VIA MANGUE - RETRATO DE UMA SOCIEDADE CARROCRATA |
Muitos devem lembrar que o atual prefeito do Recife "vendeu" a ideia de uma "inversão de prioridades" na ocupação do tráfego da cidade. Os ônibus e os modais não motorizados, como a bicicleta e os pedestres, passariam a ser os reais "donos" do espaço público das ruas da cidade.
Isso ele nunca levou a sério.
Existem vários exemplos disso, mas os mais simples de perceber são a dificuldade para implantar faixas azuis exclusivas para os ônibus, a eternidade para a implantação dos terminais integrados da Caxangá, e a falta de colocação de ciclovias e ciclofaixas previstas no Plano Diretor Cicloviário. Nunca tem dinheiro para essas ações que beneficiam os mais pobres, aqueles que não usam o carro particular para se mover na cidade.
E mesmo quando faz algo, ele faz errado. Na foto acima, mais uma vez, o ciclista que esteja usando a Ciclovia da Via Mangue é avisado que deve PARAR porque tem VEÍCULOS NA TRANSVERSAL. Até aí, tudo mais ou menos, ele deveria ser instado a ter atenção. Mas onde está a placa para advertir o MOTORISTA que ele está cruzando uma ciclovia? Onde está a necessária lombada protetora para evitar que ele entre com tudo na transversal, como esse carro está fazendo? Onde está a proteção ao ciclista na ciclovia que pela lei tem a prioridade ao passar em um cruzamento com motorizados?
Essa é a situação em todas as ciclovias e ciclofaixas do Recife. O ciclista é quem precisa administrar sua segurança, não só ao pedalar nas ruas, mas também em ciclofaixas e ciclovias, onde PELA LEI, a prioridade é dele. Essa é uma amostra da VERDADEIRA INVERSÃO DAS PRIORIDADES da Prefeitura da Cidade do Recife?!?!
COMENTEM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!