhar com uma obra como essa: uma ciclovia elevada. Inegável que a idéia é ótima, típica de uma cidade como Copenhagen, onde pedalar vem antes do carro em todos os sentidos.  Se vamos pensar em bicicleta, taí uma forma rápida de implantar, SEM PREJUÍZO das vias onde passam os carros, uma rede de ciclovias rápidas.  Rápida, prática e muuuuiiittttooo mais barata e muuuuiiiito menos prejudicial do que construir Vias Mangue ou tumultuar toda a vida da cidade construindo mais pontes, viadutos e perimetrais! Isso sim é gastar direito os recursos públicos!

Por cima, pedalando. Por baixo, andando!



Simples, pode ser feita toda em estrutura premoldada, apenas "plantada" no local e conectada! Simples e prática. Dá para encher a cidade toda com uma solução simples e provavelmente gastando muito menos do que os 430 Milhões gastos com apenas 4,5 km de Via Mangue!
Pena que a gente não consegue importar um prefeito que se importe mais com a mobilidade do que com o próprio rabo!

COMENTEM!!!

24 de dezembro de 2011

É SEGUNDA! O COMEÇO DO APOCALIPSE!

Ih, em Recife, nessa segunda, começa a contagem regressiva!
Imagem daqui!
Amigos...

Anunciado hoje no Jornal do Commércio que segunda feira, dia 26, começam as obras do corredor leste-oeste, do Derby a Camaragibe!  Começam pela substituição da estação de ônibus número 13 da Caxangá, em frente ao Caxangá Golf Clube, por uma estação-tubo. E pela primeira vez, ALGUÉM que não eu, falou de algo IMPORTANTÍSSIMO: o corredor leste-oeste vai ter apenas 1 linha expressa, INTEGRADA com linhas alimentadoras servindo os bairros no entorno do corredor.  Será o fim de CASA AMARELA CDU, CDU RIO DOCE, CDU BOA VIAGEM, CDU TRT, CDU VÁRZEA, e tantas outras linhas que servem os bairros no entorno do corredor, ou que usam a Caxangá como via de acesso.

Resumindo: Se você morar em Casa Amarela, Tamarineira, Aflitos, Cordeiro, Engenho do Meio, Monsenhor Fabrício, ou mesmo, Olinda, etc... Vai pegar um ônibus de seu bairro, descer numa estação-tubo, integrar com o corredor até o centro ou no sentido da UFPE e Camaragibe. Na volta idem!  Se você for ESTUDANTE, e morar m Casa Amarela, Olinda, ou Afogados, e estudar na UFPE, vai precisar pegar APENAS 3 ÔNIBUS!  Da sua casa ao corredor, um trecho do corredor até outra estação-tubo e dali outro até a UFPE. E na volta idem ao contrário.  Vai ser mais rápido do que hoje, porque o corredor não vai ter tráfego, nem sinal: passará por elevados nos cruzamentos, pelo menos é o que dizem! Mas no quesito integração, estamos todos desgraçadamente lascados!

Então, para que essa perfeição chegue e funcione legal, você vai ralar cabra! Vai sofrer o pão que o "coisa-ruim" amassou! Deve ser isso que o Nostradamus viu nas profecias sobre o fim do mundo, que os Maias chamam de apocalipse! Do ponto de vista dos usuários de ônibus em Recife, o inferno começa na segunda que vem!

As bicicletas são ou não são uma opção muito melhor?!

COMENTEM!!!

22 de dezembro de 2011

VAMOS APARECER GALERA!

Amigos...

Um dos pepinos de pedalar em Recife (e de dirigir com ciclistas nas pistas)à noite, é VER O CICLISTA! Nessa versão de "Physical" de Olivia Newton John, mostra como é importante e como fazer para aparecer enquanto pedala à noite! E bem que os pedaleiros da cidade estão precisando...o que tem de gente pedalando a noite, em bicicleta preta com roupas pretas, e sem uma única luzinha! Triste! Depois é atropelado e culpa o motorista! Auto-proteção e pedal defensivo é a nossa parte da segurança ao pedalar! Olha o que eu uso para me proteger!


PÓS-ESCRITO: Faixas reflexivas podem ser facilmente adquiridas (CASA LÉO, Rua Direita, 224, lojas B/C - na verdade, com entrada pela Trav.São Pedro) e são baratas (cada metro custa R$ 2,50, mas eles só vendem de 5 metros em diante).  Pregar na camiseta, só costurando. Recomendo usar ponto zig-zag (fica parecendo um serrilhado) que é mais resistente, porque a camisa estica mas as faixas não.  Você pode costurar na vertical, em T ou usando o triângulo invertido, símbolo de PREFERENCIAL. Isso porque o CTB nos descreve como tendo prioridade no trânsito.  Quem sabe o povo vai aprendendo de tanto ver o símbolo!  ILUMINE-SE!

E vc já pensou nisso?

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010