PEDALAR MELHOR NA CIDADE...FOTO: daqui |
Amigos...
Estimulado por uma matéria no I LOVE BICYCLING (em inglês) fiquei pensando no que nos faz pedalar melhor NO DIA A DIA, numa grande cidade, com um tráfego infernal (um dos piores do planeta!) e sem uma infraestrutura que nos proteja nas ruas.
Quem pedala sabe, pedalar é um ato extremamente prazeiroso. Mas todo o prazer que a gente sente, volta e meia sofre uma paulada. São motoristas que acham que compraram a rua junto com o carro, que fazem o que querem, com um poder público medíocre mas totalmente comprometido com os carros. Pedalar não só nos faz fortes, mas também é para os fortes, os controlados, os exigentes com suas próprias ações. Descuidou um pouco, atropelam você fácil.
Dentro desse espectro de ameaças, algumas coisas ajudam ou ajudariam mais, vamos a minha listinha:
- ...Mais Árvores. Muitas árvores. Todo ciclista é um defensor das árvores, da sombra que elas propiciam, da queda de temperatura que elas favorecem, ainda mais numa cidade conhecida por HELLcife. Sucursal do inferno na Terra, o Recife é quente o ano todo. Quente seco ou quente chuvoso. Mas quente, muito quente, e cada vez mais quente porque vivem cortando as árvores, sob a desculpa de estarem secas, morrendo, atrapalhando a rede elétrica, caindo em cima de carros. Na verdade, a ideia é tirar todas e abrir mais espaço para carros, que foi o que levou as árvores a essa situação, espremida em minúsculas calçadas em ruas que antes eram alamedas arborizadas.
- ...Mais Cicloinfra. Ciclovias em grandes avenidas. Ciclofaixas em avenidas e ruas menores. Ciclorotas com prioridade para a bicicleta colocada de forma bem declarada, em vias locais. Quem pedala sabe que no HELLcife, a prioridade são os carros e sua vasta rede de "coletores de ISS" para a prefeitura. Todos as centenas de empresas que prestam todos os serviços para o carro e geram um horror de ISS. Carros também pagam muito ICMS, então o estado também quer mais e mais deles nas ruas. Mas fora isso, os ônibus e suas empresas que financiam a eleição de políticos também querem seu quinhão. Então pra que ciclovia que tira passageiro dos "meus ônibus"? Nada disso. E TUDO nesse sentido para. O tal PLANO DE MOBILIDADE POR BICICLETA, foi uma espécie de "cala-boca" aos gritos dos ativistas. Não sai do papel. E por ai vai. Mas que cicloinfra ia ser um boom para as bicicletas na cidade, ia!
- ...Mais Cicloinfra 2. Bicicletários e paraciclos. "É ruim" você pagar um horror por uma bike para deixa-la guardada no sol todo dia enquanto está no trabalho. Esses itens deviam ser obrigatórios em todos os negócios, sempre cobertos (bicicletários) e seguros (ambos).
- ...Mais Segurança. Patrimonial pelo menos. Quem pedala vive de olho aberto para não virar mais um alvo da roubalheira na cidade.
- ...Mais Segurança 2. No tráfego, ter e sentir apoio dos órgãos de trânsito. Ser imprensado, ser atropelado, ser agredido nas ruas e ainda ter de se defender na CTTU, sendo quase sempre visto como culpado, mesmo que a situação diga o contrário, não ajuda ninguém.
- ...Menos Impostos. Pagamos um horror de impostos em qualquer bicicleta ou peça de bicicleta. Mas os carros volta e meia tem isenção disso ou daquilo, em outro exemplo de como o Estado privilegia o carro. Afinal, gasolina paga uma tonelada de impostos. Carros pagam uma tonelada de impostos. Suporte e manutenção de carros, idem. O Estado olhar para os outros modais? Só se estiver doente!
Enfim, nem tem algo a ver com a reportagem original. Mas tem a ver com o nosso dia a dia, o que é quase igual!
COMENTEM...
Um grande abraço querido Rogério. Lembrei dos bons tempos de aventura na Chapada.Se puder, me retorne cesarmonteiro@cesarmonteiro.com.br abraços.
ResponderExcluir