11 de março de 2012

ALIVIANTES DOMINICAIS...

ONDE FICA ESSA TRILHA

Amigos...

É urgente descobrir onde fica essa trilha de pululantes ciclogostosas! KKK


PELO CELULAR...




Amigos...

Uma das mais novas e complexas relações de amor e ódio modernos é a sua relação com o celular.  A simples possibilidade de estar conectato a todo momento, primeiro via telefonia, agora via web, virou completamente a cabeça de muita gente.  Mas o que o celular tem a ver com mobilidade?  Tudo!  Os mais atuais são mais do que apenas um ponto na infinita rede de comunicação humana, mas são também seus olhos, sua memória, sua participação. 
Redes que permitem postar fotos como Instagram ou TwitPic se disseminaram, mas mesmo que você não as use, com certeza usa a câmera do aparelho, não porque é imprescidível, mas porque está lá, na hora que você precisa.  Antes, era preciso se lembrar de levar a câmera para um evento, ou sair com mais um trambolho nas mãos. Hoje, você a leva no celular.  E isso tem enormes implicações para aqueles que OLHAM a cidade onde vivem, as pessoas com quem convive, e até seu trabalho. 

Esse assunto veio a tona porque resolvi esvaziar a memória do meu celular, e encontrei algumas imagens que capturei no ir e vir pela cidade, a pé, de carro ou de bike... Essas imagens foram tomadas nos últimos 2 meses, no ir e vir para a UFPe, em pedaladas pela cidade ou simplesmente quando saio para ir em qq lugar. 

 Mostram que a lei que proibe descarga de caminhões durante o dia não vem sendo respeitada, que a cidade tem muito espaço mas não é organizado, e que o poder público não sabe se faz ou se sai de cima em muita coisa a ver com a mobilidade.  Falta sinalização horizontal em muitas ruas, mas sobra em outras só que completamente sem sentido. E na falta do poder público regulamentando o espaço público para TODOS os cidadãos, esses já cansaram e tomaram a iniciativa em alguns pontos, como criar ciclofaixas cidadãs. 

Se os gestores se omitem, a população arregaça as mangas e faz.  Será que o atual prefeito PENSA que PODE se reeleito?! Nem para gari!  Olhem as fotos e entendam o que digo!

COMENTEM!!!

5 de março de 2012

MAIS ALGUNS QUE SOBEM...


Amigos...

Este post vem meio atrasado, mas é necessário.  Com a morte de ciclistas em algumas capitais do Brasil, a violência atingiu diretamente a todos que pedalam.  Sobre a morte da paulistana Juliana Dias, pode ser lido o excelente texto do William Cruz, aqui.   E sobre outras mortes recentes de outros ciclistas, aqui!

Apesar de saber que muitos mártires da nossa causa ainda irão aparecer, acreditem ou não, a bicicleta veio e para ficar.  E para mostrar isso, se vc puder, compareça a BICICLETADA EXTRA, no próximo dia 6/3, em Recife saindo 19h da Praça do Derby.  O movimento vai protestar contra as mortes no trânsito e foi convocado nacionalmente.  Se você for de outra cidade, veja o hora e local aqui

E para não deixar de aprender algo mesmo quando as notícias não são boas, vejam outras dicas do William Cruz nesse link.  Ele explica porque devemos manter 1,5m ao ultrapassar o ciclista e porque o ciclista deve pedalar ocupando a faixa de baixa velocidade, como se fosse um veículo.  Isso tenho falado com quem conheço, mas com as ilustrações, fica mais fácil entender!

Vamos CONTINUAR pedalando!

COMENTEM!!!

4 de março de 2012

ALIVIANTES...

Amigos...

Retomando as "artes" aliviantes!  Para dar um troco naqueles que ignoram o poder das bicicletas! Olha que bike hipeeeee!


3 de março de 2012

SE MEXER É O QUE IMPORTA...

Como o BRASILEIRO não gosta nem de andar nem pedalar
para o trabalho, estamos indo rumo a "obesidade radical"!!!
Amigos...

Uma das vantagens de falar outro idioma é que temos acesso a informações que nos ajudam a entender nosso mundo pelo olhos dos outros, sem ficar limitado aquilo que nossa mídia quer ou pode falar.  E com a internet, isso ficou muito mais fácil.  O gráfico acima eu peguei daqui!

Ele compara o percentual de pessoa que pedalam ou andam para o trabalho com os níveis nacionais de obesidade.  Gráfico facílimo de ler: país onde menos se pedala é quem tem mais gordos!  E vice-versa!  Realmente nenhuma novidade, mas é difícil ter acesso a esse tipo de comparação no Brasil.  Primeiro porque isso não é do interesse do governo.  Para que?!  Não é do intere$$e dele que a saúde, educação e segurança melhorem, então para que mesmo!?!  Se fosse do interesse, as políticas de mobilidade levariam isso em conta, e não levam, vide caso das motos, contas de INSS pelos acidentes, e o número de carros novos na rua. Vide o apurado do IPVA, ICMS e ISS da turba carrocrata e entenda!  Segundo, porque isso só vira notícia quando incluem o Brasil no gráfico, e não é o caso.  Coisas de mídia limitada, sempre olhando para o próprio umbigo. 

Se você quiser conhecer mais sobre esse relatório, leia no link acima ele completo.  Serve para ver que o povo lá fora está se mobilizando, peitando o status carrocrático, cobrando soluções mais limpas, etc... E com a crise ajudando ( menos carros, menos petróleo, mais $ para recuperar a economia, etc...), quem sabe eles realizam e a gente (desculpe, o NOSSO AMADO GOVERNO), copia!

COMENTEM...

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010