31 de março de 2012

MENOS VIADUTOS E MAIS AÇÃO...

Publicado no NE10.COM.BR (Mais fotos aqui).

Amigos...

Ontem teve a tal reunião para discutir os viadutos da Agamenon, coisa de "governo social", que cria comissão e reunião para tudo!  Pensei que seria aprovado com ressalvas, mas foi reprovado pelos técnicos presentes.  Existe ainda alguma coerência em Recife.  Não sei quem está aconselhando o governador Eduardo Campos, mas se futucar vai descobrir que tem alguém querendo criar uma oportunidade de ganhar dinheiro com as obras.

Não é de hoje que se nota que certas "fantasias", como achar que viaduto vai melhorar o trafego para os ônibus, realmente resolve o problema a longo prazo.  A curto prazo parece resolver. Mas sem colocar com todas as palavras que "A PRIORIDADE É O ÔNIBUS", o tráfego não tem solução.  A prioridade é dele porque ele leva 60 ou mais pessoas por veículo, otimizando o uso do espaço público. Se ele passar a intervalos curtos(a cada 5 minutos, por exemplo), for confortável (ar refrigerado, não rodar entupido sempre), etc, ele será a escolha óbvia para a grande maioria das pessoas em trânsito na cidade. 

Quando você faz viadutos "para agilizar o tráfego dos ônibus", você está MENTINDO!  Quer agilidade? Separe JÁ uma via da Agamenon, crie viadutos nessa via APENAS para os ônibus passarem por cima dos cruzamentos, crie as estações no centro, em cima do canal, e finalmente, ponha passarelas para os pedestres chegarem as estações.  Ah, mas vai "tirar" uma pista de carros!? Problema deles. Ah, mas vai prejudicar o tráfego de carros? Deixe o seu em casa e use o ônibus.  O ônibus é prioritário, então bote isso na prática. Ele passa, quem tem carro que se lasque! 

Quer usar seu carro? Problema seu se ficar preso em engarrafamentos intermináveis, no calor, e chegando atrasado no trabalho ou na escola.

Quer chegar cedo e rápido, sem suor e sem estresse, vá de BRT.
O resto é papo furado!

COMENTEM!!!

28 de março de 2012

CTTU DISTRIBUI ENGARRAFAMENTOS

Amigos...

Não é de hoje que vemos as fúteis tentativas da CTTU de resolver o problema do tráfego para os CARROS no Recife.  Sempre focada em tentar melhorar o tráfego mas sem coragem de tomar medidas impopulares entre os carrocratas, empurra o problema com a barriga a cada vez que tenta resolve-lo.  Lembram das alterações na Agamenon, retirando acessos a via local para aumentar a fluidez? Alguém ainda nota a diferença de algo feito 6 meses atrás?!

Bem, agora a resposta da CTTU melhorou e muito! Está cada vez menos eficiente!

As novas alterações da Abdias de Carvalho funcionaram que foi uma beleza: distribuiu o engarrafamento centralizado nos cruzamentos da Cosme de Viana e Carlos Gomes em algumas ruas laterais.
  • Quem antes pegava a Carlos Gomes rumo Caxangá, agora engarrafa na saída da João Crescêncio, 3 quarteirões antes de João Alfredo e onde a Caxangá está LOTADA.
  • Quem antes passava fácil por San Martin, rumo BR232, agora engarrafa já depois da Carlos Gomes e se ARRASTA até bem depois de San Martin!  ENTUPIDA de carros!
  • E finalmente, quem antes pega a Carlos Gomes como alternativa da Estrada dos Remédios, agora engarrafa na saída da Dona Maria Vieira desaguando na Estrada dos Remédios LOTADA!
Ou seja a CTTU agora devia mudar de sigla: de CTTU para DECREC - DISTRIBUIDORA DE ENGARRAFAMENTOS DE CARROS DO RECIFE! KKKK

Não tem jeito CTTU.  Se quiser desafogar o tráfego tem de dar condições para que ônibus andem mais rápidos, obrigar os carros a ficar em casa, e ainda deixar passagens livres e prioritárias para as bikes!

Será que um dia essas idéias tão simples vão chegar no cérebro desse povo?!  Uma pergunta que não quer calar na minha cabeça.... Eles tem cérebro?

COMENTEM!!!

25 de março de 2012

ALIVIANTES DOMINICAIS...

Por isso o povo gosta tanto de ir fazer trilha...
muito verde, paisagens exuberantes...desafios! KKKk
COMENTEM!!

CARRO "EX MACHINA"




Aqui a POLÍCIA DE BALTIMORE nos Estados Unidos, mostrando como se deve EDUCAR OS MOTORISTAS E CICLISTAS para um convívio pacífico e produtivo. E a PMPE e a CTTU fazem o que mesmo?


Amigos...

Um dos usos da expressão DEUS EX MACHINA é para indicar um desenvolvimento de uma história que não leva em consideração sua lógica interna e é tão inverossímil que permite ao autor terminá-la com uma situação improvável porém mais palatável (do ponto de vista do autor, não necessariamente do leitor!)...

Esse expressão me veio a mente hoje, pedalando pela cidade.  Pedalando nos domingos, dia tranquilo para isso, sem muitos carros, percebemos a cidade e eu tenho muitas idéias.  A cidade não é pequena, apertada, não falta espaço. Falta se vc for considerar que ao invés de ocupa meio metro quadrado por pessoa, você tiver de ocupar 10 metros quadrados para incluir o carro dela.  Se a soluções não resolverem, só vão agradar ao autor!

Agora a PCR pretende abrir edifícios garagem para 10.000 carros na cidade.   Junto como tantas outras iniciativas para a mobilidade do "imperador"-carro, são soluções que só agradam a PCR. Pífias no tempo: resolvem o problema por um prazo muito curto, ou então transferem o problema de um lado para o outro!  Carros não se teletransportam: a vaga no centro vai estimular o uso do carro, mas as ruas que servem de alimentadoras a esses estacionamentos vão entupir com aqueles que quiserem por os carros lá. A tal ponte de Monteiro, novamente não tem soluções para transporte público ou ciclovias integradas.
Faltam canaletas exclusivas, prioridade para o transporte público e sobram soluções tecnológicas desnecessárias: para que você vai enviar um SMS para saber que seu ônibus está preso no tráfego e vai levar 30 minutos para chegar até sua parada?!

Mas o carro manda, o IPVA, o ICMS, o ISS, tudo que é arrecadado pelo estado e município com os carros, tudo que gira em torno do universo carro, manda, impera sobre o resto da comunidade.

Por isso o Sr.Prefeito e o seu partido todo, NÃO VAI SE ELEGER DE NOVO.  E não adianta ter HANDS OU COSTAS... o importante é ter um projeto de mobilidade que diga em alto e bom som: DEIXE SEU CARRO EM CASA SE NÃO QUER GASTAR HORAS NO TRÁFEGO, PORQUE DE AGORA EM DIANTE, A PRIORIDADE É DO TRANSPORTE PÚBLICO.  

Estamos cansando de tanta incompetência para ver o óbvio!

COMENTEM!!!

22 de março de 2012

VOCÊ NÃO PODE COMPRAR A FELICIDADE...

Você não pode comprar felicidade, mas pode comprar
uma bicicleta e isto é muito próximo dela.

Via I AM IN LIKE WITH MY BIKE
Amigos...

Só que já pedalou sabe como é bom, como é divertido mesmo no tráfego pesado, e como faz bem para o espírito.  Só agora com o joelho dolorido é que me dou conta da falta que essa atividade me faz.

Espero que não seja nada, já estou procurando um ortopedista para dar uma olhada mais esperta sobre o assunto... em breve quero retornar.

E vamos pedalando (ou só olhando, como eu agora!).

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010