CICLOVIA DA PAULISTA, feita pelo Haddad, em vermelho. Quem quer faz, quem não quer cria um Plano e fica enrolando em estudos intermináveis! Foto: CIDADE EM MOVIMENTO.ORG |
Amigos...
Observemos que no Recife, desde a administração de João Paulo, existiram umas poucas iniciativas para estabelecer o modal bicicleta como meio de transporte individual. Essas iniciativas são sempre de implantação de trechos cicláveis, ciclofaixas e ciclovias. E praticamente todas, ligando o NADA A LUGAR ALGUM. Esse tema já foi muito discutido aqui no blog, observando a descontinuidade dessa infraestrutura. Enquanto o mundo constroi caminhos conectados e interligados para a bicicleta, aqui esses trechos são usados como "calaboca" para o cada vez maior e mais incomodo contingente de cicloativistas e ciclistas nas ruas. A PCR e o ESTADO DE PERNAMBUCO parecem dizer "OLHA TOMA ESSE TRECHINHO AQUI, QUE A GENTE ESTÁ ESTUDANDO COMO BOTAR MAIS..." e os estudos nunca acabam e nunca botam mais.
Vamos agora comparar com uma decisão política diferente: A VISÃO DE HADDAD e de PENALÕSA para Sampa e Bogotá. A decisão é tomada, a rede é criada e implantada, sempre pensando em uma conexão viável. O resultado imediato é que uma vez percebida como rede integrada para uso de ciclistas, torna-se uma opção viável para além daqueles que já pedalam, e aumenta o número. Comparamos com Recife onde as rotas são quebradas e sempre colocadas em ruas onde a necessidade não é tão premente. Com certeza a cidade ganharia muito mais se fossem implantadas rotas em grande avenidas como Caxangá, Abdias de Carvalho e na Imbiribeira. São avenidas de alto fluxo e onde o risco de acidentes é alto, mas a PCR não reconhece que os ciclistas também as usam. Criam uma fantasia de que o ciclista só vai usar aquele trechinho dado de má vontade. É impensável que se construa uma grande avenida que comece e termine no nada, mas as ciclovias e ciclofaixas podem começar e terminar jogando os ciclistas no meio de um trafego dos infernos! Afinal, a gente faz o que quando chega no final? Desaparata feito o Harry Porter? Olhe as duas pontas da ciclovia de Boa Viagem e entenda. Olhe as duas pontas da ciclofaixa da Arquiteto João Nunes e entenda.
O que é preciso é ter prefeitos e secretários que realmente usem a bicicleta, usem o transporte público e sintam na pele o que todo trabalhador passa diariamente. Não se pode ter mais planos cicloviários feitos e não cumpridos, ciclofaixas inauguradas levando o nada a lugar algum, ou falsamente integradas sem que todo o conjunto faça sentido para quem usa. Quem sabe a gente não acha um candidato em 2016 que seja mais corajoso e capaz de "peitar" os carros sem ficar com "medinho" de ser rejeitado na reeleição!
#cicloviastododia #cicloviasintegradas
COMENTEM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!