20 de agosto de 2012

HOLANDA BRASILEIRA...


Beleza... bem vindo a SAPIRANGA... e tem mais, o video é otimo!

COMENTEM!!!

14 de agosto de 2012

É DIFÍCIL! É QUENTE! NÃO CONSIGO...



É na HOLANDA. Mas porque vc acha que não poderia ser igual aqui?


Amigos...

Quem quer pedala. Quem não quer, inventa desculpas!  Assista o vídeo e entenda a sociedade da bicicleta.  É fácil, é simples, e qq pessoa pode!

COMENTEM!!!

13 de agosto de 2012

QUERO UM...



Amigos...

Taí um equipamento que gostaria de experimentar.
ONDE SERÁ QUE EU ACHO UM DESSES???

COMENTEM!!!

10 de agosto de 2012

PEDALA O QUE MESMO?

Amigos...

Eu recebi a parte do pacote de mobilidade do projeto PEDALA PE do governador, lançado essa semana.  Dei um tempo pensando, vendo se saia mais alguma coisa na mídia.  Não saiu. Então vou tecer uns comentários sobre o que me foi enviado onde achei umas pérolas. Observe que não verifiquei se o que foi enviado é o que foi decretado.  Admito que se alguém da Secretaria das Cidades me enviou, então é!
 -----------------------------------------

Comece somando essas...
  • 10,1 Km de implantação de ciclovia entre Igarassu/Abreu e Lima.
  • 11,2 Km para recuperação ciclovia entre Paulista/Olinda (PE15);
  • 5,2 Km de implantação de ciclovia entre a Pan-Nordestina/Fábrica Tacaruna;
  • 4,9 Km de implantação de ciclovia entre Tacaruna/Estação Joana Bezerra.

  •     TOTAL =  31,4 km... entre Igarassu e Joana Bezerra...
Então essa aqui ....
  • 30,6 Km de implantação de  ciclovia entre Abreu e Lima(PE15)/Jaboatão (Cajueiro Seco);

devia ser de JOANA BEZERRA A CAJUEIRO SECO??? Ou vão fazer outra por dentro?





-----------------------------------------

E essa aqui...
  • 6,1 Km de implantação de ciclovia na Av. Caxangá;
vai pelo canteiro central? E como passamos pelas estações do BRT de forma segura?  Vai ter uma ilha que dê passagem pelo lado? Vamos voar? Vai ter tuneis ou viadutos para os ciclistas???
-----------------------------------------

Essa aqui cheira a "para a FIFA ver". 
  • 3,0 km UPA Caxangá/TI da estação Camaragibe  (Av.Belmino Correa)
  • 6,3 Km de implantação de  ciclovia entre Camaragibe (Timbi)/São Lourenço (Cidade da Copa);
Existe uma enorme quantidade de ciclistas na área, mas com o BRT passando no meio, para onde querem jogar os ciclistas?
-----------------------------------------

Essa então...
  • 10,1 Km de implantação de  ciclovia no sistema viário Fragoso Olinda.
O googlemaps mostra que o FRAGOSO é bem longe. Será que precisam de uma ciclovia por lá para deslocamento ou será como o Cavouco, para lazer?  Ou ela devia ser colocada interligando a orla com a PE15, rota muito mais importante para os ciclistas e integrada a outro trecho feito agora?!
-----------------------------------------

Essa já era tempo de ter sido feita...
  • 4,5 km divisa Olinda/Recife até o metrô centro
Resta saber se vai ter segurança lá na TERRA DE NINGUÉM do complexo de Salgadinho, local dos mais perigosos para passarmos de bike.
-----------------------------------------

Essa eu ainda não descobri onde fica a tal VIA METROPOLITANA SUL...
  • 13,1 km Via Metropolitana Sul - Lagoa Olho D’água
-----------------------------------------

Essa eu descobri que vai poder ligar o interior de Olinda,  área da Av. Nilo Coelho com a Estrada de Belém e a Agamenon. 
  • 1,2 km Via de ligação da Av. Luís Correia de Brito com a Agamenon Magalhães
Mas não tem essa que vão fazer também: ciclovia entre a Pan-Nordestina/Fábrica Tacaruna, ou mudaram a fábrica da Tacaruna para outro local?
-----------------------------------------

Acho que os 100 km previstos precisa de uma calculadora nova!

-----------------------------------------

Eu gostaria de mais esclarecimentos.  O programa pode ser bom, mas não colocar um mapa assinalando claramente onde essas ciclovias vão estar, e como os problemas assinalados como os da Caxangá vão ser resolvidos, é muito mais publicidade que ação.

Criar a programas para fazer novas ciclovias, vende imagem de estadista, preocupado com a mobilidade.  Conservar e repintar a ciclofaixa Tiradentes, trecho da 21 de abril, não dá. Era bom que a secretaria das cidades fosse a público e colocasse claramente onde e como vão ser essas ciclovias, além de um programa de realização, com data para começar e inaugurar.  Vai ver é outro programa MIRABOLANTE para multiplicar por 30 as ciclovias atuais!?!

Eu não sei vocês, mas estou cheio de promessas. Quero AÇÃO!

COMENTEM!!!

8 de agosto de 2012

PEDALA PE

Amigos...

O Governo do Estado lançou ontem o pacote de medidas para melhorar a mobilidade na zona metropolitana no Recife.  O pacote PEDALA PE inclui cerca de 100 km de ciclovias e algumas medidas de estímulo.  No futuro analisarei ele detalhadamente, caso a caso.  Por hora, deixo o email que recebi da Secretaria das Cidades com o descritivo do programa.

Boa leitura e COMENTEM!!!
--------------------------------------

Olá, Pessoal!

Bom dia!

Nosso Programa Pedala PE é uma realidade, gostaria de esclarecer que o projeto das ciclovias foi do arquiteto Marcelo Bione que trabalha na Secretaria das Cidades do Estado e que não teve intervenção de nenhum vereador. O mérito todo foi do Secretario das Cidades (Danilo Cabral) do Governador e do arquiteto Marcelo Bione. Vou disponibilizar para todos o adesivo da campanha educativa “Respeite o Ciclista”. Segue uma parte do Programa:

Ciclovias:
  • 11,2 Km para recuperação ciclovia entre Paulista/Olinda (PE15);
  • 10,1 Km de implantação de ciclovia entre Igarassu/Abreu e Lima.
  • 5,2 Km de implantação de ciclovia entre a Pan-Nordestina/Fábrica Tacaruna;
  • 4,9 Km de implantação de ciclovia entre Tacaruna/Estação Joana Bezerra.
  • 30,6 Km de implantação de  ciclovia entre Abreu e Lima(PE15)/Jaboatão (Cajueiro Seco);
  • 6,1 Km de implantação de ciclovia na Av. Caxangá;
  • 3,0 km UPA Caxangá/TI da estação Camaragibe  (Av.Belmino Correa)
  • 6,3 Km de implantação de  ciclovia entre Camaragibe (Timbi)/São Lourenço (Cidade da Copa);
  • 10,1 Km de implantação de  ciclovia no sistema viário Fragoso Olinda.
  • 4,5 km divisa Olinda/Recife até o metrô centro
  • 13,1 km Via Metropolitana Sul - Lagoa Olho D’água
  • 1,2 km Via de ligação da Av. Luís Correia de Brito com a Agamenon Magalhães

Integração – Bicicletários serão construídos nas sete estações de embarque e desembarque do Corredor de Transporte Fluvial (Programa Rios da Gente) e ainda nos 25 Terminais de Integração (somando os que estão em operação e os que serão construídos até o final do ano) - um investimento de R$ 391 mil.

Parceria Estado/Municípios – Com a publicação do decreto estadual de incentivo a implantação de equipamentos cicloviários nos municípios pernambucanos, a Secretaria das Cidades iniciará o processo para a assinatura de convênios com os municípios interessados, garantindo parcerias para implantação de ciclovias, ciclofaixas, paraciclos e bicicletários.

Incentivo Fiscal – Um decreto garantindo o benefício fiscal em cima do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) para as empresas montadoras de bicicletas que se instalarem no Estado também faz parte do pacote de ações do PEDALA PE. A partir do decreto de nº 14.876, as fábricas de bicicletas que se instalarem no Estado de 1º de Agosto de 2012 a 31 de julho de 2024, terão 75% de incentivo fiscal.

Academias das Cidades - Bicicletários serão construídos em todas as Academias das Cidades até 2013. Hoje são 135 Academias em funcionamento e outras 24 estão sendo construídas. Uma licitação já foi aberta para contemplar as já existentes. As que estão em obras já serão entregues à população com o equipamento cicloviário. O custo para esse investimento é de R$ 938 mil.

Selo Empresa Amigo da Bicicleta – Todas as empresas privadas que já possuem bicicletários e vestiários ou que venham construir essa estrutura para os seus funcionários podem solicitar à Secretaria das Cidades o “Selo Empresa Amigo da Bicicleta” - um reconhecimento público às empresas que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte, ajudando a preservar o meio ambiente e a dar mais mobilidade ao trânsito. Para obter o selo, a SECID, após a solicitação das empresas, encaminha uma equipe para fazer a comprovação e o estado de conservação dos equipamentos.

 
Rosaly Almeida
Coordenadora de Acompanhamento de Orçamento e Projetos
Secretaria Executiva Especial de Mobilidade
Secretaria das Cidades
81 9976.1783
81 3181.3341

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010