18 de fevereiro de 2012

ARENA PERNAMBUCO A TODO VAPOR...

Modernos equipamentos de transporte de materiais usados para construir a tal ARENA PERNAMBUCO!
via Blog do Luciano FAT



Amigos...

Com um novíssimo equipamento de última geração para o transporte de materiais, a obra de construção da Arena Pernambuco, o mais novo elefante branco do estado devotado ao "crescimento" do Recife para os lados de São Lourenço [seria um novo tipo de neo-neo-colonialismo, invadindo terras alheias???] está indo de vento em popa!   Até agora não entendi porque uma cidade com 3 estádios, um dos quais público e arrendado ao Santa Cruz, não investiu parte essa dinheirama toda numa reforma do estádio do Arruda ou do Sport e torrava o resto no entorno dos bairros sofridos da cidade. Não torço por ninguém, e estou aqui pentelhando a roubalheira mesmo!  O estádio do Arruda está mesmo caindo aos pedaços.  Podiam ter posto ele abaixo e feito um novo, e na onda, botava um sistema de transporte novo ligando essa zona ao centro e a Boa Viagem e Olinda. Iam gastar menos, o impacto social seria muito maior, e teriam um melhor aproveitamento do dinheiro público!!!

Ao invés, pega um terreno vazio, terra de quase ninguém, mas incrivelmente perto de grandes empreendimentos imobiliários de gente endinheirada, e torra milhões para fazer outro estádio, longe pra dedéu, e que exige DUPLICAÇÃO DE BR, CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE METRÔ, EXTENSÃO DE LINHAS, E UM BAIRRO TODO NOVO com hotéis e escritórios...

Pernambuco vai pra frente mesmo... cheio de dinheiro, pobreza e interesses!!! Mudou nada desde a colônia!

COMENTEM!!!!


17 de fevereiro de 2012

MAIS COR NA SUA VIDA...



via Transporte Ativo

Pedalar tem realmente esse efeito. A despeito das eventuais faltas de respeito, das nossas ruas esburacadas, da falta de bicicletários e de qualquer tipo de suporte urbano, não sei porque a cidade fica mais colorida quando pedalamos. Acho que tem a ver com a tal liberação de endorfinas, dizem que ela dá barato! Vai ver pedalar dá barato!!! KKKK... E os doidos fumando crack! Se pedalassem não iam precisar. Ah, você não sentiu o barato ainda? Você pedalou pouco! KKK COMENTEM!!!

15 de fevereiro de 2012

BOA PROPAGANDA...

A mídia precisava ser mais "agressiva" para vender a imagem da bicicleta
como algo poderoso, estimulante, deliciosa...

Amigos...

Noto sempre que temos um excesso de propaganda de novos carros, oficinas, revendas de usados, etc, em tudo quanto é mídia. Já contei mais de 10 anúncios de página quase inteira em apenas um único caderno do Jornal do Commércio, daqui de Recife. Não é uma coisa rara, pelo contrário. Quase todo dia se encontram muitos e muitos anúncios.  A VEJA também vive de anúncios de carros, às vezes 2 ou 3 em seguida. Como acreditar na isenção da "imprensa livre" para que ela venda ou seja mais agressiva contra as ditas "soluções" para a mobilidade, se ela depende financeiramente dos recursos de tantos anúncios.  Já pulei essa fase!

Por outro lado, conto nos dedos as propagandas de bicicletas, propagandas para vender bicicleta mesmo, não para vender banco, carro, bem estar.  A própria Caloi fez um ótimo anúncio - chamado "PLANO B", se não me engano - mas nunca vi veiculado na "grande mídia".  Percebo a falta que a bicicleta faz ao não frequentar o imaginário televisivo do povo. As iniciativas são tímidas, ela aparece aqui e ali, mas tudo com baixissimo impacto.

E ai, sobra para a gente, fazer o boca a boca, comentar nos blogs, conversar com amigos, meter o dedão na rede social. É pouco.  Mas é o que podemos fazer.



COMENTEM!!!

11 de fevereiro de 2012

TENHA PARA ONDE ESCAPAR...

Click na IMAGEM PARA AUMENTA-LA!
Amigos...

Volta e meia me deparo com uns mitos sobre o ato de pedalar nas ruas. Um deles é que os carros estão todos ansiosos para passar por cima de você, e por isso você precisa pedalar o mais próximo da calçada, beirando a vala de drenagem, e se sempre pela contramão que é para "você poder ver os carros e agilmente, pular fora da bike antes do choque".  Tudo besteira grossa!

Esse infográfico acima fiz sobre como se posicionar nas ruas.  Espero que ilustre bem o que vou botar agora.  O que vem a seguir pressupõe que você pedala DIREITO, seguindo as regras de trânsito, no sentido correto e à direita!

1) Para o motorista, você NÃO existe senão puder ser visto.  Para ele, o carro dele é aquilo que ele sempre sonhou e tem de pagar a cada mês, UM PATRIMÔNIO, UMA CONQUISTA.  Ele não quer um único risco no carro dele. Se você se coloca muito à direita beirando a calçada, ele não te enxerga direito. Ele SÓ ENXERGA o espaço vazio onde CABE o carro dele.  E ele como se acha o verdadeiro MACHO ALFA (E PIOR.. PODE SER UMA MULHER ALFA), e com habilidade para passar naquele espaço, ele vai tentar passar, achando que você é apenas um coitado passando de bicicleta ali, sem nem mesmo considerar você um indivíduo que a lei também faculta o uso da rua. Você tem direito de estar ali. Mas o espaço apertado é uma tentação para a habilidade de macho-monstrorista.  E ele arrisca. Um ligeiro desvio seu, por um buraco, um desnível do asfalto, vira um acidente por imperícia do motorista ou do ciclista, que não tem espaço para manobrar. Quando você abre uma distância de 40% da faixa mais ou menos, numa posição que impeça o motorista de imprensar você sem cuidado, você o obriga a notar você, e assim, reduzir a velocidade para passar. E depois ainda sobra muito espaço para manobrar, caso ele insista em jogar em cima de você!

2) Um carro em uma grande avenida consegue fazer uma velocidade de uns 40 km/h.  Em termos mais "ciclisticos", ele faz então cerca de 40.000 metros/3.600 segundos ou seja, uns 11 metros/segundo.  Você pedalando pela CONTRAMÃO vê um carro se aproximando de você, e pelo visto ele está andando direito. Ao aproximar-se de você, ele bruscamente dá uma ligeira guinada, para desviar de uma simples boca de lobo, sem realmente ameaçar você, apenas assustando. Em apenas 1 segundo, ele anda 11 metros!  NINGUÉM tem reflexos tão bons que consiga perceber a alteração e PULAR FORA DA BIKE, em apenas 1 segundo.  Resultado: susto e risco de queda.

3) Continuando as contas.  Você está na contramão, e o carro vem contra você com os mesmos 40 km/hora. Você pedalando a 20 km/h está muito mais devagar, mas quando ele acerta você, isso significa uma porrada de 60 km/h em uma pessoa parada.  Se você estiver pedalando no sentido do tráfego, a porrada é de apenas 20 km/h, o que equivale a você cair da sua bicicleta. De qual porrada você acha que sobrevive?

Pedale seguro e direito, sempre pela mão, sempre a direita e sempre guardando uma área de escape para você não ir para a vala!

COMENTEM!!!








4 de fevereiro de 2012

DIGA NÃO AO "CICLOSEBOSO!"


 Foto de 2010! Tem cara de quem não sabe que está fazendo merda ao pedalar na contramão?


Amigos...

Esta semana tive uma alegria e uma tristeza! 
Primeiro a alegria de perceber um número crescente de ciclistas nas ruas.  Contei mais de 100 pedalando na Caxangá entre 17:00 e 17:15, APENAS na direção Centro-Camaragibe.  Isso projeta uns 600/hora em um horário que não se pode dizer de pico. Em outra ocasião, pela manhã entre 6:55 e 7:15 da manhã, contei 74 ciclistas, projetando quase 300/hora, sentido Camaragibe-Recife.   Quando sigo de ônibus para a UFPE, sempre conto os ciclistas na direção contrária e isso tem se repetido quase todos os dias.  E com infraestrutura ZERO, sem ciclovia, sem sinalização, sem apoio público, sem proteção.

Depois veio a tristeza de perceber que tem muita gente nova, educada, estudantes - universitários, detalhe - e profissionais liberais, gente com posses a julgar pela bike e pelos acessórios, e que parece ter começado a pedalar já tem algum tempo, mas que só faz merda, todo ERRADO!  Pedalando em calçadas, em cima de pontes, na contramão, sem respeito pelos pedestres e pelas regras, furando sinal vermelho, invadindo faixas onde os pedestres passam.  Infelizmente, não são bons exemplos. Em uma cidade cada vez mais animal, onde cada vez mais gente disputa centímetros de espaço público só pensando no próprio umbigo, sempre presos em engarrafamentos intermináveis e onde nós somos a luz no final do túnel, essas "almas ciclosebosas" amarelam qualquer bom exemplo que nós, os ciclistas responsáveis, damos ao pedalar direito, respeitando as regras.

Diga não ao "cicloseboso"!  #nãocicloseboso!

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010