4 de abril de 2012

AINDA PRECISA EVOLUIR?

Bicicleta de modelo holandês, Gazzele, feita para uso urbano: paralamas, cobre corrente, bagageiro de série, farois, posição elevada e conforto no selim de molas. Isso não temos no Brasil!
Amigos...

Outro dia lendo os blogs que assino, vi matéria sobre uma bike e-assistida da TREK, modelo TURBO. Uma bicicleta com bateria para dar uma força no pedal, em alguns momentos mais duros ou para pessoas com problemas de joelho, na hora de subidas. 

Isso me fez pensar se a bicicleta já teria chegado naquele ponto culminante do estado-da-técnica, onde os desenvolvimentos são pequenos demais para serem notados.  Na minha modesta opinião, as últimas invenções marcantes no setor foram os novos materiais para os quadros e acessórios, tornando-as mais leves, e alguns detalhes de geração de energia, como a BIKE COPENHAGEN do MIT, que ainda não pegaram substancialmente. 
Entenda gerar energia como aproveitamento da energia cinética da bicicleta para lanternas, faróis e outros itens. Mas para ir de um lado a outro, as fixas e as velhissimas Caloi Barraforte, mostraram que nesse aspecto o estado da técnica já foi alcançado e faz tempo.

Observo que pelo mundo a fora, crescem as empresas desenvolvendo acessórios, bolsas, roupas, alforges, etc, mas os desenvolvimentos no veículo, esses já estão no limiar máximo possível.  A bicicleta como o carro e a moto, estão em um momento de máximo, e realmente são poucos os desenvolvimentos que justificam a idéia de que existe uma evolução.

Interessante que mesmo tendo atingido a maturidade, não tenhamos adotado a bicicleta ostensivamente. Continua sendo um veículo intimamente relacionado ao lazer.  Se pensa em dar uma volta em um domingo de sol, mas nunca ir ao trabalho com ela.  Em parte acho que o problema é a falta de investimentos em bicicletas urbanas, em bons bagageiros, e estrutura para alforges, sem falar em alforges bons e baratos, que ajudem a transportar bolsas, roupas e outros itens. Observa-se um boom nos Estados Unidos e Europa quanto a esse tipo de equipamento, juntamente com bicicletas urbanas mais simples, confortáveis e baratas.

Quem sabe um dia, as empresas brasileiras entendam e produzam algo assim. Público, eu acredito, que já existe!

COMENTEM!!!

4 comentários:

  1. Eu estou louco para comprar uma bicicleta Clássica tipo esta "HOLLANDRAD" da foto acima. Na tradução direta significa "bicicletas Holandesas". Eu não acho onde comprar uma BIKE desse modelo típico holandês aqui no Brasil. Sei também que estão chegando ao Brasil essas bicicletas de fabricação chinesa da marca “FLYING PIGEON”. Eu sei que elas vão custar os "olhos da cara" aqui no Brasil, porque fui atrás e cotei alguns modelos direto na fabrica. Uma bicicleta tipo LADY (para mulher) da Flying Pigeon, que é linda de morrer, custa lá 93,20 USD, e do modelo masculino custa 38,40 USD. Acredite, é só isso mesmo! Eu mesmo tive o trabalho de consultar direto na fabrica, e estou doido para importar diretamente algumas unidades para mim e para a minha família (esposa e filhos). Aqui eu consultei algumas revendas, e o preço será de R$ 1.200,00 aproximadamente!!!! Um verdadeiro absurdo!!!!
    Eu morei na Alemanha alguns anos lá na década de 90, e nessa época nem me interessava pelas bicicletas clássicas, e agora que estou mais velho e com mais qualidade de vida, além de ter bom gosto agora (modéstia a parte, kkkk), e de volta ao Brasil, quero uma BIKE dessas, rsrsrsr. São muito confortáveis e elegantes. A marca chinesa que citei acima é considerada a MERCEDES BENZ das bicicletas chinesas, porque não quebra e é muito fácil de consertar!
    Bom, assim é a vida, né...vou ver se alguns dos meus amigos lá na Alemanha me ajudam a despachar qualquer um dos modelos dessas "HOLLANDRAD", das- marcas GAZELLE, GREENS, SIMPLEX, BATAVUS, e outras várias ... Abraço e parabéns pelo seu blog! Alexandre Sales de Boituva-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex... obrigado pelo pitaco! Eu tb gostaria de ter uma. Infelizmente na cabeça dos nossos empresários, bicicleta é lazer, então tome montain-bike e speed, carbonos e levezas... e tudo que eu queria era um bagageiro decente e um cobre-correntes. Tente comprar diretamente, porque os 90 dolares lá fora + frete + 60% de imposto acima de 50 dolares (24 dolares a mais!) ainda vai ficar mais barato que trazer da europa... eh uma!

      Excluir
    2. Rogério, eu estou esperando a Fabrica da Flying Pigeon da China me responder se eles conseguem postar uma ou duas bicicletas por UPS. Este é o modelo que eu quero trazer para mim e pata a minha esposa, http://theflyingpigeon.com/european (linda não acha?)
      Abraço amigo, Rogério!
      Alexandre Sales - Boituva-SP

      Excluir
    3. Bonita e simples... gostei do descanso duplo e do bagageiro. Depois me diz por quanto saiu tudo, inclusive o frete, e se vc pagou imposto, etc... minha namorada andou procurando uma tamanho pequeno, mas não encontra... quem sabe ela não importa tb.

      Excluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010