Alguém vai botar ônibus numa avenida dessa largura (Brasília, Lago Norte)? E essa ciclovia no acostamento!, Funciona? |
Estive alguns dias em Brasília, à trabalho. Já postei aqui um breve comentário sobre o assunto, mas depois de algumas pedaladas, maturei melhor o que observei. Uma cidade em que o transporte público não presta, força a sociedade a usar o transporte privado, o carro. Se a cidade tem infraestrutura para bicicleta, isto ainda não significa que ela vai ser usada. Algo como uma "cultura da cidade" afeta essa decisão. Brasília foi criada para o carro, e ao longo do tempo, não mudou essa mentalidade. O número de ciclovias está aumentando muito e o de ciclistas também, mas ainda é uma quase inexpressiva minoria, que você vê pouco nas ruas.
Observar Brasília é constatar que:
"quanto mais espaço, mais carros"
"construa a infraestrutura que os ciclistas aparecem"
"uma cidade sem transporte público decente nunca vai deixar de usar o carro"
Em uma escala mais compacta, apertada, sufocante e francamente claustrofóbica, Recife é igualzinha. Sem planejamento, mas ansiosa por ser mais do que é, Recife foi forçando o carro onde deu. Alargou ruas na marra, sacrificou calçadas, botou árvores no chão, imprensou todo e qualquer obstáculo a passagem do "santo carro". Recife queria ser Brasília, A CARROCRACIA FINAL, mas é muito caro, tem de "armengar" uma soluçãozinha "mequetrefe" para ver se resolve. E não resolve, claro!
Então, estamos fadados a continuar apertados, preso em engarrafamentos sequenciais, em um sofrimento dantesco a qualquer povo...
Ou comprar uma bicicleta e "correr pro abraço"!!!
COMENTEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!