29 de agosto de 2010

NEM SEMPRE É SÓ CULPA DOS MALUCOS...

Amigos...

Crescemos com algum ordenamento no tráfego das cidades. Existia o DETRAN, era sempre ele o culpado quando algo na sinalização das cidades ou na fiscalização dos infratores. Em algum momento, isto passou a ser problema de cada cidade, e o DETRAN saiu fora destas responsabilidades. 

Junto com isto, ganhamos mais e mais carros nas ruas.  E, dada a precariedade com que as cidades fiscalizam o trânsito e mantém a sinalização das ruas, muitos destes carros passaram a ser guiados por pessoas que simplesmente não tem mais freios na hora de dirigir pela cidade.  Temos a lei, mas não temos quem a aplique, quem estabeleça limites para cada personagem do trânsito. Então, o que deveria ser organizado dentro do espaço público, bem definidos quanto a ocupação deste espaço, a preferência e segurança, se torna algo muito louco, completamente caótico.

E no centro disto tudo quem está omisso ou negligente? As prefeituras. O trânsito só vira prioridade quando está em tal ponto de saturação que se torna inviável o uso das vias públicas. Ai surge sempre a solução milagrosa de se fazer outra avenida, outro viaduto, outro binário, todas soluções caras e que saturam novamente em curto espaço de tempo. E o pior disto é que o "feijão com arroz" não é feito.   Manter as vias existentes, pintar faixas de sinalização, por motociclistas e guardas de trânsito fiscalizando, marcando presença para coibir as infrações, estabelecendo limites, nem ao menos é lembrado.  Ou alguém já viu um programa SINALIZANDO RECIFE!? Ou algo como TRÂNSITO SEGURO, POLÍCIA EM AÇÃO! Se a prefeitura não dá conta de fazer o be-a-bá, podemos realmente culpar os malucos no trânsito? Ou devemos dar nome aos bois certos?

Quer ter uma idéia do que estou falando? Veja o vídeo abaixo, curtinho, mostrando o fluxo de tráfego na Av.Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira, onde a tinta das faixas sumiu tem pelo menos 2 anos.  Vc consegue enxergar um fluxo ordenado dos veículos seguindo suas faixas de tráfego? A única coisa que ainda rola é que todos estão indo para o mesmo lado...AINDA!



COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010