18 de maio de 2010

CIDADES CICLÁVEIS... PORTLAND, EUA

Amigos...

Portland detém o primeiro lugar em cidades com melhor infraestrutura ciclável dos Estados Unidos. É uma cidade que tem muitas pontes também, e apesar de não ser tão plana quanto Recife, conta um grande número de pedalistas todos os dias. Os vídeos abaixo são emblemáticos. O primeiro é mais curto e mostra o fluxo de pedalistas em uma das grandes pontes da cidade. Eles chegam a 7.000/dia, cerca de 20% dos veículos que atravessam a ponte.



No segundo, o assunto cicloinfraestrutura é intensamente abordado, em um vídeo bem longo, que mostra e discute as diversas formas de mobilidade e sua integração a bicicleta na cidade.


Reparem que as ciclovias não são fisicamente separadas dos demais veículos. Apenas pintadas na pista. E todo mundo respeita. Isto não afasta ou evita 100% dos acidentes, mas com certeza orienta os motoristas a respeitarem o espaço dos ciclistas e investe na formação de uma cultura urbana voltada para o uso da bicicleta como forma de mobilidade. A série CIDADES CICLÁVEIS serve para mostrar que a bicicleta pode conviver com as demais formas de deslocamento nas cidades, em paz e sem que haja interferências negativas. O resultado do uso das bicicletas é uma cidade mais humana, com o transporte mais equilibrado e de qualidade. Pensemos nisto quando formos tirar o carro da garagem hoje!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010