INFRAESTRUTURA É MAIS IMPORTANTE QUE CAPACETE... pelo menos no Canadá! Foto: (c) Rogério Leite @ 2015 |
De início, não estamos discutindo se você deve usar um capacete ou não. Essa é uma questão de escolha pessoal, e se você é como eu, pode fazer a escolha.
Este texto está baseado em um estudo realizado no Canadá sobre variáveis que estimulam ou não o uso da bicicleta, como usar capacetes, mas também a infraestrutura e o modo de andar de bicicleta. E esse estudo é interessante, porque a legislação para o ciclista é diferente nas várias regiões do país, que possui uma amostra populacional muito homogênea, reduzindo o impacto de fatores culturais. E isso criou uma oportunidade para os pesquisadores calcularem as taxas de hospitalização devido ao uso da bicicleta comparando em diferentes jurisdições e com diferentes legislações sobre o uso do capacete e o modo de andar de bicicleta, e examinar essas diferenças.
As conclusões do estudo mostram que mais importante que a legislação que obriga ou recomenda o uso do capacete, é importante discutir sobre a construção de infraestruturas seguras.
Resumindo, infraestrutura é melhor do que capacetes para minimizar os riscos do ato de pedalar.
Comecei pedalando sem capacete, uns 45 anos atrás. Ninguém sabia nem que existia capacete para pedalar, e já andávamos nas ruas, pela cidade toda, sem ele. Tempos modernos, mundo do "sempre-seguro", quando voltei ao Recife em 2008, comprei um capacete. Usei, ainda uso de madrugada quando pedalo mais rápido e fora de qualquer infraestrutura, o que praticamente não existe mesmo no Recife. Mas já saio sem ele, já descobri que o risco é mínimo se você escolhe rotas mais tranquilas, ou dispõe de infraestrutura.
Resta saber quando teremos espaço real e não meras adaptações fuleiras nos fins de semana.
COMENTEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!