15 de janeiro de 2018

O QUE É A GEOMETRIA DA BICICLETA?

[ALERTA ARTIGO LONGO]

Amigos...

Esse artigo é voltado para quem está querendo comprar uma bike e não entende patavinas dos detalhes técnicos, eu no meio.  Traduzi e coloquei aqui para ajudar quem precisar e para mim mesmo quando for trocar a "Blue Thunder 26' EX-Alívio NOW-Tuornay"pela "Green Machine 29' Deore Especial Gravel" (MEU SONHO DE CONSUMO!)... O artigo foi traduzido e adaptado por Rogério Leite, do original  "What is bike geometry", de Sarah Lauzé, publicado no site I LOVE BICYCLING.  Todas as imagens são do artigo original. Boa Leitura! 

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O QUE É A GEOMETRIA DA BICICLETA?

A geometria da bicicleta é a coleção de medidas (comprimentos e ângulos) que compõem um quadro de bicicleta. Resumindo, tudo em uma bicicleta pode ser alterado, mas a geometria não pode. Olhar os gráficos de geometria nos sites do fabricante pode ser confuso, mas todos esses números se traduzem em conceitos muito reais e compreensíveis.



Há muito a saber sobre a geometria da bicicleta, mas entender o básico pode ajudar você percorrer um longo caminho para garantir sua escolha da bicicleta certa para o seu estilo de pedalar. A geometria da bicicleta pode ajudá-lo a entender como uma bicicleta vai se comportar, como você vai senti-la e qual confortável ela será para você.

A maioria dos fabricantes de bicicletas fornece gráficos de geometria de bicicleta dentro da descrição da bicicleta, mas o que está incluído varia. A maioria incluirá o tamanho do quadro, os comprimentos do tubo da cabeça e do assento, o comprimento do tubo superior, a distância entre eixos e o comprimento da cadeia. Outros também incluirão medidas de pilha e alcance, ancoragem do garfo, desnível do suporte inferior e trilha.

"Pilha" e "Alcance"
Empilhar e alcançar são os dois elementos fundamentais que podem ajudá-lo a determinar de imediato, se uma bicicleta lhe corresponder. Isto é especialmente importante porque ajuda a padronizar o ajuste entre tamanho e fabricante. Mesmo que uma bicicleta seja rotulada como "média" ou 53 cm, o ajuste real pode variar em até 2 cm.

"Pilha" é a distância vertical (em cm) do centro do suporte inferior do quadro para a parte superior do headtube, onde o garfo passa pelo quadro. Dá uma indicação de quão alto é um quadro.
"Alcance" é a distância horizontal do centro do suporte inferior ao centro superior do headtube. Isso dá uma indicação de quanto extenso é um quadro excluindo o tronco.

Suporte da Mesa
O ângulo do headtube é o ângulo do tubo do suporte da mesa em relação ao solo, sendo o ângulo "folgado" ou "íngreme". O ângulo clássico do headtube para uma bicicleta de estrada é de 73 graus, portanto um ângulo mais íngreme (maior número) significará menos esforço para dirigir, tornando-o melhor para altas velocidades. Um ângulo mais lento (número inferior) pode exigir mais esforço para dirigir, mas se comportar muito melhor em baixas velocidades.  O comprimento do headtube é exatamente o que parece ser. Os headtubes mais longos resultam em uma posição de condução mais ereta. Os headtubes curtos baixam a frente da bicicleta, colocando você em uma posição mais aerodinâmica.

Inclinação do Garfo e Arrasto
A inclinação do garfo é a distância entre o eixo da direção e o centro da roda (ver imagem). Quanto mais afastado, maior será a medida da "Arrasto", e isso tem impacto na dirigibilidade da bicicleta. O impacto de uma pequena quantidade de arrasto resultará em uma bicicleta de manipulação rápida, o que significa que exigirá menos do ciclista e irá lidar bem com altas velocidades. A desvantagem é uma certa quantidade de espasmos, fazendo um passeio mais áspero. Uma grande quantidade de arrasto resultará em uma bicicleta de movimentação lenta, que vai dar mais trabalho ao ciclista para dirigir a altas velocidades, mas vai se sentir mais estável e suave.  Garfos com pouca inclinação e poucoa arrasto são típicos de bicicletas de estrada, enquanto garfos mais inclinados e com mais trilha são típicos de MTB e bicicletas urbanas.  E você que pensava que as speeds eram duras por conta da falta de amortecedor dianteiro?!?!?

Desnível do suporte inferior
O desnível do suporte inferior define o quão baixo você se sente na bicicleta. É medido pela distância vertical que o centro do eixo Z fica abaixo do eixo da roda.



Quanto maior o desnível do suporte inferior, melhor  e mais rápida será bicicleta em curvas fechadas, como esquinas, porque seu centro de gravidade é mais baixo, mais perto do chão. A questão é o ajuste do pedal, porque o suporte inferior não pode ser tão baixo de forma que os pedais raspem no solo quando a bicicleta se inclina nas curvas fechadas. È preciso haver um balanço dessa medida e do comprimento da pedivela.  Por outro lado, quando o desnível é pequeno, a bicicleta será mais estável em baixas velocidade, mas não vai ser muito boa de curvas em alta velocidade, exigindo mais ação do ciclista no guidão nas esquinas do caminho.

Ângulo do tubo do assento (seat tube)
O ângulo do tubo do assento é o ângulo do tubo do assento em relação ao solo. Este ângulo será geralmente entre 71-74 graus, e não varia tanto quanto o ângulo do headtube. Você pode efetivamente influenciar o ângulo do tubo do assento, alterando a posição do selim para ficar mais folgado ou íngreme (mais para trás ou para frente no trilho do selim).

Comprimento de Corrente
O comprimento da corrente é a distância horizontal do centro do eixo Z ao centro do cubo traseiro.



O comprimento da corrente afeta o comprimento da distância entre eixos (distância entre os eixos das rodas dianteira e traseira), bem como o manuseio da bicicleta. Bicicletas com longas correntes terão mais estabilidade, além de permitir espaço para sacolas, fazendo ótimas bicicletas de turismo e resistência. As bicicletas de estrada e speeds, no entanto, terão um comprimento de cadeia mais curto para um manuseio mais ágil.

Cada medida por conta própria pode dar-lhe um retrato sobre como uma bicicleta vai se ajustar a você e ser sentida no pedalar, mas todas dependem uma da outra. Para ter uma idéia, experimente olhar duas bicicletas com geometria muito diferente e, em seguida, montar cada um, prestando atenção em como ele lida. Você pode então consultar esses gráficos, escolhendo elementos que funcionaram e outros que não o fizeram. Para obter mais informações, obter um "bike fitter" profissional é sempre um ótimo lugar para começar a descobrir o que funcionará melhor para você e seu tipo de uso da bicicleta.

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OBSERVAÇÃO FINAL: Que tal você pegar todas essas medidas em sua bicicleta atual e te-las a mão na hora de comprar sua nova bicicleta?! Isso também vai ajudar a quantificar o seu "feeling" quanto a sua bicicleta e ver o que você quer corrigir na próxima (uma mais rápida, ou uma mais manobrável, ou uma mais "família na ciclofaixa móvel"!)...

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010