Amigos...
O carro tirou das pessoas a possibilidade de observar coisas simples, fazer coisas simples. Atravessar uma rua, para um pedestre numa cidade desenhada para carros é uma tortura. O fato é que cidades onde o carro manda, as regras são feitas para os carros. É quase impossível não quebrar algumas dessas regras quando você está de bike ou a pé, porque bikes e pedestres não são carros, é óbvio!
Os carros são movidos à motor, e a energia necessária para isso não é diretamente sentida pelo motorista. Por outros lado, as bicicletas são veículos de continuidade, o consumo de energia a cada pedalada para manter a velocidade é mínimo. Cada parada, cada retomada, consome muito mais energia, cansa, frustra. Cidades sem infraestrutura para pedestres e ciclistas ou com infraestrutura desenhada numa situação claramente PRÓ-CARRO, mostram isso de forma muito clara na sinalização.
Estamos cheios de exemplos de sinalizações SOBRE O CARRO PARA O CICLISTA OU PEDESTRE. É o pedestre ou o ciclista quem tem a obrigação de RESPEITAR O CARRO, CUIDAR DO CARRO, EVITAR O CARRO, em clara inversão dos papeis previstos no CTB. E isso mesmo com a grande quantidade de pedestres nas ruas e com a crescente quantidade de ciclistas para o trabalho nos últimos cinco anos. Olhe alguns exemplos aqui no Recife:
- Não se vê renovação das faixas de pedestres, pintam quando dá vontade, levam anos sem pinta-las! Não existe respeito por elas.
- Mesmo quando o espaço tem faixa de pedestres, essas são projetas para proteger o tempo do motorista. É comum em cruzamentos obrigarem o pedestre a fazer o caminho mais longo para poder atravessar em segurança, apenas para evitar reduzir o tempo de tráfego dos carros.
- Sinais de pedestres levam vários minutos para abrir, e poucos segundos para fechar, violando o estatuto do idoso, as regras de acessibilidade para deficientes motores, mesmo quando estão ao lado de um posto de saúde ou hospital.
- Ciclofaixas fixas são construídas com placas lembrando ao CICLISTA que ali tem uma saída de CARRO, mas sem nenhum aviso ao motorista de que ali tem uma ciclofaixa!?!
- Mesmo em grandes avenidas com espaço bastante, com canteiro largo, com calçadas ainda mais largas e muito pouco usadas, como na Mascarenhas de Morais, onde sobre espaço para a colocação de uma ciclovia fixa ou de pintar pelo menos uma ciclofaixa fixa, não se coloca, PARA NÃO PREJUDICAR O TRÁFEGO DE CARROS!?!!
IMPERIUS MACCHINA!
Comentem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!