24 de dezembro de 2017

CICLOVIA NA CAXANGÁ, JÁ!

Amigos...

Um pacote de mobilidade do projeto PEDALA PE em 2012, previu...
6,1 Km de implantação de ciclovia na Av. Caxangá;
E na época, eu comentei assim:
Então, vai pelo canteiro central? E como passamos pelas estações do BRT de forma segura?  Vai ter uma ilha que dê passagem pelo lado? Vamos voar? Vai ter tuneis ou viadutos para os ciclistas??? 
Hoje, vim da Madalena até a CDU pela Caxangá.  Se o povo do governo realmente USASSE A BICICLETA veria que o canteiro central é uma ciclovia natural para a Caxangá. Com pequenos ajustes, POUQUÍSSIMOS realmente, e um pouco de cimento e tinta, teríamos um filé para nenhum ciclista reclamar. Vejamos:

  • o canteiro é largo, plano, com muitas árvores, contínuo e com poucas interrupções.
  • o canteiro é lugar de passagem de pedestres, que são raros e podem ser contornados. 
  • as estações do BRT são interrupções maiores, mas contornáveis, com sinalização e orientação.
  • parte das rampas já existe, usadas para deficientes motores, podia se complementada.

Para mim, para implantar uma ciclovia no canteiro central a PCR deveria:

  • definido o roteiro, cimentar e pintar a ciclovia. Pedras portuguesas não são o melhor piso para pedalar.
  • em alguns aglomerados de árvores, o caminho está obstruído, mas pode ser contornado.
  • o ciclista ao chegar numa estação do BRT, teria os dois lados disponíveis para passar, dependendo de qual lado estivesse sem ônibus parado ou chegando. Sinalização indicaria que o ciclista tem tempo para passar ou se o ônibus estiver chegando. 
  • nos cruzamentos existentes, o ciclista deveria seguir a sinalização dos carros, descendo por uma rampa semelhante a de deficientes mas colocada no sentido do tráfego.
  • ao longo de toda a extensão da ciclovia, rampas seriam colocadas para permitir o acesso as ruas transversais. Sinalização avisaria ao ciclista que deveria tomar cuidado e verificar se existia ou não condições para a travessia.

Então, solução existe, e a necessidade também.
Solução aliás usada em Aracaju alguns anos atrás.
Desde 2015 que esperamos que a PCR termine os estudos da tal ciclovia. Será que estaremos vivos para vê-la?

COMENTEM!!!

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010