Amigos...
Tem um tempo que venho ouvindo na TV, lendo nos jornais e na internet, o aumento da divulgação da bicicleta como alternativa de transporte individual. Acabo de ver um GLOBO UNIVERSIDADE que mostrou o caso de São Paulo. É um caso pífio se pensarmos no tamanho da cidade e na meta de construir cento e poucos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em 2012. Pífio mesmo. Uma cidade onde o cidadão gasta em média 2 horas APENAS PARA IR ao trabalho todos os dias, não é nada sustentável nem mesmo cidadã. É um inferno para se morar, visitar, e até passar por perto é problema!
Mas o discurso acima é só para deixar claro que o Recife está indo no mesmo caminho, apostando em obras faraônicas e sem sentido, como túneis, viadutos e pontes, para deixar fluir o tráfego de CARROS. Foi isso que São Paulo, a cidade que não pode parar fez nas décadas passadas e agora vai ter de refazer, porque a cidade não foi gerida em função dos cidadãos. Foi gerida demagogicamente em função do bolso dos gestores, que com campanhas cada vez mais caras estão cada vez mais interessados em promover interesses pessoais em detrimento da vida da comunidade no futuro. O futuro a Deus pertence, e quando chegar lá a gente vê como resolver, pensam os asnos politiqueiros locais!
A sociedade silenciosamente começou a virar isso. Muita gente ainda usa o carro para tudo, mas a cada dia observo mais e mais ciclistas nos horários de pico, indo ao trabalho. E não são porteiros, faxineiros e pedreiros, tradicionais usuários. São engenheiros, advogados, professores, pesquisadores, etc, todos formadores de opinião. Você os reconhece porque a maioria usa capacete e pedala com uma mochila nas costas. E as bicicletas parecem bem tratadas.
Quando mais e mais bikes pululam para todo lado, mais e mais pessoas se conscientizam de que a cidade precisa servir a todos e não só aqueles que tem e querem usar o carro. Cabe aos políticos abrirem o olho e realmente trabalharem DURANTE TODO O MANDATO, para uma política real de uso da bicicleta no Recife.
COMENTEM!!!
30 de junho de 2012
28 de junho de 2012
27 de junho de 2012
QUANDO OS BONS SE OMITEM...
Amigos...
O sentido de comunidade é algo inerente ao ser humano. Nossa raça sobreviveu nesse planeta em cima do coletivo. Somos animais gregários e por isso as cidades são tão atraentes, pela proximidade do outro. Era assim no Recife.
Hoje não é mais.
Conviver em uma comunidade impõe certas regras de convívio, delimitando claramente onde termina o espaço e os direitos de um, e começam os espaços e direitos dos outros. Com o crescimento das comunidades, isso que antes se resolvia aos grunhidos e no braço, foi transferido para a lei. A lei, seu braço de força, a fiscalização, e os árbitros da lei, o judiciário, são os elementos que permitiaram que as pessoas se mantivessem juntas, sem querer um comer o fígado do outro. Era assim até uns 30 anos atrás, também aqui no Recife.
Mas sucessivos governos municipais e estaduais ineficientes ou negligentes, que preferiram não investir em educação, o braço formador de uma comunidade, fizeram a qualidade dessa educação cair e muito. O medo e a incerteza fez as pessoas se encolherem, se acovardarem. Quem nunca ouviu a famosa frase: NÃO FAZ ISSO, QUE O CARA PODE ESTAR ARMADO, TE DÁ UM TIRO, QUE ESTÃO MATANDO POR QUALQUER COISA!
Assim, mais e mais pessoas foram se "encolhendo comunitariamente", se omitindo, deixando de reclamar, deixando de lutar por seus direitos. De carona, o poder público foi esvaziando a fiscalização, e o judiciário, protelando suas decisões, fazendo com que os cidadãos de bem que têm alguma dignidade e que sentiram seu mundo encolher, e se fechar em torno de si, também se fecharam e se retraíram.
E quando os bons se omitem, o mal impera.
É isso que temos no Recife. O trânsito está uma droga, vamos acreditar no governo. As pessoas têm medo de viver na cidade, vamos acreditar no governo. Alguém estaciona em cima do passeio, o governo não faz nada. Pegar o telefone e denunciar, cobrar, tirar uma foto e mandar para o jornal, mostrando a placa, ninguém resolve. Reclamar com o motorista, NEM PENSAR. E o governo também não consegue por um guarda no pés de cada cidadão. Isso é papel da educação. Mas está tudo amarrado, e a educação também não lida com isso.
Talvez surja alguém que tenha um senso de justiça e indignação, e esteja em uma posição para realmente agir como um estadista, pensando na sociedade, na cidade, no estado. E deixando de lado os planos eleitoreiros futuros, as pretensões pessoais, e que mostre realmente a alma pernambucana, a independência no agir, a macheza para peitar uma situação que exige muito de qualquer governante. Quem sabe, ele receba votos suficientes para poder atuar. E quem sabe, atue. Até onde podemos ir nos escondendo das decisões ruins que são necessárias para resolver esses problemas?
Hoje, talvez seja seu primeiro dia da indignação geral. Acorde!
COMENTEM!!!
O sentido de comunidade é algo inerente ao ser humano. Nossa raça sobreviveu nesse planeta em cima do coletivo. Somos animais gregários e por isso as cidades são tão atraentes, pela proximidade do outro. Era assim no Recife.
Hoje não é mais.
Conviver em uma comunidade impõe certas regras de convívio, delimitando claramente onde termina o espaço e os direitos de um, e começam os espaços e direitos dos outros. Com o crescimento das comunidades, isso que antes se resolvia aos grunhidos e no braço, foi transferido para a lei. A lei, seu braço de força, a fiscalização, e os árbitros da lei, o judiciário, são os elementos que permitiaram que as pessoas se mantivessem juntas, sem querer um comer o fígado do outro. Era assim até uns 30 anos atrás, também aqui no Recife.
Mas sucessivos governos municipais e estaduais ineficientes ou negligentes, que preferiram não investir em educação, o braço formador de uma comunidade, fizeram a qualidade dessa educação cair e muito. O medo e a incerteza fez as pessoas se encolherem, se acovardarem. Quem nunca ouviu a famosa frase: NÃO FAZ ISSO, QUE O CARA PODE ESTAR ARMADO, TE DÁ UM TIRO, QUE ESTÃO MATANDO POR QUALQUER COISA!
Assim, mais e mais pessoas foram se "encolhendo comunitariamente", se omitindo, deixando de reclamar, deixando de lutar por seus direitos. De carona, o poder público foi esvaziando a fiscalização, e o judiciário, protelando suas decisões, fazendo com que os cidadãos de bem que têm alguma dignidade e que sentiram seu mundo encolher, e se fechar em torno de si, também se fecharam e se retraíram.
E quando os bons se omitem, o mal impera.
É isso que temos no Recife. O trânsito está uma droga, vamos acreditar no governo. As pessoas têm medo de viver na cidade, vamos acreditar no governo. Alguém estaciona em cima do passeio, o governo não faz nada. Pegar o telefone e denunciar, cobrar, tirar uma foto e mandar para o jornal, mostrando a placa, ninguém resolve. Reclamar com o motorista, NEM PENSAR. E o governo também não consegue por um guarda no pés de cada cidadão. Isso é papel da educação. Mas está tudo amarrado, e a educação também não lida com isso.
Talvez surja alguém que tenha um senso de justiça e indignação, e esteja em uma posição para realmente agir como um estadista, pensando na sociedade, na cidade, no estado. E deixando de lado os planos eleitoreiros futuros, as pretensões pessoais, e que mostre realmente a alma pernambucana, a independência no agir, a macheza para peitar uma situação que exige muito de qualquer governante. Quem sabe, ele receba votos suficientes para poder atuar. E quem sabe, atue. Até onde podemos ir nos escondendo das decisões ruins que são necessárias para resolver esses problemas?
Hoje, talvez seja seu primeiro dia da indignação geral. Acorde!
COMENTEM!!!
21 de junho de 2012
IA FAZER UM SUCESSO...
Amigos...
Mas esses capacetes iam fazer um sucesso... ainda mais se você estivesse pedalando com essas roupas fashion em algumas "localidades" do Recife. Superfashion! KKKK
Ah, que capacete?! Todo mundo tá de capacete... alguns até duplos (ma que cabelera são essas??!?!)... tá tudo na gola! Sim, é o tal capacete inflável de emergência, vulgo air-bag de pobre! Apesar de que não é todo pobre que pode pagar 500 doláres por um! Se seu SUECO estiver bom, pode ler mais aqui!
Muito fashion para as brenhas que vivemos!
COMENTEM!!!
20 de junho de 2012
TEM QUEM FAÇA... (2) PENALOSA
Amigos..
Pegando carona no texto do Paulo "AGORA LASCOU" Rafael, venho homenagear aquele que devia dar um curso intensivo e obrigatório a todos os candidatos a ser prefeito do Recife. Tem quem faça, tem quem invente. E nossos candidatos são tão criativos! Administrar é simples, mas fazer política é bem mais lucrativo!
Vejam algumas idéias do sr ENRIQUE PENALOSA, meu protótipo de prefeito!
Tem mais sobre o Penalosa AQUI e AQUI. Não é de hoje que gostaria que tivessemos um prefeito com mais idéias na cabeça e macheza para executa-las! Só aparece indeciso, comprometido e frouxo!
COMENTEM!!!
Pegando carona no texto do Paulo "AGORA LASCOU" Rafael, venho homenagear aquele que devia dar um curso intensivo e obrigatório a todos os candidatos a ser prefeito do Recife. Tem quem faça, tem quem invente. E nossos candidatos são tão criativos! Administrar é simples, mas fazer política é bem mais lucrativo!
Vejam algumas idéias do sr ENRIQUE PENALOSA, meu protótipo de prefeito!
Infelizmente, não é assim que agem nossos prefeitos. Botando a coisa em pratos limpos, sendo até meio radical, não sobra um para contar história, desde a década de 70. Tamos arrumados. E agora querem empurrar Humberto Costa. Desse jeito, vamos ter de continuar aturando incompetência!Todas essas frases são do ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa.
- "Calçadas são um direito do cidadão. Ter carros estacionados é uma decisão política. Não há nada técnico, nem legal que obrigue a ter vagas. Estacionar não é um direito constitucional."
- "A política de transporte público em cidades como Nova York e Londres pensa em como reduzir o número de carros. Em cidades como Bogotá, São Paulo ou Porto Alegre os secretários de Transporte sempre pensam em como facilitar a circulação de carros, o que não dá certo."
- "Tratar os engarrafamentos com vias maiores é como apagar fogo com gasolina."
- "Em uma boa cidade, as pessoas estão do lado de fora, não em shopping centers. Em uma boa cidade, não vamos de carro comprar pão e leite. Somos pedestres, necessitamos caminhar."
- "Uma boa cidade não é aquela em que até os pobres andam de carro, mas aquela em que até os ricos usam transporte público. Cidades assim não são uma ilusão hippie. Elas já existem."
Tem mais sobre o Penalosa AQUI e AQUI. Não é de hoje que gostaria que tivessemos um prefeito com mais idéias na cabeça e macheza para executa-las! Só aparece indeciso, comprometido e frouxo!
COMENTEM!!!
Assinar:
Postagens (Atom)
DE OLHO NA BIKE
Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!