24 de outubro de 2012

EXCLUÍDOS DA MOBILIDADE...

Amigos... 

Postaram no Facebook uma foto de uma parada de ônibus posta em cima de uma ciclovia, em Londrina. Aparentemente é temporária, acho! Mas mesmo assim, é emblemática do principal problema que é enfrentado pelos ciclistas e pedestres no dia a dia: somos esquecidos pelos planejadores urbanos!  Excluídos da equação onde o termo principal é o automóvel em primeiro lugar, e outros motorizados em segundo (ônibus, caminhões, motocicletas!)... Os projetos de ruas são apertados, não incluem vias para ônibus, não se pensa no pedestre e no ciclista, e aí saem essas "pérolas".


A legenda ainda diz...
"OS PONTOS, QUE AINDA NÃO FORAM FIXADOS NA CALÇADA, DEVEM SER INSTALADOS DEFINITIVAMENTE EM OUTRO LOCAL, AINDA NESTA SEMANA".

Observemos que:

1. Eu queria saber onde será esse novo local onde vão colocar o ponto definitivo, porque na frente tem a pista para o rei-carro; atrás tem uma calçada para os pobres-pedrestes! No meio, a ciclovia. Então, as paradas devem ficar pairando acima de todas!  Só voando!
2. Esse é o mesmo problema da Avenida Norte, Recife. Esqueceram as paradas de ônibus no projeto, depois tiveram de fazer desvios na ciclovia, passando por trás, em alguns pontos onde era possível. Em outros trechos, a ciclovia simplesmente acaba de um lado e de outro. O ciclista tem de ir para a rua. Esse é um plano furado da PCR e CTTU de Recife.
3. Esse será o mesmo problema da ciclovia pelo canteiro central da Av.Caxangá, Recife, ladeado por duas mãos de canaleta exclusiva do BRT. E quando o ciclista vindo pela ciclovia chegar na parada do BRT, ele vai para onde? Sai voando por cima, entra pela terra abaixo ou em dispositivo de teletransporte e sai do outro lado? Essas seriam formas mais seguras do que o que provavelmente vai rolar: o ciclista que se vire no meio do tráfego ou perto dos ônibus! Mais um plano furado da SECID!

Resumindo tudo, aceite: você é um EXCLUÍDO da mobilidade. Para você resta a indignação ou participar da BICICLETADA RECIFE, protestando pela falta de espaço. È sexta, agora, 18h na Praça do Derby. Venha e abra seu verbo contra essa exclusão!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010