8 de abril de 2012

ALIVIANTES DOMINICAIS

Amigos...
Demorou mas chegou, porque estava viajando...

Veja como as ruas ficam mais bonitas com as bicicletas...

Daqui / Original de Kalevkevad via Flickr
 E depois, os nossos gestores acham que é gastar muito dinheiro fazendo ciclovias.  Que falta de imaginação torrar grana em viadutos e avenidas... com as ciclovias, se gasta menos e se deixa a cidade muito mais bonita!  Mas também, eu procurando imaginação na cabeça de político... é querer muito!

COMENTEM!!!

6 de abril de 2012

ELA TÁ RECLAMANDO?


Amigos...

Sua mulher resolveu implicar com sua bike ocupando meio apartamento? Que coisa!  Sua mãe está enchendo com a área de serviço cheia com sua bike e acessórios? Que fazer???

CYCLOC nelas!

Olhe que sacada o cara teve!  Parece um balde, colorido, pregado na parede (mas claro que vc pode escolher uma cor que combine com a cor da parede!)...




Pelo menos no vídeo, todas as mulheres estão supersatisfeitas, sorridentes...Você pode encontrar aqui!

É isso ou vc convence ela que se ela for com você, as coxas não vão ter celulite (dizer que ela tem um "comecinho" de celulite ajuda e muito!), vão ficar mais dispostas, etc...  Ela que não diga que você não lhe deu opções...

COMENTEM!!!

4 de abril de 2012

AINDA PRECISA EVOLUIR?

Bicicleta de modelo holandês, Gazzele, feita para uso urbano: paralamas, cobre corrente, bagageiro de série, farois, posição elevada e conforto no selim de molas. Isso não temos no Brasil!
Amigos...

Outro dia lendo os blogs que assino, vi matéria sobre uma bike e-assistida da TREK, modelo TURBO. Uma bicicleta com bateria para dar uma força no pedal, em alguns momentos mais duros ou para pessoas com problemas de joelho, na hora de subidas. 

Isso me fez pensar se a bicicleta já teria chegado naquele ponto culminante do estado-da-técnica, onde os desenvolvimentos são pequenos demais para serem notados.  Na minha modesta opinião, as últimas invenções marcantes no setor foram os novos materiais para os quadros e acessórios, tornando-as mais leves, e alguns detalhes de geração de energia, como a BIKE COPENHAGEN do MIT, que ainda não pegaram substancialmente. 
Entenda gerar energia como aproveitamento da energia cinética da bicicleta para lanternas, faróis e outros itens. Mas para ir de um lado a outro, as fixas e as velhissimas Caloi Barraforte, mostraram que nesse aspecto o estado da técnica já foi alcançado e faz tempo.

Observo que pelo mundo a fora, crescem as empresas desenvolvendo acessórios, bolsas, roupas, alforges, etc, mas os desenvolvimentos no veículo, esses já estão no limiar máximo possível.  A bicicleta como o carro e a moto, estão em um momento de máximo, e realmente são poucos os desenvolvimentos que justificam a idéia de que existe uma evolução.

Interessante que mesmo tendo atingido a maturidade, não tenhamos adotado a bicicleta ostensivamente. Continua sendo um veículo intimamente relacionado ao lazer.  Se pensa em dar uma volta em um domingo de sol, mas nunca ir ao trabalho com ela.  Em parte acho que o problema é a falta de investimentos em bicicletas urbanas, em bons bagageiros, e estrutura para alforges, sem falar em alforges bons e baratos, que ajudem a transportar bolsas, roupas e outros itens. Observa-se um boom nos Estados Unidos e Europa quanto a esse tipo de equipamento, juntamente com bicicletas urbanas mais simples, confortáveis e baratas.

Quem sabe um dia, as empresas brasileiras entendam e produzam algo assim. Público, eu acredito, que já existe!

COMENTEM!!!

2 de abril de 2012

SE ACABANDO NA PICANHA...

Tem futuro...via ALL FUNNIES
Amigos...

O mito de que pedalar emagrece é um daqueles que atrai mais gente para pedalar.  Deve emagrecer, se for combinado com um programa alimentar decente. Mas fica difícil se depois do cara se acabar no pedal, for terminar na churrascaria, traçando um quilo de picanha sangrenta! 

Segundo o site VIVA BEM, pedalar por uma hora nas ruas torra 840 calorias.  Então um simples passeio de 3 horas numa ensolarada manhã de domingo, leva consigo mais de 2.000 calorias. Mas claro que isso depende de quem está em cima da bicicleta. Uma "tripa" não gasta nada porque nem peso tem para dificultar a pedalada (o vento contra é que prejudica)! Um peso pesado, por outro lado, leva o peso dele e de todos os quilos de picanha que já comeu no passado (e também as pizzas, os laçaburguers, os milhões de sushis, e os muitos etcs... ou vc acha que ficou assim só na picanha?!).  O site da academia Fernando Tibery tem um artigo interessante que permite aos interessados calcular com boa aproximação quantas calorias você está gastando quando sai em passeios com os amigos pela cidade.

COMO FAZER?? EU AJUDO (dei uma simplificada para os leigos!)
Os valores do gasto energético podem ser expressos em quantas calorias por kilo de seu peso e por quantas horas a pedalada durou.  A maneira mais precisa para determinar o gasto calórico em quilocalorias de uma atividade, é descobrindo quanto é o seu gasto calórico no repouso (TMB).

Uma vez que a TMB é próxima de 1 Kcal por Kg por hora (mas nem sempre!), o gasto energético pode ser obtido multiplicando-se o seu peso corporal em Kg, pelo valor energético do trabalho (METs) e duração da atividade. Com isso é possível estimar o gasto energético (em Kcal), que é específico ao peso corporal individual.

Por exemplo, pedalar uma bicicleta em uma intensidade equivalente a 4 METs, gasta 4 Kcal. Kg-1 . h-1. Um indivíduo de 60 Kg, pedalando por 40 minutos, irá gastar o seguinte: (4 METs X 60 Kg) X (40min/60min) = 160 Kcal.

Abaixo uma tabela de METs com medidas convertidas para o sistema brasileiro.



Pedalando, BMX ou em montanhas8,5 METs
Pedalando < 16 Km/h, geral, lazer, p/
trabalhar ou divertir
4,0 METs
Pedalando, 16-19 Km/h, lazer, lento, esforço leve6,0 METs
Pedalando, 20 -22 Km/h, lazer, esforço moderado8,0 METs
Pedalando, 22-25 Km/h, competição, lazer,
rápido esforço vigoroso
10,0 METs
Pedalando, 26-30 Km/h, competição sem treino ou
treino > 30 Km/h, muito rápido, competição em geral
12,0 METs
Pedalando > 32 Km/h, competindo16,0 METs
Pedalando monociclo5,0 METs


Então, quer torrar a pança?! Largue a picanha, esqueça os laçaburguers e venha pedalar!

COMENTEM!!!

1 de abril de 2012

ALIVIANTES DOMINICAIS...

Amigos...

Adotar a bicicleta como veículo é apenas uma questão de motivar a maioria...


Se as meninas de Recife pedalassem assim, a cidade não ia ter um carro...

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010