6 de setembro de 2012

QUANDO OS BONS SE OMITEM, O MAL ...

VERSÃO 2012 PORQUE NEM TUDO CONTINUA NA MESMA...ALGUMAS COISAS ESTÃO PIORES!

Amigos...

Li no JC de hoje um editorial do Sr. Fernando Castilho que me preocupa no Caderno de Economia.  "JÁ ESCOLHEMOS IR DE CARRO E PRIU"!  Foi a  frase usada para justificar o aumento descarado da venda de veículos, sempre recorde.  Graças a uma combinação de redução do IPI, péssima administração pública no que tange ao transporte público, e  grande avidez pelos impostos, o que nos resta é ouvir essas bobagens!  A preocupação é ouvir de quem disse.  Admitindo que o editor de Economia seja uma pessoa culta e com nível educacional alto, não se entende que o texto pelo menos não tenha uma ressalva que a solução automóvel é uma solução derivada da insegurança e da incompetência pública em lidar com a mobilidade das massas da cidade e do Brasil.  Não escolhemos usar o carro.  Escolhemos não andar em ônibus caindo aos pedaços, que levam 40 minutos para passar lotados, culpa compartilhada com os mesmos carros.  Escolhemos não ir de bicicleta porque o poder público e os mesmos carros não são capazes de resguardar a integridade e o patrimônio do ciclista, e porque a cidade não oferece incentivo a oferta de serviços e infraestrutura para quem pedala.

Com tantos incentivos pró-carro, para que reduzir IPI. A indústria automobilística manda no governo e isso não é dito.  Ameaça demitir um bocado de gente, e o governo federal cede e baixa o IPI.  E aí, mais carros nas ruas. A sociedade virou refém do segmento e do carro.  E numa situação assim, quem vai contra?! Quem se levanta em prol dos ônibus de qualidade? Quem levanta os canhões para defender as bicicletas?

Nessa campanha política, todos os candidatos estão defendendo idéias que estão nos jornais nos últimos 4 anos para melhorar o tráfego, inclusive no mesmo JC. Mas ninguém toca no principal, ninguém demonstra real coragem de enfrentar o problema, ninguém vai contra o uso do carro no transporte individual. É preciso DESESTIMULAR o uso do carro particular, dificultar a vida de quem usa, reduzir estacionamentos, controlar vias de acesso. É preciso que seja dito a SOCIEDADE COMO UM TODO, que carro ocupa muito espaço para se mover e estacionar, polui o ar, entope o tráfego, dificulta a vida de todos.  É preciso deixar claro que os carros não ficam presos nos engarrafamentos: ELES SÃO O ENGARRAFAMENTO.  Nenhuma cidade do mundo suporta 10% a mais de carro todo ano. Nenhuma tem ruas de borracha para ir esticando e acomodando todos.

Quando pessoas que deveriam defender soluções para o problema pensam mais em seus empregos, dá nisso.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010