30 de novembro de 2008

"APENAS" 63 KM!

Amigos...

O povo do APS "pirou na batatinha" 63 KM!!!... Foi uma pauleira o passeio de hoje. Vejam o MAPA e entendam o problema! Saíndo da Jaqueira, já atrasados - esquecemos a hora mais cedo para os passeios longos e chegamos umas 7:50... Saímos em um grupo compacto com cerca de 15 pessoas, tentando alcançar o grupo principal. Infelizmente tivemos algumas baixas que nos atrasaram, mas com paciência e apoio do grupo e de Gil, que nos socorreu na PE-15, estas baixas voltaram para a segurança de seus lares.

O principal problema era que pensavamos que o grupo iria pegar a PE-15 e a PE-22 saindo em Pau Amarelo. Mas pelo caminho, fomos informados que era para seguir em frente pela PE-15 até a BR-101... Passar de Abreu e Lima, entrando na estrada de Nova Cruz, rumo a balsa... Uma pauleira. No caminho outro participante, o Valdec, voltando a pedalar depois de um bom recesso, teve uma distensão na coxa e nós fomos em seu socorro, reduzindo a velocidade e se revesando em fazer-lhe companhia. Afinal chegamos a balsa.

Percebemos de imediato que o povo estava meio indeciso. Primeiro o grupo principal tinha tido tempo para lanchar e refrescar-se no boteco ao lado da balsa. Depois, quando chegamos ao outro lado, não havia um programa para o que seria feito. Parávamos na praia ou seguiamos? No final, dois grupos se formaram e foi cada um para um lado. Eu já percebendo o "tamanho do buraco" em que havia me metido e sem minha companheira, uma das baixas do começo, resolvi voltar para a cidade com o grupo. Começamos então a volta pela praia e o grupo foi junto por um tempo. Algumas baixas recorreram ao taxi ou ao apoio familiar para retornarem a casa. Outras pessoas, foram saindo até chegarmos na altura da João de Barros, quando os deixei seguir para ficar em casa.

Pessoalmente achei o trecho muito pesado para o APS, que normalmente não faz mais que 50km. Pelo mapa, deu 63km e eu não acho que esteja errado. Pior que isto o fato de que todos pareciam perdidos quando chegamos e não havia um programa para o passeio por lá. Temo que isto tenha sido pelo fato havermos atrasado o povo com o nosso grupo de retardatários. Mas creio que se existisse um programa definido para o passeio, o que de pior teria nos acontecido teria sido chegar na praia na hora que o grupo principal estivesse se preparando para voltar. afinal só estavamos uma hora atrasado!... Portanto, apesar de satisfeito em ter conseguido realizar o passeio, de estar satisfeito de ter conseguido esta quilometragem toda, considero que o passeio merece uma nota 4, pelas falhas da organização. A considerar para que no próximo estas falhas não ocorram mais!

EM TEMPO: DESTA VEZ, COM TANTOS PROBLEMAS, NÃO TEM FOTOS. SÓ TIREI 5 FOTOS EM 6 HORAS DE PEDALADA!!!

6 comentários:

  1. oi foi otimo o passeio apesar das divergencias que houve no grupo afinal o que significa APS,e contra tempo;tudo bem não somos perfeitos,na proxima ser mas organizado,abraço LUCIANO

    ResponderExcluir
  2. Vc falou uma verdade Luciano. Mas para nós, que somos habituais do APS. Os coitados dos marinheiros de primeira viagem se lascaram! Teve gente vomitando, morto de cansaço ainda no começo. Teve desmaios, teve gente abandonando no meio, teve distensão... Tudo mais parecido com um grupo avançado [PEDAL, CICLO OU CORUNA NA QUINTA!] que APS. Tem de ter algum compromisso com os novatos, pelo menos de avisa-los!

    ResponderExcluir
  3. É verdade Rogério, inclusive eu comentei no blog do APS para que colocassem um aviso aos menos experientes. Eu já havia feito o percurso uma vez com o APS, só que por outro trajeto, e nesta data o grupo não conseguiu chegar ao forte, pois muitos ciclistas desavisados não aguentaram o tranco... Ah, só pra me identificar, sou aquele da Bike Sundown azul, que voltou como grupo que veio na frente ontem, ao final segui para o Derby!... Abraços e até a próxima pedalada!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal Rivson... Esperamos que tudo corra melhor nos próximos!

    ResponderExcluir
  5. Como efetiva e antiga colaboradora do APS sinto-me quase perdida ao ler os comentários. O APS realmente teve problemas, e sérios. O APS sempre foi organizado, o apoio sempre trabalhou direito e solidário, como prega a filosofia apessiana.Na contagem de Rogério foram "apenas 63km", na de outra pessoa form 30km a mais do que se previa. Administro o blog com seriedade e só informo aquilo que o guia da vez me repessa. Domingo, o percurso teria 50km e seria pelas PEs 15 e 22. Quem foi ao passeio foi preparado para aqüentar os 50km e o rítmo do APS. Infelizmente, o percurso foi mudado sem que ninguém soubesse, nem mesmo o apoio, que terminou levando como "principiante". Parei diversas vezes para dar atenção a quem ia atrás, extenuado com o esforço extra. Parei também para atender as ligações (acho que foram quatro telefonemas) do grupo que estava com Rogério e precisava saber onde estávamos. De repente, eu também me vi perdida quando percebi que não estávamos na PE 22,mas na BR 101. Gente, pode acreditar, sinto-me superchateada. O APS é o meu grupo, um grupo que adoro, um grupo que nunca foi desorganizado, embora agora possa pegar essa fama. É um grupo que tem a filosofia de olhar o outro, de olhar pra trás e saber se o amigo está bem, se agüenta ou não. Por isso, faço questão de informar fielmente o percurso que teremos que percorrer. Aqui, neste momento, NÃO falo em nome do APS, falo como ROBERTA que viu seu grupo, o nome do grupo envolver-se numa confusão. Embora eu tenha perdido a calma, embora eu tenha extrapolado no modo de abordagem, embora eu tenha dito muitas coisas que deixaram muita gente "voando, sem entender o que se passava", minha conduta foi verdadeira. Foi uma explosão de sentimentos, eu não queria ter presenciado aquela desorganização, eu não queria ter visto amigos suando, com medo, passando mal, nem recebendo respostas grosseiras. Acredito que a maior parte das pessoas que possam ter gostado do passeio nem de perto souberam o que se passava lá atrás, no fim da fila. Eu sei que me expus e me exponho mais uma vez agora, neste desabafo, ms tenho fé de que o APS voltará a trilhar seu caminho de harmonia. Peço, inclusive, se for possível, que a gente procure esquecer o que aconteceu. Um beijo muito grande.

    ResponderExcluir
  6. Roberta...o trauma foi momentâneo e durou apenas o tempo em que os joelhos ainda doiam... como vc já deve ter lido nos comentários do AONDE NÃO FOMOS, o episódio está superado, deixando apenas o alerta de que é preciso otimizar os procedimentos de definição das rotas de cada passeio. Até amigos discutem, desde que a conclusão seja o crescimento de todos! Vamos pedalar APS!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010