Laser projetando linhas atrás da bicicleta. Casaco claro, com refletivos. Bicicleta com lanterna atrás do banco. E nem assim, podemos realmente acreditar que o ciclista está protegido! Foto: DAQUI. |
O CTB (ARTIGO 29, INCISO XII, PARÁGRAFO 2º) e qualquer ciclista vai defender que existe uma responsabilidade imediata do motorista sobre os ciclistas e pedestres na via. E os ciclistas irão de imediato acrescentar que muitos carros não respeitam essa norma, especialmente à noite. Existem opiniões divergentes se existe mesmo essa de "OLHEI MAIS NÃO VI" alegado por muitos motoristas para justificar fechadas e acidentes com ciclistas. Também existem muitos ciclistas que não querem usar iluminação ou refletivos nas bicicletas ("não sou Árvore de Natal para andar piscando!" Já ouvi de uma ciclista!), que andam de preto com uma bike preta sem um único refletivo (ciclista ninja), e tendo a certeza de que estão sendo bem vistos no meio do tráfego.
Lanterna da BLAZE, projeta uma bike verde seis metros a frente do ciclista além do farol. Foto: DAQUI |
Acredito que tudo é válido para nos manter visível. Isso não nos dá 100% de segurança, mas tira de nossos ombros o problema de visibilidade. Cabe aos motoristas entenderem e respeitarem o nosso espaço.
COMENTEM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!