7 de janeiro de 2012

SOMOS TODOS FILHOS DE CHOCADEIRA...

IDOSOS...ESQUECIDOS E IMÓVEIS...
Amigos...

Desculpe se a afirmação acima lhe deixou indignado, mas afinal esquecemos mesmo de quem nos pos no mundo! Mas todos nós devíamos estar indignados com a forma como a cidade do Recife trata a mobilidade dos nossos idosos.  Todos parecemos que não temos mãe, pai, avós, pessoas que um dia foram como nós, jovens ou nem tanto, e que não abriram o olho nem se lembraram de que um dia estaríamos como hoje: com calçadas esburacadas em toda a cidade, sem controlar os carros que estacionam nelas, com acessos aos ônibus dignos de um chimpazé de tão altos!

Esse post vem lembrar disso. Vem lembrar que um dia você vai ser igual a eles. Você vai precisar ir comprar um pão, ir até uma farmácia, voltar da igreja. Um dia você vai precisar fazer isso a pé, porque nem todo lugar vai ter ônibus, nem todo médico nem hospital deixa você parar na portinha. E por mais curto que seja o caminho, é pela calçada que você irá se mexer. Ou tentará...Se puder, se ela existir e se você conseguir usa-la.

No passado, quando a cidade tinha quem controlasse, deixar uma calçada esburacada, furada, bloqueada, era motivo de multa e advertências.  Mantê-la era questão de orgulho, de honra para embelezar a casa. Impensável qualquer alternativa que não fosse deixa-la limpa, conservada e acessível.  Mas aí os gestores começaram a "precisar" de mais espaço para "atender" quem comprou um carro, depois outro, e mais outro.  A cidade foi perdendo seu transporte público, o que está aí não tem qualidade, conforto e segurança, "quem usa hoje é pobre, lascado, um coitado sem eira nem beira, que não tem um carro onde cair morto"! E era preciso mais espaço, mais e mais, a cada dia mais. As ruas foram alargando, as calçadas encolhendo, o espaço para as árvores foi sumindo. Muitas hoje se sustentam por milagre, e quase sempre tomam o resto das calçadas, obrigando quem anda a se virar para não cair. Criam o dilema, espaço para quem precisa andar ou para a árvore? Sim, porque ninguém pensa em tirar o espaço dos carros. Esses são os donos da nossa cidade. Esses desumanizaram o Recife.

Um dia seremos a chocadeira...

COMENTEM!!!

6 de janeiro de 2012

FESTA DO SOL...

Página do BIKE RIO.

Amigos...

Sempre tive a impressão que cada cidade do Brasil tem um espelho, ou no Rio, ou em São Paulo.  Salvador tem uma cara de Rio, Recife de São Paulo.  Uma sempre achando que na outra não se trabalha ou só se trabalha, uma mais ordem, outra mais caos. Uma mais seriedade, outra mais malandragem. Estilos ou estereótipos a parte, cada uma tem seu jeito, seus rumos, suas coisas boas e suas coisas ruins.

Ali do Rio, vem a ótima idéia (PERNAMBUCANA, COMO TERIA DE SER UMA GRANDE IDÉIA!!!), do Bike Rio.  Sim, porque a Serttel que movimenta o sistema é de Recife. Pena, que a idéia não pegou por aqui. Dizem que a Prefeitura não acha viável.

Quando falamos de bicicleta, ouvimos uns "parvos" dizerem que Recife é quente, que os motoristas do Recife são isso ou aquilo, que os ônibus aqui são ruins, jogam por cima mesmo!  Pergunto então QUAL A FAMA DO RIO?  Quente e úmido, com certeza e numa boa parte do ano. Motoristas ruins? Não, lá são todos pilotos de fórmula 1. Sai da frente que tô passando! Pegar um taxi por lá é rezar da hora que se entra a hora que se sai, se sair!  Ônibus?! KKK, se os motoristas de carros são pilotos de F1, os de ônibus são os da fórmula TRUCK!  Pisam fundo, jogam os passageiros de um lado para o outro. Uma loucura.

E mesmo assim, o programa BIKE RIO (veja o mapa no site) é um sucesso, as pessoas pedalam pelas ruas de grande parte da cidade. E porque isso? Ora, porque os gestores colaboraram. Se ligaram no problema DAR MOBILIDADE A TODOS OS CIDADÃOS, e não apenas aqueles que tem carro. Os carros continuam ainda dominando a mobilidade, mas pelo menos já existe uma luz ao fim desse túnel!

Cultura se muda, desde que se invista na mudança e ela seja para melhor. Cultura não se muda sem ações que forcem o cidadão noutra direção e que sem que essa direção seja melhor que a alternativa anterior. Foi isso que o Rio fez.  Sem incentivo as pessoas não saem sozinhas da inércia de pegar ônibus cheio ou dirigir estressado até o trabalho.  É preciso que o poder público aprenda a gerir a cidade em função da cidade toda e não apenas em função daquilo que já existe, que foi definido em outra condição, com menos carros. É preciso lidar com o problema da mobilidade como ele está hoje. E se as soluções não funcionam mais, é preciso mudar. É preciso trabalhar para isso com o foco da mobilidade!

Enquanto isso no Recife...

COMENTEM!!!

5 de janeiro de 2012

NEM NO "PARAÍSO"...

O "aviso" é para o mais fraco se proteger...
...e não para o mais forte protege-lo!
Inversão de valores NÃO PREVISTA NO CTB!


Amigos...


O título desse post está entre aspas, porque no caso, o paraíso é uma metáfora de cidade onde a bicicleta tem crescido como veículo, e que conta com o respeito dos motoristas. O paraíso sem as aspas só vai acontecer quando os carros sumirem do planeta, mas aí é querer demais!

Bem, o intuito desse post é alertar para o fato de que mesmo em cidades onde a bicicleta já aconteceu ou está acontecendo como veículo de transporte diário, é vital mantermos o alerta para trânsito.  Não podemos simplesmente nos materializar na frente de um caminhão a 50 km por hora e achar que ele vai passar ATRAVÉS da gente. Ele vai bater e você vai morrer!  E isso, SEM CULPA ALGUMA DELE.  Isso vem a baila porque assisti uma cena assim ontem, em um filme, claro, onde um ciclista sai pedalando de um beco numa outra rua e é violentamente acertado por um caminhão. Morte na hora. E nem depende da velocidade do caminhão. 30km/h já mataria o ciclista pego de lado pela frente do caminhão.  E olhe que antes o ciclista e os motoristas haviam dado mostras de enorme educação, como convém a fama que Londres já adquiriu.  Respeito total, como mais um veículo nas ruas. Mas ele descuidou da segurança ao cruzar uma via mais movimentada e foi-se...

O Recife não tem assim tanta consideração pelo ciclista, o que já nos faz mais cautelosos. Mas isso ainda pode acontecer em locais como as famosas "ciclovias" do Recife.  Você vai ali na Tiradentes, na Av.do Forte, pedalando na ciclofaixa e se desconcentra um pouco e pimba, encontra um carro saindo das inúmeras transversais sem restrições aos carros...ninguém merece um projeto tão mal feito de ciclofaixa. Claro que  isso é pouco provável, porque a gente aqui fica ligado o tempo todo. Mesmo assim, pode acontecer, afinal estamos muito longe de qualquer paraíso, com ou sem aspas!

COMENTEM!!!

2 de janeiro de 2012

MARTELANDO PARA VER SE A IDÉIA PEGA!

PROPOSTA QUE OS CANDIDATOS A PREFEITO DE RECIFE DEVIAM CONSIDERAR E
QUE O SR. GOVERNADOR DEVIA SE LEMBRAR SEMPRE!
Amigos...

Quanto mais espaço se dá aos carros, mais carros aparecem.  Quem mora em Recife se lembra que a Agamenon foi "vendida" como a solução de tráfego para um Recife que tinha 20% dos carros de hoje.  E com o passar do tempo, deixou de ser solução para se tornar problema. Quando será que nossos gestores vão entender que o espaço na cidade é limitado e que não temos como fazer avenidas, pontes e viadutos em todo lugar.  Quando vão perceber que o que queremos não é obra mas MOBILIDADE!? Quando vão entender que ciclovias e sistemas públicos de transporte são essenciais para isso?! 

COMENTEM!!!

MAIS UMA... ENQUANTO ISSO NO RECIFE!

ESTAÇÃO DE HEDEHUSENE, COPENHAGEN OESTE. Via COPENHAGENIZE.COM
Amigos...

Acima MAIS UM exemplo de sociedade que pensa em mobilidade. Um dos problemas que temos ao usar nossas bicicletas para integrar nossa solução de mobilidade é o clima. Gastamos com ela, cuidamos dela, mas quando vamos deixa-la em um terminal de integração ou ainda em uma loja, sobra um cano de ferro exposto a chuva (pouca!) e ao sol tórrido, escaldante, cheio de radiação UV, tudo que as partes em plástico de nossas amadas bicicletas NÃO precisam.  Lá em Copenhagen, eles põem uma proteçãozinha simples, barata e que dá até para fazer com resto de plástico reciclável sem destino, como aquele que não serve para mais nada realmente valioso, mas que adequadamente tratado e misturado com cargas e outros produtos reforçantes baratos, como fibras de côco ou sisal, ainda serve como mobiliário urbano, bom, eficiente e barato!

Enquanto isso, no Recife...



BICICLETÁRIO DO HIPER BOMPREÇO DA AV.RECIFE. PADRÃO GERAL DE BICICLETÁRIOS NA CIDADE!
COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010