4 de agosto de 2009

PEDALAR AGORA É CHIC!

Amigos e... Amigas!

Este post é dedicado mais as meninas do Pedal que aos marmanjos. Tem algum tempo que sites como o COPENHAGEN CYCLE CHIC , o BIKE SNOB NEW YORK e o ESTONIAN CYCLE CHIC têm apresentado o ato de pedalar com mais sofisticação e glamour. Pedalar agora representa o cúmulo do "chic" em algumas grandes cidades do mundo. Não é para quem quer, mas para quem pode. É estar antenado com a situação do planeta, é poder usar seu tempo para curtir a vida, sem ter de ficar correndo de um lado para o outro de carro, estressado até a medula! Porque quem realmente tem poder e riqueza, tem tempo para estar bem com a vida o bastante para poder optar em ir pedalando ao local de trabalho ou em seus momentos de lazer. Lá fora, tudo isto já foi percebido pelo mercado, com empresas lançando moda para ciclistas e levando até fabricantes de carro a incluir a bicicleta em seus comerciais.

Pois bem, o site TREEHUGGER montou um slideshow com fotos de bicicletas criadas e assinadas por 8 estilistas ou casas de moda famosos, entre eles Chanel, Gucci, Hermès, etc. As bicicletas mereceram até desfile. Não que alguém pense em usar uma destas. Parecem mais objetos de decoração que bicicletas usáveis. Afinal para quem alguém precisa de uma bolsa FENDI de 975 dólares presa numa bicicleta, quando pode comprar uma pochete de 5 dólares ali no Camelódromo da Dantas Barreto :))) !

São mais curiosidades que mostram que o mundo começa a ver a bicicleta como grande necessidade na mobilidade da humanidade. Claro, que com sorte talvez tenhamos um BOOM da bike por aqui também, em breve, desde que copiamos quase tudo que vem de fora. Apesar de que nem sempre isto signifique que copiemos algo de útil, creio que pedalar também vai se tornar chic por aqui. E com isto, nossos políticos e dirigentes terão não mais apenas profissionais sem qualificação pedalando pela cidade para economizar uns trocados de passagem. Mas terão também médicos, advogados, engenheiros, e toda uma gama de profissionais e suas famílias pedalando, formando opinião e alterando a postura social quanto ao uso do carro, da bicicleta e do seu tempo. Quando o pedalar for chic aqui também, será o momento em que construir ciclovias, "bike lanes" e bicicletários vai se tornar "politicamente necessário" para que a sobrevivência daquele que precisa do seu voto para continuar ganhando o dele! Creio que ainda viveremos o bastante para olharmos quem usa o carro com pena.

Portanto: VIVA O GLAMOUR DO PEDAL!

COMENTEM!!!

4 comentários:

  1. Grande Rogério!!!

    Num sei se no Brasil todo, mas, num sei se vc tem a mesma percepção q eu, andando pela RMR cada dia mais encontramos "aventureiros" dos pedais (desntre os quais começo a me enquadrar) que descobrem q ir e vir de bike (não só passear) é prazeroso e vantajoso.
    Pra que o BOOM aconteça uma boa pedida seria um pouquinho mais de educação (em mão-dupla - ciclistas x motoristas) para transformar a aventura em atitude consciente e tranquila.

    ResponderExcluir
  2. Almir... vc tem razão. Ontem fui no Shopping Plaza de bike. Fui colocar a bike no bicicletário e além das "barrafortes" comuns a quem trabalha com a bicicleta, encontrei bikes mais caras, com capacetes presos. Creio que é apenas uma questão de tempo até que as pessoas descubram que pedalar para o trabalho é tão bom quanto para o lazer. E quanto mais gente fizer isto, maior a probabilidade de sermos vistos e de nossas reinvidicações como ciclistas serem ouvidas e atendidas! Vamos pedalando! no maior CHIQUÊ, como se diz na Bahia, se possível!

    ResponderExcluir
  3. Esse sábado fiz minha prirmeira grande aventura indo do Janga onde moro pra casa da minha namorada em Candeias...

    é bom de mais pedalar...


    como postei no twitter: Vi, pedalei, cheguei!!!


    Abração

    PS: to seguindo seus passos e até um "mapMYride" eu criei... espero seguir suas pedaladas camarada!!

    ResponderExcluir
  4. Almir... mande um email direto para contato.rl@gmail.com para que eu te cadastre como ciclista ou então assine o blog em TÃO ME SEGUINDO...VOCÊ TAMBÉM PODE! Assim eu posso te enviar novidades, oportunidades de passeios e novos projetos.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010