PRAÇA DA REPÚBLICA Árvores fazem a diferença na temperatura da ciclofaixa. |
Amigos...
Algumas décadas atrás, o Recife tinha bairros cheios de alamedas arborizadas, onde circulava a nata da cidade. A nata resolveu que não era possível para ela, nata, usar os pés para andar por essas alamedas. Queria exibir seu sucesso, seu poder, suas riquezas, e para isso, começaram a usar o carro como objeto de distinção. Quem tinha carro, tinha tudo. Depois, não bastava um único carro, mas um carro para cada membro da família. Ora, nem nossas belas alamedas são de "borracha"?!?! Muitos carros, vamos alargar as alamedas para termos mais espaço, mas isso tem limite. E começou assim o drama de nossas árvores, relegadas a vilãs de uma "nata" sem juízo.
Empurrados os limites das pistas de rolamento para os carros, reduziu as calçadas e sufocou as árvores. Doenças, maus tratos, e idade, estão fazendo o resto. Dúzias de árvores removidas.
No momento que mais e mais cidades do mundo investem na bicicleta, precisamos cada vez mais das árvores. No Recife, cidade de sol quase constante durante o ano, são as árvores que garantem que os bairros "bons", continuem "bons". Áreas de sombra como as oferecidas pelas árvores, reduzem a temperatura do ar, e criam correntes microlocalizadas que ajudam a reduzir a temperatura. Áreas de sombra fazem o pedalar mais suave, mais tranquilo e mais conectado com a cidade. Mais bicicleta, menos carros, quem sabe podemos voltar a ter alamedas onde andar seja o principal, conectando as pessoas ao lugar onde moram.
Assim, proteger e fomentar a bicicleta é também garantir o espaço das árvores. E lutar pelas árvores é garantir um ambiente melhor, inclusive para os ciclistas.
COMENTEM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!