21 de agosto de 2010

A CONSCIÊNCIA É DE TODOS...

Amigos...

Tenho certeza de que alguns dos meus 67 seguidores é do tempo do Sujismundo . Para os que não sabem, ele é um personagem de uma campanha para promover a cidadania da limpeza, sob o lema "POVO LIMPO É POVO DESENVOLVIDO". A Lady Guedes resgatou esta lembrança que ora alimenta meus dedos escrevendo este post! Era o final da década de 70 e a população devia estar fazendo muita sujeira. Lembro que nenhum garoto queria ser chamado de Sujismundo, era ofensa braba! Pouco mais de 30 anos se passaram, quem era garoto agora é adulto, e muitos ainda mantém resquícios da civilidade que campanhas como aquela, e esta, e mais esta enfiaram na marra na cabeça da criançada! Higiene é um dos pilares da vida em comunidade, assim como segurança, respeito ao próximo e a lei.

Mas nestes 30 anos o mundo mudou demais. A cidadão médio dá pouco valor a estas coisas. O mesmo que chia quando a sujeira é feita dentro de sua casa, joga seu lixo pela janela do carro sem pensar duas vezes. O mesmo que quer espaço para seu filho andar de bicicleta, joga seu carro em cima de ciclistas nas ruas. Aquele que quer a lei e a justiça em cima dos ladrões, sonega impostos ou tenta corromper a segurança pública. De certa forma, todos perdemos a consciência, anestesiada pela mídia, pela busca irrefreável pelo consumo de todo tipo de supérfluo, pelo novo além da conta. Vive-se como se o mundo fosse acabar amanhã, sem tempo de respirar, mal vendo o que acabou de comprar e já pensando naquilo que vai comprar em seguida.

Enquanto isto a vida passa, a falta de respeito com o próximo continua, um engolindo o outro em todos os cantos. Carros por cima de bikes, bikes por cima de pedestres, motociclistas por cima de todos. Gente jogando lixo nas ruas, prefeituras dizendo que limpa sete vezes ao dia quando ninguém está olhando, ruas em péssimo estado, ônibus andando feito loucos, sinais para facilitar o trânsito de carros e os demais que se explodam.

Tudo resume-se ao fato de que as pessoas deixaram de ter consciência do que rola em seu mundo. Deixaram de educar seus filhos para serem bons cidadãos e começaram a TREINA-LOS para o sucesso. Ansiedade, consumo, desrespeito. Quando foi que você chamou a atenção de um destes pela última vez? Quando foi que você peitou um sujismundo, um motorista doido, um policial corrupto. Quando as pessoas de bem desistem, é que o mal toma conta!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010