1 de setembro de 2010

A NOITE É DA BESTA...

Amigos...

Moro numa confluência de binários, vias de direção única dispostas paralelamente entre si. A avenida aqui em frente é um dos corredores perimetrais de Recife e por ela passam centenas de ônibus todos os dias. A noite, entre 18 e 19h, o fluxo de veículos é caótico, e muitas vezes, engarrafa o tráfego entre dois sinais. E nestes horários de pico, também passam dúzias de bicicletas todos os dias. Este é um dos horários mais perigosos para se pedalar na avenida e é comum que passem ciclistas sem um pingo de preocupação quanto a sua visibilidade. Ser visto pelos carros e ônibus é a única garantia que temos de pedalar com alguma segurança no tráfego. Mas muitos pedalam com bicicletas escuras, vestidos de cores escuras e sem luzes, refletivos, lanternas ou qualquer outro ítem básico que garanta a sua visibilidade. Afora o fato de que refletores e "olhos de gato" são itens expressamente colocados no Código de Trânsito Brasileiro - CTB (art.105,VI), a grande maioria dos usuários de bicicleta para o trabalho nem ao menos sabe ou se importa com isto. A noite, todos os gatos são pardos e estão entregues a sanha estressada dos motoristas cansados e frustrados em engarrafamentos contínuos. A noite é da besta! E só Deus consegue entender porque não morrem mais ciclistas na cidade abandonada por nossos gestores do tráfego.
...
Camiseta com triângulo refletor, e bicicleta com refletivos com ciclista usando faixas refletivas.

Uma boa solução para minimizar isto são os COLETES REFLETIVOS. Podem ser encontrados em lojas de materiais de segurança e grandes atacados de produtos em geral, e similares importados custam pouco e garantem a mesma segurança. Outra são as FAIXAS REFLETIVAS, montadas em X ou H nas costas e na frente, deixam o ciclista bem visível aos faróis dos carros. O uso destas faixas pode também ser estendido as roupas normais, adquirindo-as e montando faixas a serem presas nos braços e pernas. FAIXAS ADESIVAS da 3M para caminhões, podem ser recortadas e coladas na bike para aumentar a visibilidade. O que é mais importante é que de qualquer forma o ciclista procure se fazer visível e desperte a atenção dos motoristas. Cobrar respeito dos motoristas quando se está bem visível é mas fácil quando você parece uma árvore de natal todo iluminado e seguro, do que quando pedala numa "bike-stealth", completamente invisível a quem está na via. Sua vida pode depender disto!


COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, conheço uma loja virtual que vende esses coletes refletivos, já comprei lá e é super confiável, pra quem quiser, segue o link: http://www.seton.com.br/protecao-and-ergonomia/equipamentos-de-protecao-individual-e-coletiva/epis.html#/page/1

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010