16 de junho de 2012

ESPERTOS 0 X 2 OTÁRIOS

Amigos...

Outro dia postei sobre a necessidade de ter um guarda para cada pessoa, motorista ou não. Ontem, vindo pela Caxangá no meio da tarde, vi e registrei mais um caso típico.  No dilema do ovo-galinha: NÃO USO ÔNIBUS PORQUE ELE NÃO PRESTA, E ELE NÃO PRESTA PORQUE É SUBUTILIZADO, tem muito a ver com o tempo de espera e viagem, e a irregularidade de horários.  O carro, a moto e a bike você entra e vai, engarrafamentos todos vão enfrentar.  O ônibus além de demorar mais para fazer o mesmo percurso porque vai parando, ainda tem a espera causada pelos engarrafamentos dos carros.  A solução que os políticos tentam vender agora são os corredores e o BRT ou TRO (TRANSPORTE RÁPIDO POR ÔNIBUS ou BUS RAPID TRANSPORT).  Mas pode ser uma ilusão, se não houver respeito pelo espaço e prioridade para o ônibus. 

Para isso, canaleta compartilhada não funciona.  Qualquer engarrafamento na Caxangá é o bastante para observarmos a quantidade de carros particulares e táxis vazios usando a canaleta para fura-lo.  São tanto que nem a CTTU nem a guarda municipal estão dando conta. Ontem à tarde, a faixa de ônibus parecia via expressa para carros, um atrás do outro!  Bom que vi um guarda municipal metendo a caneta, e um carro da CTTU parando um taxi irregular e perseguindo uma CAPTIVA dourada.  Claro, que todos os "OTÁRIOS" presos no engarrafamento e passados para trás pelos "ESPERTOS", ADORARAM!  Não querem bancar os espertos e levar vantagem em tudo?! Tome uma multa de vantagem para você! Não é gostar da desgraça alheia. Mas é ficar horrorizado de como nossa sociedade carrocrata está: perdeu completamente o sentido de respeito pela lei, pelo comportamento correto, honesto, ético, sério. Depois ficam se queixando das falcatruas dos políticos! 

Olhem as fotos...






COMENTEM...

15 de junho de 2012

BIKE PROTEGIDA!


Amigos...

A primeira coisa que todo mundo pensa quando vai comprar uma bike para uso diário aqui no Recife  é ter uma bike simples para não atrair a atenção dos "ciclolarápios" de plantão.  Quem tem, tem medo, é o lema da insegurança local!

Bem, agora temos mais um aliado para nos dar segurança.  Afinal alguém fez o que eu já tinha pensado em fazer uns 2 ou 3 anos atrás, coisas de inconsciente coletivo, Jung explica creio eu! Mas não sou versado em eletrônica, o chip para isso custava mais de US$ 150 em Hong-Kong segundo um amigo meu que roda por lá, e eu tinha outras prioridades. Mas a idéia, eu captei legal!  Então tá aí...

É um rastreador GPS via celular que o sujeito coloca na bike e ajuda a localiza-la depois de roubada. Aí você volta lá e rouba a bike do ladrão! KKK... E conhecendo a situação local, dá uma cipoadas nas canelas dele para ele aprender a não roubar bicicletas!

Veja o vídeo... bom é a cara do ladrão!




Você encontra ele na Inglaterra, por 320 reais, mais ou menos.  Acho que vale se a sua bike valer mais de 2000 reais, vale não?

COMENTEM

9 de junho de 2012

UM GUARDA PARA CADA PESSOA?!

Amigos...

De vez em quando, conversando em família, ouço minha mãe dizer que a coisa não tem mais jeito, que seria preciso por um guarda na cola de cada pessoa, porque ninguém está mesmo mais respeitando nada na cidade.
  • Os camelôs tomam as ruas, a prefeitura dá em cima, tira. Quando vira as costas, eles voltam. Teria de por vigilância 24h em cada rua.
  • Os ônibus queimam as paradas, as pessoas reclamam - quando reclamam - mas a Grande Recife não faz nada. Teria de por um fiscal 24h, 7 dias por semana em cada parada!
  • Os motoristas furam sinais vermelhos e fazem barbeiragens a todo momento, e a CTTU nem aí! Teria de por guardas 24h, 7 dias por semana, em cada esquina.
São alguns exemplos do nosso dia a dia.  Quem ou o que causou isso? Desleixo com a educação das pessoas. 100% dos problemas do Brasil são derivados da péssima qualidade da educação PÚBLICA ou PRIVADA.  Todo mundo sabe disso, todo dia, toda semana, toda revista e todo jornal de tv, vários programas, todos falam a mesma coisa: tem de melhorar a educação no Brasil.

Em países civilizados, não existe um guarda para cada pessoa, mas um guarda DENTRO de cada cidadão.  Cada um sabe, que a sua liberdade na sociedade acaba aonde começa a do outro, e não pode ir além.  Lá, as forças de segurança e organização da sociedade pegam no pé dos poucos que "ESQUECEM" de respeitar o direito do próximo ou da sociedade como um todo. Não se desperdiça recursos como aqui pondo 3 guardas municipais em cada esquina da Agamenon para pegar os motoristas "DISTRAÍDOS". E isso acontece, porque se investe a muito tempo em educar as pessoas para serem cidadãos, para fazerem a sua parte, respeitando o próximo.

Aqui se ensina que futebol e remelexo é que é bom, que tendo dinheiro a lei não existe.

O que você quer ter como país com um esquema educacional desse, com um salário micho, sem investimento real, sem dignidade?  Quem é que pode ser professor com uma hora-aula de menos de R$ 10? 

COMENTEM!!!

3 de junho de 2012

MALUQUICES DO BRASIL



Amigos

Tem coisas que ninguém entende. Se for do tipo pensante, então, não consegue encontrar lógica nenhuma!
  • Baixam o IPI dos carros, para ajudar as montadoras a vender carros, não parar, não desempregar.
  • Sobem o preço do pão, porque o dolar subiu, a farinha subiu, tudo subiu.
  • O petróleo está baixando pelo mundo, mas a gasolina brasileira, batizada a álcool, continua na mesma!
Enquanto isso, peças de bicicleta vão subir?! Será que sonhei com essa notícia mesmo?  Não....pois veio daqui!
"Com todas as atenções voltadas ao aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados, uma decisão do governo passou despercebida. As bicicletas trazidas do exterior tiveram o imposto de importação elevado e já há estudos no Ministério da Fazenda para subir o IPI a exemplo do que aconteceu com os veículos.  A Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento aprovou, há duas semanas, a elevação da alíquota de 20% para 35%, que é a máxima permitida pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). A justificativa para a mudança foi que “o aumento das importações está reduzindo a competitividade da indústria nacional”. Os pneus de borracha utilizados em bicicletas também tiveram a alíquota elevada de 16% para 35%. No próprio site do ministério há uma nota da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) comemorando a decisão. “É uma vitória de grande impacto para o Polo Industrial de Manaus. As bicicletas vêm apresentando neste ano incremento acentuado na produção, mas, de igual forma, vinham sofrendo com a concorrência desleal dos similares importados. Nesse caso, tanto o bem final quanto um dos seus principais componentes – os pneumáticos para bicicletas, cuja produção em Manaus é a única do país – devem ter ganho de competitividade, fortalecendo a cadeia produtiva regional”, diz a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso."
É muito interessante: PARA PROTEGER a ineficiência da indústria nacional de pneus, sobem os preços.  Não acho que estejam errados, afinal pagar barato tirando empregos brasileiros e levando para China, é roubada a longo prazo.  Mas também tinha de ter prazo.  Tipo, você quer que o governo proteja sua ineficiência? Então tem 1 ano para turbinar seu negócio. Daqui a um ano, vamos começar a baixar a alíquota, e o rumo vai ser zero!?!  Botar cobertor de proteção deixando o custo aos brasileiros mais pobres (que mais usam as bicicletas!) e sem prazo para forçar as melhorias, é sacanagem!

BICICLETA NÃO POLUI, MELHORA A SAÚDE, BAIXA A OBESIDADE, ECONOMIZA NO SUS E NAS EMPRESAS, MAS INFELIZMENTE NÃO REMUNERA BEM QUEM DECIDE - O FAMOSO, POR FORA!

Então, não tem proteção. E é no Brasil.  Se fosse na Itália, iam logo dizer que era coisa da Máfia!

COMENTEM...

1 de junho de 2012

ACREDITE QUE É POSSÍVEL

Ciclovias, programas de aluguel de bikes e investimentos.
Isso bota bicicleta em qualquer cidade do mundo!
FOTO DAQUI



Amigos...

Quem pedala, em alguns momentos, se depara com pessoas que questionam a bicicleta, a segurança, e a impossibilidade de vir a ser adotada maciçamente em Recife. Bem, no passado, costumava pensar que o Rio de Janeiro era a cidade cujo tráfego era o mais louco possível.  Hoje li que o uso da bicicleta cresceu mais de 300% na cidade maravilhosa . 

Em "Uso de bicicleta cresce 300% e vira alternativa no Rio" se nota que ações públicas voltadas a promover a bicicleta como meio de locomoção individual fizeram de uma cidade quente como a nossa, entupida de carros também, um local melhor para se viver. E em franco crescimento.

Então quando as "antas" vierem com "é impossível aqui no Recife", lembre do Rio.  Lá, motorista que se prestava corria feito doido, sinalização era puramente decorativa e ninguém pensava em adotar nada melhor que um carro mais potente.  E hoje...

Que dá certo dá. Mas para isso, precisamos escolher melhor quem nos governa. Precisamos ter certeza de escolher pessoas comprometidas com a mobilidade de TODAS AS FORMAS, e não apenas abrindo avenidas, fazendo pontes, criando plantações de viadutos!  Precisamos de quem fale em transporte sustentável, mobilidade para o pedestre e ciclista, corredores de transporte público eficiente e de qualidade.  Chega de "dar as COSTAS" ao Recife! Queremos quem segue em frente, que anda para a frente, de peito aberto e boas idéias.

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010