2 de novembro de 2013

RECIFE É CICLÁVEL?


Amigos...

O vídeo abaixo é sobre a cidade de Groningen, na Holanda. Uma cidade de 190 mil habitantes que na década de 70 implementou uma política de incentivo a bicicleta, evitar carros no centro, e transporte público em uma malha que evita passar pelo centro da cidade. Resultado disso, uma cidade com 50% da população andando de bicicleta.  O vídeo é em inglês, mas basta olhar as imagens!


Groningen: The World's Cycling City from Streetfilms on Vimeo.

Agora a questão do título: é possível fazer do Recife uma cidade ciclável? Groningen não tem uma qualidade mágica que a fez assim. Bastou apenas vontade política e planejamento, e pode ser feito em qualquer lugar.

Recife é uma cidade muito maior que Groningen, e muitos vão logo alegar que por isso não é possível.  Mas você que está lendo, pode perceber se a grande maioria dos seus deslocamentos está dentro do limite ideal de 5km, a cidade é ciclável para você.  Se isso ocorre com uma grande maioria das pessoas, Recife é perfeitamente ciclável. Mesmo que a distância seja maior, isso não invalida a proposta, porque pode ser agregado a outro modal, como o BRT ou VLT.  Recife é uma cidade plana, de clima quente mas constante.  Em muitos anos, o inverno é pobre, chove pouco.  Em alguns, chove até demais, mas na maior parte, podemos pegar uma bela praia em pleno inverno e torrando no sol forte(eu pego várias todos os anos!).  Sendo assim, porque não?

O poder público parece ter acordado, ainda de forma tímida, mas já pensando no incentivo ao modal para retirar carros das ruas.  Se devidamente planejada e incentivada, Recife pode ser a cidade mais ciclável do Brasil!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010