14 de agosto de 2009

PROCURA-SE...


Amigos...

Esta semana soubemos do assalto que levou a bicicleta Fuji de uma companheira ciclista. É uma das únicas 3 Fuji da cidade, e existe alguma esperança de que ela seja reconhecida rodando por aí e denunciada! Qualquer roubo mostra que o patrimônio nosso de cada dia está sempre ameaçado. São várias as histórias de assaltos e furtos de bicicletas, alimentado por uma completa falta de identificação precisa delas e por uma completa inércia de nossa polícia em recupera-las. Não existem soluções oficiais que garantam que a bicicleta que você está usando agora mesmo nas ruas seja sua mesmo. Um carro possui o DUT, uma 'garantia' que o Estado te confere de que você é mesmo o proprietário do seu carro, mas para bicicletas, esta garantia não existe.

Qualquer pessoa compra uma bicicleta usada sem nota e sem nem pensar que ela foi roubada. Mesmo comprando na loja e levando a nota fiscal para casa, você ainda não tem como INDIVIDUALIZAR a bicicleta para que ela seja facilmente identificada como sua. Uma pintura rápida pode facilmente disfarçar uma carissima bike dando a ela uma nova cara. Não existe uma forma simples de identifica-la de forma inalterável. O ladrão também pode simplesmente desmontá-la e vender as partes sem risco algum. Azares de um veículo tão elegantemente simples!

Muitos ciclistas hoje em Recife nem gostam de pedalar sozinhos por conta dos possíveis assaltos, preferindo deixar para pedalar apenas com os grupos. Outros, para não abrir mão do seu direito de ir e vir, refém dos bandidos, adotam todas as estratégias para "sumirem" na multidão de bicicletas baratas, porque a maioria dos assaltantes prefere as bicicletas mais sofisticadas, mais rentáveis para a revenda. Descaracterizar a bicicleta, evitar marcas e adesivos que indiquem a qualidade das peças e do quadro, remover qualquer sinal de "luxo", até mesmo "embarangar" a mesma com adesivos e acessórios não tão interessantes, é uma forma de mimetismo que reduz a atratividade da mesma para os assaltantes.

Resumindo, além de sorte para não se envolver em um assalto, precisamos combinar todos os recursos possíveis para que a bicicleta sua seja menos atrativa aos ladrões. E sempre pedir a Deus que nos proteja dos assaltantes, motoristas ruins e carroceiros pela contramão!

Quem porventura vir uma bicicleta como a que está acima rodando por ai e achar o usuário suspeito, favor denunciar a polícia.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010