Amigos...
Mobilidade é um indicador de cultura e civilidade. É uma linha tênue que descreve o nível de cultura e civilização que um povo ou pelo menos seus principais governantes. Quando o povo consegue perceber que é preciso ter mobilidade e que não se tem por que os governantes insistem em soluções pro-carro, eles trocam os governantes ou abrem o verbo contra, em praça pública, exigindo que eles encontrem uma solução que funcione. Foi assim em países como a Holanda e a Dinamarca, quando a crise do petróleo assolou na década de 70, e os governantes foram atrás de uma solução do tempo da segunda guerra, a bicicleta. Estimulando de forma real o uso da bicicleta, reduziram a dependencia do país, melhorando a mobilidade.
Quando o povo percebe que não tem mobilidade aceitável, mas não identifica como resolver, e só reclama, é que aparece a figura do governante estadista. Quando um desses está no lugar em que pode resolver algumas coisas e não fica só pensando em manter o cargo ou em uma próxima eleição, e toma para si a responsabilidade de resolver o problema ou de pelo menos tentar resolver, é que passa a ser visto como um grande estadista. Foi assim em Bogotá, na Colômbia, aquele país que todo mundo só lembra pela cocaína que exporta ilegalmente. Quando Enrique Penãlosa foi eleito, a cidade tinha enormes problemas de mobilidade, mas ele tomou a si a responsabilidade e criou o transmilênio, implantou mais de 300 km de ciclovias e investiu na forma alternativa de se mover. E funcionou bem para todos, inclusive para a carreira dele! Foi candidato a presidente da Colômbia, talvez de forma prematura por isso não ganhou, mas foi bem votado e visto. Quem sabe no futuro.
Assim, quando se aproximam as eleições de prefeito do Recife, devemos todos estar de olho não só naquele que promete que vai fazer alguma coisa sobre a mobilidade: TODOS OS CONHECIDOS E JÁ ELEITOS DISSERAM QUE IAM FAZER E ACONTECER, MAS NENHUM FEZ NADA. É preciso estar atento para não cair de novo na conversa fiada e arriscar cruzar a linha, olhar para quem tem uma vida pública voltada para melhorar mesmo a situação do povo.
Ou vamos ficar eternamente olhando para o outro lado da OUTRA linha tênue que separa a bagunça atual de um futuro brilhante.
COMENTEM!!!
12 de julho de 2012
10 de julho de 2012
BERRO A LASER!
Amigos...
O que você faz quando um idiota te prensa enquanto você pedala?! Alguns sugerem que vc mande a mãe dele para lugares onde você não ia querer a sua. Outros ainda mostram dedos ou simplesmente soltam um berro de alerta!
Bem, um designer resolveu criar uma forma simples de "berrar nos peitos" dos monstroristas carrocratas: o LASER.
Um aparato movido com energia gerada por um sistema de indução, cria um círculo laser verde projetado no chão ao redor do ciclista em movimento. Se um carro se aproxima além da conta, o circulo fica vermelho e imediatamente tocam as "trobetas do apocalipse" motorizado que se aproxima, quando cornetas instaladas no aparato abrem o berro eletrônico. Olhem as imagens.
Do jeito que são os monstroristas em Recife, o bichinho não vai parar de berrar. E como a cidade é carrocrata, vão querer que os ciclistas "parem de pertubar o trânsito" com esse "barulho insuportável". Educar os monstroristas, nem pensar!
COMENTEM!!!
9 de julho de 2012
SERÁ?
![]() |
| A frente se acabou! Daqui |
Sexta passada aconteceu um acidente trágico. Dois oficiais de polícia morreram em um acidente quando a picape em que viajavam se chocou contra um poste. A foto acima, do JC, dá uma idéia do que aconteceu com a picape. Observe que a pancada foi feia, e a violência do choque foi grande.
Não se consegue fazer aquilo com um carro a 50 ou 60 km/h. Nem com a ajuda de um ciclista.
Tudo bem que uma viatura tem prioridade, em caso de emergência. Mas cerimônia de troca de comando é emergência? A frase do JC e que tb foi a frase que ouvi de outro oficial que chegou alguns minutos depois do ocorrido, ambos, jogando a culpa no ciclista. O ciclista existe, estava lá, e para a infelicidade dele, o cabo que estava dirigindo, em velocidade baixa, baixissima, quase parando, foi surpreendido pelas ações "do mal" do "perverso usuário de uma bicicleta"!
Se estivesse numa velocidade compatível com a via, e eles estivessem de cinto de segurança, teriam sobrevivido?! Mais fácil culpar "o invisível".
Fico triste pelas mortes. As famílias devem sentir muito um choque desses. Mas não gosto que joguem a culpa no ciclista sempre, ainda mais nesse caso onde é flagrante que a picate estava indo mais rápido do que devia para "aproveitar um sinal amarelo". Não se acaba com a frente de um carro só porque um ciclista passou na frente dele!
COMENTEM!!!
1 de julho de 2012
CHOQUE DE DOIS MUNDOS...
Amigos...
O crescente uso da bicicleta como meio de transporte individual é representativo do crescimento do choque entre dois mundos com visões diferentes sobre o planeta. Por um lado, a visão estabelecida nos anos passados, de que a Terra pode aguentar qualquer coisa que os seus usuários quiserem fazer com ela. Por outro, a visão mais atualizada, de que a Terra não aguenta mais a exploração desenfreada de seus recursos, que nesse ritmo vão se acabar, deixando as gerações futuras o desafio de sobreviver numa distopia tresloucada! Mad Max perde feio.
De certa forma, ambas as visões deveriam convergir para o mundo real. Aqueles que exploram desenfreadamente não perceberam que a população não para de crescer, e que existe um limite de capacidade para tudo que existe no planeta, por melhor que seja o sistema de reciclagem. Uma hora, fazendo menino do jeito que fazemos, vai faltar recurso, não importa a quantidade de dinheiro que você tenha, vão faltar água, terra, comida, metais comuns e elementos raros para telas de LED, para fazer carros enormes, para torrar em internet. Vai faltar tudo, porque o planeta tem recursos finitos.
Por outro lado, a visão mais atualizada, esquece que a natureza do homem é a adaptação baseada em sua capacidade de criar. Basta olhar para a explosão de e-bikes pelo mundo a fora. Dez anos atrás, bicicleta elétrica não era nada. Agora é uma séria opção de veículo. Energia solar era muito mais cara do que é hoje, a eólica também. E então começamos a encontrar uma enorme variedade de opções energéticas, força das ondas, das marés, do vento, do sol, etc... E todo dia vejo uma novidade no setor, explorando algo que nem ao menos se pensava em como aproveitar alguns anos atrás.
Então só ficar falando não ajuda a resolver o problema. Precisamos por a criatividade rumo a resolver os problemas da humanidade, pedalar enquanto não alcançamos uma solução melhor, economizar o quanto der e estimular a economia. Dando tempo, dinheiro e estímulo a quem cria, o gênio da raça vai se mostrar com toda a criatividade que o homem tem demonstrado em seus momentos críticos, para ter uma visão utópica do nosso futuro.
Nem que seja para sair espaço a fora procurando outra Terra e meia que precisamos para continuar no ritmo atual!
COMENTEM!!!
Assinar:
Postagens (Atom)
DE OLHO NA BIKE
Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!



