Amigos...
O vídeo abaixo é sobre a cidade de Groningen, na Holanda. Uma cidade de 190 mil habitantes que na década de 70 implementou uma política de incentivo a bicicleta, evitar carros no centro, e transporte público em uma malha que evita passar pelo centro da cidade. Resultado disso, uma cidade com 50% da população andando de bicicleta. O vídeo é em inglês, mas basta olhar as imagens!
Groningen: The World's Cycling City from Streetfilms on Vimeo.
Agora a questão do título: é possível fazer do Recife uma cidade ciclável? Groningen não tem uma qualidade mágica que a fez assim. Bastou apenas vontade política e planejamento, e pode ser feito em qualquer lugar.
Recife é uma cidade muito maior que Groningen, e muitos vão logo alegar que por isso não é possível. Mas você que está lendo, pode perceber se a grande maioria dos seus deslocamentos está dentro do limite ideal de 5km, a cidade é ciclável para você. Se isso ocorre com uma grande maioria das pessoas, Recife é perfeitamente ciclável. Mesmo que a distância seja maior, isso não invalida a proposta, porque pode ser agregado a outro modal, como o BRT ou VLT. Recife é uma cidade plana, de clima quente mas constante. Em muitos anos, o inverno é pobre, chove pouco. Em alguns, chove até demais, mas na maior parte, podemos pegar uma bela praia em pleno inverno e torrando no sol forte(eu pego várias todos os anos!). Sendo assim, porque não?
O poder público parece ter acordado, ainda de forma tímida, mas já pensando no incentivo ao modal para retirar carros das ruas. Se devidamente planejada e incentivada, Recife pode ser a cidade mais ciclável do Brasil!
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