Toda vez que vou à João Pessoa, vejo uma cidade crescendo para as pessoas. Dá vergonha de ver que Recife, muito maior e politicamente mais influente, não consegue dar os passos necessários para melhorar a mobilidade dos seus cidadãos.
Alguns meses atrás, vi a prefeitura de lá reformando o calçadão da praia. Pensei que ia ficar nisso. João Pessoa tem crescido como destino turístico pelas suas praias, sua relativa tranquilidade quanto a assaltos e meliantes em geral, e por uma boa rede hoteleira. Melhorou ainda mais quando terminaram a reforma da BR101. A prefeitura sabe dessa destinação turística, e investe para isso.
O calçadão da orla de Tambaú e Cabo Branco foi assim reformado. E junto, reformaram a ciclovia da orla e as passagens de pedestres. Ciclovia e passagem agora são marcadas em vermelho. As passagens são em nível, obrigando a redução da velocidade. A orla também é cheia de câmeras e pardais, controlando a velocidade dos carros. Eu aprovo 100%.
Mas tem mais. Em ilhas colocadas onde antes era vaga de carro, foram construídos pontos de parada, com paraciclos e bancos. Quase um PARKLET, mas de concreto, fixo. E os paraciclos são adequados, e não entortam as rodas.
Detalhe dos paraciclos colocados nos parklets permanentes, ao longo da ciclovia da orla de João Pessoa. Foto: (c)Gero!@2016 |
COMENTEM!
Meu caro amigo Rogério, quem também estar de parabéns é a cidade de Fortaleza-CE, recentemente estive por lá e observei que em várias Ruas e Avenidas existem ciclovias ligando vários pontos da cidade.
ResponderExcluirQuando vc vir essas coisas, mande para mim. Se possível com algumas fotos. Cumprimos o papel de divulgar o que as cidades fazem em prol do ciclista e que o Recife NÃO faz! Conscientizar ajuda a cobrar, e a eleição de prefeito vem ai...
ResponderExcluir