Av.Agamenon Magalhães. Foto: WIKIPÉDIA |
Não é de hoje que falo que o uso do carro tem um apoio quase doentio dos nossos governantes. Taí a redução do IPI, subsídio da gasolina, etc, para não me desmentir! Ao longo das últimas décadas, várias ruas de Recife tiveram sua rolagem ampliada para acomodar o aumento de carro nas vias, sacrificando calçadas, pedestres, árvores. E é por elas que posto esse hoje.
Da semana passada para cá, o governo detonou palmeiras imperiais da Cruz Cabugá para colocar uma estação da linha norte-sul. Hoje, o Jornal do Commércio dá conta de que as estações serão construídas em cima do canal da Avenida Agamenon Magalhães, e que por isso, uma parte ou todas as 300 árvores existentes ao longo do canal, correm o risco de serem removidas. Cortadas. Eliminadas para NÃO AFETAR O TRÁFEGO DOS CARROS.
Sim, porque admitindo que o discurso do estado de que a prioridade é o ônibus e a bicicleta, porque destruir algo que torna a cidade melhor? Porque não tomar uma faixa ou duas da Avenida e impor um sistema de transporte público decente, e uma ciclovia sob as árvores, as já conhecidas como CICLOFRESCAS?!
Porque o IMPERADOR CARROCRATA não quer atrapalhar o tráfego dos seus cidadãos-carros...
E por conta de 20% que usa o carro, claro, com ar condicionado, os outros 80% se lascam no calor do Recife. E não me venham dizer que vão plantar árvores em outros locais. A Agamenon precisa mesmo de uma requalificação, mas precisa primeiro é de uma decisão de homem! Se deixar dominar pelo carro é solução velha, caquética, insustentável e demagógica. Coisa do início do século XX e incompatível com a situação atual!
A cidade pode, mas a cidade quer?
COMENTEM!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!