12 de março de 2010

CULTURA E NATUREZA...

Amigos...

Este final de semana estão sendo realizadas pelo mundo afora as PEDALADAS PELADAS. A WORLD NAKED BIKE RIDES (WNBR) são uma forma de protesto para mostrar (tudo!) ao mundo como nos sentimos nus ao pedalar pela cidade, expostos ao tráfego insensato e ao temperamento nem sempre cordato dos motoristas. Eu até acho que é uma boa iniciativa, quem me conhece sabe que sou um defensor do mínimo de roupas em todas as ocasiões. Com este calor, terno e gravata, e com todos os adereços, é um sacrifício a que alguns somos submetidos diariamente, e que eu acho altamente desnecessário.

Mas é que eu acho que certas partes do corpo não foram feitas para o atrito direto com selins, mesmo com gel (eita!). Deve assar tudo, em especial aquelas pessoas (como eu!) que estão acima do peso. Plástico, suor e pele macia juntos, deve pegar mal para esta última, coitada! Além do que não acho que os motoristas entendam realmente o significado do protesto. Tanto é que em alguns sites li advertências para que cinegrafistas e fotografos não explorassem o nú do protesto em detrimento do próprio protesto. Meio difícil de entender, digo como fotografo. Acho que só servem imagens em que o pelado aparecer com a bike em destaque, ele mesmo apenas um "elemento" da composição. Complicado!

Realmente acho que quem melhor formador a opinião dos demais cidadãos sobre os ciclistas e seus direitos são os passeios semanais e quase diários organizados por grupos de amigos. Uma massa de 100 ou 200 ciclistas pedalando de forma ordeira, atravessando o tráfego de forma respeitosa, é o equivalente a uma super-jamanta de 200 ou 400 rodas, transportando uma ou duas centenas de pessoas. Lenta, mas tão importante quanto cada carro nas ruas. Se um carro respeita uma jamanta destas porque não nos respeitar também.

Tanto é que depois de quase dois anos pedalando e olhando, fico sempre surpreso com o respeito que motoristas têm na passagem dos grupos pela cidade. Claro que existem os que não gostam. Mas a unanimidade costuma ser burra e é rara em qualquer assunto!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010