18 de maio de 2012

1,5m DÁ PARA SABER SIM...

Amigos...

Outro dia li que a CET, Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, alegou que é impossível medir 1,5 m entre o carro e o ciclista durante uma ultrapassagem, e portanto, nunca foi possível enquadrar os motoristas no artigo 201 do CTB. Eu acho que dá sim.  Se não EXATAMENTE, dá para saber se houve cuidado na ultrapassagem e se o motorista manteve o espaço mínimo de segurança. 

Veja como:
  • A faixa de rolamento das ruas de qualquer cidade têm um tamanho mais ou menos padrão, em torno de 3,0 a 3,6 metros.
  • Se o ciclista estiver no canto, colado na vala, o carro tem de passar, no mínimo, da metade da faixa para fora.
  • Se o ciclista pedalar mais perto da metade da faixa, o carro tem de passar NA OUTRA FAIXA.
E isso qualquer pessoa que enxergue consegue verificar, se quiser.  Não precisa ser um gênio para ver se o carro está entre o meio da faixa de baixa ou na segunda faixa.

Mas precisa querer ver.  E nem a CET, nem a CTTU, nem outro órgão de trânsito está realmente preocupado com o ciclista.
  • Ciclista normalmente é duro, não é ninguém importante, principalmente se a discussão envolver um carrão!
  • Ciclista não paga IPVA, confundido como imposto para usar as ruas o que não é!
  • Ciclista é surdo, mudo, "um idiota que se arrisca naquelas ruas perigosas". 
  • Ciclista não reclama, se cala, aceita, não processa, não denuncia.
Quer mais o que? Se quer mudar isso, mude você primeiro!

COMENTEM!!!

12 de maio de 2012

MOBILIDADE...

Amigos....

Semana negra para a mobilidade no Recife.  Escolheram os construtores dos 4 viadutos da Agamenon e cortaram um pedaço da praça do Parnamirim, tudo para "melhorar a fluidez"... dos carros! 

Recife realmente não merece os governantes que tem (desculpe, NÃO TEM!). Mesmo com a coisa "fedendo feito carniça podre de 1 mêS", os cabras dão uma de "joão-sem-braço" e não abrem mão de obras pró-carro!  Cada dia que passa, mais me convenço que tudo não DEVE passar de caixinha para as eleições de 2014. Ainda mais porque o tal consórcio escolhido está nos investigados da "Cachoeira da Corrupção", escândalo da vez.

Para ter mobilidade precisamos de transporte público de qualidade.  PONTO FINAL! 
Para ter transporte de qualidade, precisamos tirar os carros das ruas.
Para tirar os carros das ruas, precisamos ter transporte público de qualidade.
IMPASSE...
Para romper o impasse, precisamos que o poder público DECIDA dar prioridade ao transporte público de qualidade, ou que as pessoas DECIDAM deixar seu carro em casa e usar o transporte do jeito que está. 

DECISÃO é coisa pessoal.  Coisa de gente séria, que precisa ser duro, por que nesse caso específico, a coisa tá para lá de atrasada.

Mas quem não decide, EMPURRA COM A BARRIGA.

Quem protela, tenta adiar a decisão o máximo, fazendo "obras para melhorar a MOBILIDADE".

Resumo, faz o que os nossos gestores estão fazendo.

E não tem como ser diferente. Qualquer ação que vise manter as pessoas usando o carro como transporte individual, está fadado a ir contra a mobilidade. Nenhuma ação pró-mobilidade advém da promoção desse tipo de transporte para o indivíduo.

Quer resolver, DECIDA. Não quer, PROTELE...E não importa o que fizer, não vai rolar reeleição. Pisou feio por 4 anos, não vai adiantar nada nos últimos 6 meses!

COMENTEM!!!  


5 de maio de 2012

COMUTAÇÃO SEGURA...

Tem de ter muita cara de pau para roubar embaixo dos olhos Dele!
Foto original DAQUI
Amigos...

Um dos problemas enfrentados pelos usuários de bike no dia a dia, os comutadores, é onde guardar a bike de forma segura.  Recentemente postei um email com algumas idéias que agora posto para os meus parcos 95.000 seguidores...

Tenha em mente que, infelizmente, ainda não inventaram uma corrente comercial ou faça-você-mesmo que resolva o problema.  Qualquer uma pode ser cortada, se o ladrão achar que vale a pena.  De forma geral, elas apenas criam mais ou menos dificuldade para os espertos de plantão. Então seguem algumas sugestões criativas para melhorar a sua segurança:
  • Sugiro que você deixe a sua bicicleta perto de outras, mas a sua com uma corrente maior, mais dificil, mais grossa, etc que as demais: ladrões pesam a relação custo-benefício da ação - se a bike valer a pena, não tem cadeado certo. Mas entre uma bike normal  e outra mais complicada, ele prefere levar aquela mais fácil!
  • Sugiro que você deixe sua bike em local de trânsito de pessoas todo o tempo: ladrão quer furtar sem ser visto. Se for para ser visto, ele prefere assalto. Mas isso dá mais trabalho, é mais arriscado, mais perigoso - furto dá menos cadeia que assalto, principalmente a mão armada!
  • Sugiro que você tenha uma bike pelada ou peladável, ou seja, você ao parar, remove lanternas, ciclocomputadores, bolsas e garrafinhas... tudo que atraia larápios!
  • Sugiro que você ponha uma imagem de santo, ou algo religioso que incuta culpa no larápio. Não que seja tão comum assim, mas ainda tem larápio com consciência, e vai preferir levar uma bike sem culpa... vc deve usar qq vantagem possivel!
  • Enfim, sugiro que vc escangalhe bem a bike, remova todos os adesivos de valor (SHIMANO, SDRAM, AERO, etccccsss) e a deixe com cara de NADA. Mimetiza-la com frases do tipo "MATADOR"  "RODA DE FOGO É 10!"  "EL CAPADOR" ajudam... exceto se o cara morar em Roda de Fogo, a segunda é tiro e queda... o cabra no mínimo vai achar que vc é parente ou cupincha de traficante...que é o único inimigo natural do meliante furtador...

Boa sorte...

COMENTEM!!!

4 de maio de 2012

NÃO ME ENGANA QUE EU NÃO GOSTO!



Amigos...

Se compenetrem de vez... NÓS SOMOS UM PAÍS POBRE COMENDO M... E ARROTANDO CAVIAR! Nossa presidenta, nosso governador,  tudo quanto é político vivendo de sonhos faraônicos, de modernidade, enquanto a miséria crassa e os poucos recursos são desperdiçados em viadutos, vias mangue, etc.  Vejam esse vídeo até o fim e se der em tela cheia, para que vcs constatem o que é um país.  O que é viver em um país que pensa nas pessoas e não na indústria automobilistica nem nas revendas de carro ou oficinas!  É um país que botou a bicicleta na vida dos cidadãos para dar dignidade, diminuir a mortandade, criar um sentido de comunidade.

Acho que vou me aposentar na HOLANDA!

COMENTEM

3 de maio de 2012

A MORTE NÃO NOS CAI BEM...

Amigos...

A morte lhe cai bem foi o título de um filme de humor negro com o Bruce Willis e Goldie Hall.  Mas aproveitei apenas a idéia geral.  Ontem estava no trânsito, abominando o fato de estar de carro, quando no final da Visconde de Albuquerque, junto a Massa Nobre, um ciclista, com cara de voltando do trabalho, e de capacete, zig-zagueou pelo meio dos carros parados. O risco era alto com tantos motoqueiros fazendo besteiras no tráfego. Mas o cara não parecia se importar.  Seguiu o caminho dele, furando 2 sinais.  Em dado momento, passei por ele, já na frente do Atacadão, e ele seguia.  Sinais retém carros, mas tem tantas calçadas livres para o ciclista, e ele não se fez de rogado.  Como ele não respeitava sinais, sempre passava e nos encontravamos mais a frente.  A seguir, ele subia penosamente a ponte do Carrefour, e de forma errada, deixando muito espaço para os carros jogarem ele contra o elevado batente da ponte. Quando devia ter forçado um pouco e deixado menos espaço, ele erra.  Para completar ele me ultrapassou de novo, no acesso embaixo do viaduto, rumo ao Plaza. Dessa feita fez pior. Cortou os carros e seguiu pelo espaço interdirecional, exatamente entre as faixas de rolagem de alta velocidade.  Quase consigo fotografar a imprudência. Ele foi habilidoso, no entanto, não morreu.

Dessa vez.

Quem faz a segurança da gente é primeiro a gente mesmo.  Quem pedala precisa ter consciência de sua fragilidade e praticar um pedal seguro. Se um acidente acontecer, que tenhamos feito direito a nossa parte antes de, de dedo em riste e em altos brados, condenar os motoristas. Eles nem sempre colaboram, mas se juntar dois burros sai o que mesmo?!?!

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010