4 de novembro de 2015

QUANDO AS RUAS TEM DONO...

Sinceramente?! Você acha que se resolvem os intermináveis engarrafamentos
do Recife sem que o poder público estabeleça realmente a retirada de carros das ruas e a
prioridade do transporte público e da bicicleta? 

Amigos...

Acredito que ainda tem muita gente que acha que rua foi feita para carros.  Uma suposição sem base histórica, percebida assim devido a grande atenção que o poder público dá a mobilidade individual por carro. As ruas surgiram do alargamento dos primeiros caminhos. As pessoas sempre precisaram se mover, seja inicialmente para a caça, depois a agricultura, finalmente nas cidades.  Os caminhos eram compartilhados com cavalos de montaria, charretes e carroças, a medida que as cidades se formavam.  Em algum momento pouco mais de um século atrás, surgiram os carros.  Uma evolução das charretes e carroças, trocando o cavalo por tração mecânica movida a combustível fóssil, carvão primeiro, depois gasolina e diesel.  Hoje, estão querendo a troca por tração elétrica, mas de certa forma, ainda carros, ainda ocupando um espaço que, por definição, é de todos.  E isso é algo que não se percebe mais.

As pessoas foram cedendo espaço para o carro, primeiro confinadas às calçadas, reguladas por regras de conduta tipo "pedestre na calçada, atravesse na faixa, espere o sinal".  Condutas ditadas para que não houvessem mortes por choques com os automóveis, cada vez mais privilegiados. Os humanos pedestres foram sendo empurrados, tratados como sem direitos.  Na lei, "protegidos" por regras que de alguma forma sempre privilegiam os carros. Falar em pegar parte das ruas e reservar para os ônibus ou para os ciclistas, vira uma guerra em qualquer parte de uma sociedade humana que trata o carro como uma extensão do seu direito de ir e vir. Uma pessoa em um carro NÃO é mais importante que um pedestre ou ciclista, PELO CONTRÁRIO. Uma pessoa em um carro NÃO tem como ser mais importante que um ônibus cheio de pessoas, MUITO PELO CONTRÁRIO.

Nossos governantes discursam sobre o compartilhamento do direito de uso das áreas públicas, denominadas de ruas. Mas poucos praticam efetivamente qualquer política que estabeleça um real compartilhamento, doa a quem doer.  Infelizmente, por culpa nossa que os elegemos.

#cicloviastododia

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010