28 de abril de 2012

RASGARAM O TECIDO SOCIAL...

Amigos...

O tecido social é aquilo que mantém a sociedade junta mantendo o respeito mútuo, a cortesia, a educação.  Na cidade onde eu nasci e cresci, Recife, ele existia. Eu fui criado pedindo licença, desculpas, por favor e dizendo obrigado.  Mas isso foi em outro Recife, outra era.
Nesse meio tempo, fui morar uns anos fora... voltava muito rapidamente, alguns dias por ano.
Mas aí, voltei em definitivo.
E descobri que talvez alienígenas tenham passado por aqui e feito uma troca de uma cidade decente por essa bagunça selvagem.  Senão vejamos:
  • As pessoas não pedem mais por favor para nada. Pressupõe-se que a comunicação sumiu, que as pessoas são todas seus parentes, seus "pareceiros" como dizia meu pai, antes de me repreender por um mal feito!
  • O verbo no FUTURO DO PRETÉRITO, "eu gostaria de", "eu queria"...sumiu, trocado pelo imperativo. Que não é nada educado.   O tempo verbal educado virou piada! "Queria? Não quer mais?" Ser educado é ser otário, humilde, pobre - portanto - ninguém no mundo de hoje!
  • Se existir algum espaço, mesmo que mínimo, as pessoas se espremem para passar nas filas e não pedem "com licença"
  • Respeitar as pessoas mais velhas, mais fracas ou com alguma deficiência exige agora um estatuto legal específico. Faz-se porque é obrigado e não por sermos humanos e por cada ser humano merecer ser respeitado, especialmente os mais fracos.
  • E as leis? Existem para serem violadas.  Ninguém respeita mais nada, e os que o fazem, são otários.  Gérson levou vantagem em tudo, certo!?
  • Não dá para por um guarda na cola de cada pessoa. Dependemos todos que todos respeitem a lei e ao próximo, sejam corteses, busquem ser educadas, tratar aos demais com educação e respeito. Seja quem for.
É simples: RASGARAM O TECIDO SOCIAL, aquele que mantém todos juntos vivendo em harmonia. 

Quem pedala percebe isso no dia a dia.  Muitos acham que o motorista parou para deixar o ciclista passar. Mas observando direito, ele apenas não quis danificar seu carro passando por cima.  Por isso tantos têm medo de pedalar. Porque dependemos do humor ou de uma lei (fiscalizada 24h por dia, 7 dias por semana) para sermos respeitados, quando isso devia ocorrer porque somos tão humanos quanto aqueles que dirigem.

Infelizmente não são boas as notícias.  A menos que os alienígenas devolvam a população antiga, a situação vai piorar e muito, porque somos poucos aqueles que percebem e divulgam o fato.

COMENTEM!!!

24 de abril de 2012

ESTIMULATIVO...HI, MET!



Amigos...

Não entendo nada de dinamarquês, mas isso não é necessário para entender esse vídeo que puxei do COPENHAGENIZE.COM. Copenhagen agora tem SUPERCICLOVIAS, para acomodar muitos ciclistas vindo da periferia para o centro da cidade. E esse é o vídeo de lançamento. Quem quiser ver as fotos da primeira das SUPERCICLOVIAS, pode dar uma chegada no site acima. Se entende porque mesmo com aquele climazinho infeliz, neve até dar nos cornos, os caras parecem felizes só de olhar. Quem olha um dinamarquês de perto tem a impressão que estão sempre sorrindo, sempre tranquilos!

Parecido com os recifenses, né não!?!

COMENTEM!!!

19 de abril de 2012

BICICLETA: EUA(BRASIL) X EUROPA

PORQUE OS ESTADOS UNIDOS (E O BRASIL) É TÃO DIFERENTE DA EUROPA QUANDO SE TRATA DA CULTURA DA BICICLETA E ISSO PODE SER MUDADO?


Ciclistas na Holanda, daqui.
Amigos...

A pergunta acima foi feita originalmente comparando os Estados Unidos com a Europa, e foi respondida no Treehugger. Interessante como a resposta se aplica ao Brasil...vamos a ela!

A resposta foi dada por Elizabeth Press, media maker da Streetfilms, uma produtora de vídeos sobre a cultura da bicicleta muito conhecida nos EUA e Europa. Meus comentários em vermelho!
"Os Estados Unidos (e o Brasil) difere da Europa porque nós (americanos) fomos indulgentes com o nosso vício do carro por muito mais tempo que a maioria dos países europeus. Olhe para lugares como a Holanda.  Nós todos concordamos que eles são super amigos das bicicletas.  Mas eles não têm um clima perfeito para pedalar durante todo o ano. Então porque eles aceitaram essa idéia?  Eles tiveram visão e politicas para, 40 anos atrás, reconhecerem os efeitos danosos do automóvel nos centros urbanos.  Eles escolheram mudar e não permitir que os carros monopolizassem suas cidades.  Eles escolheram planejar para as pessoas.  Aqui nos Estados Unidos (e no Brasil!) nós estamos começando a notar a importância de dar prioridade ao ciclista e ao pedestre.  Nós estamos a caminho de fazer nossas cidades mais vivíveis para todos.  E, nossa cultura bicicleta certamente vai crescer com essa mudança."

Resumindo, temos que decidir mudar e fazer com que nossos políticos implementem essas mudanças.

COMENTEM!!!

17 de abril de 2012

QUANDO O CARRO SERVE...

ISSO É SÃO PAULO... É O QUE VOCÊ QUER PARA O RECIFE?
Amigos...

Esse blog costuma futucar muito os carrocratas.  Realmente, tem tantos, que não serve deixar de falar mal deles, até porque a IMOBILIDADE é culpa mais dele do que dos outros.

Mas tem alguns momentos em que o carro serve. Alguns momentos em que o espaço dele e o seu conforto são necessários. Vejamos alguns...
  • Sua mulher está grávida.  Nem se fala em não leva-la de carro aonde ela precisar!
  • Seu filho está com uma gripe forte. Não dá para deixar o carro na garagem e leva-lo ao médico de ônibus!
  • Você mesmo está com uma bruta tendinite no pé. É ruim pedalar assim!
  • Sua mãe idosa precisa ir em algum lugar longe. Ela pode ir de taxi, mas ele também é um carro!
  • Você trabalha na rua, indo de um cliente a outro, todos os dias.  Impossível depender de ônibus!
  • Você vai fazer uma compra de mês no supermercado, carro cheio!  Não dá para usar o ônibus!
Esses são alguns exemplos onde o carro é necessário.

Claro que o carro não serve para você ir na padaria comprar pão, ou para o trabalho onde ficará no estacionamento o dia todo.

Carros, ônibus e bicicletas são veículos, objetos que são usados para nos levar de A até B. Não são itens de status ou de transferência do ego.  Carros devem ser usados com algum racionalismo, existindo um motivo sério que justifique ocupar um espaço público enorme apenas para sua pessoa.  Se assim não for, pense e aja com responsabilidade social, e vá de ônibus, pedale ou ande.

Conscientize-se! Você não está preso no tráfego, porque você é o tráfego.

COMENTEM!!!

16 de abril de 2012

O POVO FAZ UM DRAMA...




E o cabra da bicicleta não sabia se olhava a gostosa na moto ou o cabra tomando sopapo! KKKK

VIRAL INTELIGENTE! Se o cabra tivesse de carro nem ia notar o botão!

COMENTEM...

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010